Carteira de Bitcoin: o que é e como criar

A carteira de bitcoin é uma das questões sobre as criptomoedas que ainda deixam as pessoas confusas e curiosas. Veja neste artigo qual a função desta e como usá-la de forma segura e prática.

As moedas virtuais vêm crescendo e se popularizando cada vez mais. Com o Bitcoin não seria diferente. Afinal, a primeira moeda virtual criada no mundo mudou a forma de se relacionar com o dinheiro e as relações de compra e venda.

Pois bem, tem-se a moeda de forma virtual, mas o que muitos não sabem é onde ela fica guardada. Para isso existem as carteiras digitais e sua importância é imensa. Nela, o dinheiro virtual fica armazenado e organizado de forma segura, até que sejam feitas transações.

O que é uma carteira de Bitcoin?

Conhecidas também como Wallets, as carteiras digitais são responsáveis por armazenar as chaves privadas (sequência de números para pagar e receber criptos) que dão acesso às criptomoedas. Em suma, funcionam como uma conta bancária.

A carteira é um tipo de ferramenta que permite o acesso e o controle dos seus ativos. Sendo assim, é através dela que ocorre o envio e o recebimento de valores. Bem como a consulta do saldo disponível.

As wallets armazenam as chaves privadas usadas para gerar as públicas e o endereço onde estão seus bitcoins. Diante disso, percebe-se a importância de proteger sua senhas e ter uma carteira de segurança, pois é através dela que todo o processo acontece 

Porque é chamado de wallet

A carteira de bitcoin é também conhecida como wallet. Isso se deve ao fato de a palavra em inglês ser escrita dessa forma. Entretanto, tome conhecimento de que as duas palavras se referem ao mesmo conceito e função.

É seguro ter carteira de bitcoins

A criptomoeda bitcoin é uma das mais seguras do mundo. Sua rede é protegida pelo algoritmo SHA-256, o mesmo utilizado pela NSA (Agência Norte-americana de Segurança).

Para ficarem mais seguras e protegidas, é interessante que as moedas digitais fiquem armazenadas em  wallets. Pois,estas possuem recursos que contém proteção extra. Com efeito, algumas são off-line, o que garante maior segurança ainda

Como funciona a carteira de bitcoins?

Como o Bitcoin não existe no mundo físico, tecnicamente ele não pode ser armazenado da mesma forma que o dinheiro. Por isso, o Bitcoin é armazenado em endereços públicos na blockchain, que são acessados através de chaves privadas

Carteira de Bitcoin: o que é e como criar

A combinação da chave pública do destinatário e a privada é o que torna possível uma transação e o acesso aos fundos.Por conseguinte, para consultar seu saldo, o usuário tem de acessar sua carteira através das chaves. Dessa forma são realizadas as movimentações

Ao criar uma carteira nova de Bitcoin, será gerado uma chave-mestra formada por letras e números (seed). No entanto, para facilitar, pode ser convertida em uma sequência de 12 ou 24 palavras em inglês. Apenas com ela é possível acessar as criptomoedas.

Passo a passo para criar uma carteira de bitcoins

Criar uma carteira para armazenar suas moedas digitais é simples. Basta escolher o tipo de carteira que deseja usar e seguir os passos abaixo. Depois, é só armazenar e ter cuidado para não perder as chaves privadas.

  • Acesse o site;
  • Encontre a opção “crie sua carteira” na aba “produtos”;
  • Realize o cadastro;
  • Leia o termo de aceite com muita atenção e confirme o cadastro;
  • Aguarde a confirmação.

Diferença de Exchange e Wallet

Ao contrário do que muitos pensam, exchange não é uma carteira de bitcoins usada para armazenamento. Se trata de corretoras que realizam a compra e venda de moedas digitais.

Essa confusão se dá pelo fato de que, ao comprar criptomoedas através delas, o dinheiro fica armazenado na mesma. Até que seja repassado para uma wallet, as chaves ficam no controle das corretoras. Isso é perigoso, pois expõe suas chaves a ataques externos

Tipos de carteira de bitcoins

Existem variadas formas de wallets, com diferentes funcionalidades e fatores de segurança. Em paralelo, a conveniência e a disponibilidade de cada uma também variam. Para efeitos de análise, veja a diferença de dois tipos quanto a conexão:

  • Hot Wallet;
  • Cold Wallet.

Hot Wallet

É o modelo mais utilizado de carteira de bitcoins. Basicamente, é fácil de ser configurado e realiza transações de forma simples e eficiente. Em contrapartida, possui uma desvantagem que é a segurança, pois por precisar de conexão a internet estão expostos a ataques e roubos.

Qualquer modelo de carteira que utilize a internet é considerado uma dessas. Logo, são também conhecidas como carteiras quentes. Confira os tipos de hot wallet mais comuns.

Web Wallet (carteiras web)

A carteira de Bitcoin do tipo web armazena suas chaves privadas no servidor de uma empresa que presta esses serviços. Em decorrência disso, o servidor está constantemente online. As transações financeiras são feitas pelos usuários através dos sites da empresa.

A partir de qualquer dispositivo conectado à internet, é possível acessar o local do armazenamento das criptomoedas. Para isso, tem-se que quer a chave privada deste. Ademais, algumas permitem a interação dos dispositivos que você possui.

Wallet móvel (carteira móvel)

Esse tipo de carteira funciona como um aplicativo no smartphone onde são armazenadas as chaves privadas das criptomoedas. Uma das suas vantagens é que as transações financeiras podem ser realizadas pelo próprio celular.

É indicado para pessoas que utilizam os bitcoins no dia a dia e promovem facilidade e rapidez no processo. No entanto, pela conexão direta a internet, carteira de bitcoin como essa é mais propensa a ataques de hackers.

Carteiras de desktop

Esses modelos são baixados e instalados no computador, armazenando as chaves privadas nos discos rígidos do mesmo. Portanto, é possível acessar as moedas através das chaves e realizar transações no próprio computador. 

Carteira de Bitcoin: o que é e como criar

Lembrando que para todo esse processo é necessário ter acesso a internet. Apesar de ser mais segura que as duas anteriores, esse tipo de carteira de bitcoin também está conectado à internet. Como consequência, também está propensa a ataques na rede.

Cold wallet

Em português significa carteira fria e são os tipos mais seguros que existem. Elas não têm conexão com a internet. Dessa maneira, corre-se menos riscos de hackers e malwares.

A maioria dos usuários que buscam por proteção optam por esses modelos. Contudo, ele é mais indicado para quem tem intenções de deixar os bitcoins guardados por mais tempo e não fazem tantas transações diárias. Conheça os tipos de cold Wallet.

Paper wallet (carteira de papel)

A carteira de bitcoin desse tipo funciona basicamente como um documento que possui um endereço público na rede de bitcoins, usado para receber criptomoedas. Além de chaves privadas, as quais se usa para transferir as moedas a alguém.

Para garantir praticidade ao usuário, elas são impressas no código QR. Assim é possível imprimi-las rapidamente e fazer transações adicionando as chaves a uma carteira de Software.

As vantagens desse tipo de carteira são facilidade para manuseio e segurança. Pois, o fato de ser de papel a torna livre do perigo de hackers e outros ataques digitais.

Carteira de bitcoin físico

Funciona semelhante a carteira de papel, porém, é representado por uma peça (cartão ou moeda). Estes, por sua vez, são carregados com uma quantidade fixa de bitcoin. Para as chaves permanecerem seguras, é indispensável que não se viole o selo.

A vantagem de ter um bitcoin físico é que o torna imune a ataques nas redes. Porém, deve-se mencionar que os custos para produzi-lo são maiores. Vale a pena pesquisar sobre o custo benefício antes de investir em uma carteira de bitcoin físico.

Carteira Hardware

Trata-se de um dispositivo físico usado para armazenar as chaves privadas de maneira off-line, sem conexão com a internet. Sendo assim, quando é necessário fazer uma transação, esta é feita por conexão bluetooth ou cabo USB.

Essa é uma forma segura de armazenar bitcoins, pois é impossível ataques de hackers. Não é atoa que ela é considerada a mais segura dentre os tipos mencionados.

Como escolher a melhor carteira de bitcoin

Não existe pior ou melhor carteira. Mas sim wallets com diferentes funcionalidades e recursos. Tendo isso em vista, depende do objetivo pretendido pelo usuário.

No entanto, existem alguns fatores que você pode analisar antes de escolher sua carteira de bitcoins. Por isso, faça parâmetros sobre o que seria melhor para suas transações e o que procura em uma carteira.

  • Segurança;
  • Praticidade;
  • Privacidade;
  • Transparência;
  • Controle;
  • Taxas.

Onde usar a carteira de Bitcoin?

Atualmente, as criptomoedas têm virado assunto em diversos meios de comunicação. Apesar do receio de alguns, ela tem ganhado força e vem despontando no mercado financeiro. Em alguns lugares ela já é aceita como forma de pagamento.

O que se espera é que a moeda fique cada vez mais popular. Dessa forma, observe alguns sites que aceitam o bitcoin como moeda de troca.

Vale a pena ter uma carteira de Bitcoin?

Como você pode ver o bitcoin vem crescendo no mercado financeiro mundial. Em analogia, vem despontando também as formas de carteira de bitcoins para armazená-lo. Invista você também nesta nova relação de compra e vendas

Proteger suas criptomoedas é tão importante quanto tê-las. Por isso, utilize um tipo de carteira que atenda suas necessidades e mantenha segura suas moedas digitais. Em síntese, o mundo vem se transformando, mude você também para o futuro digital.