O que é Cold Wallet e Hot Wallet? Qual a diferença?

A carteira digital é compatível com a maioria dos sites de comércio eletrônico. Por isso, uma em cada cinco pessoas na Ásia agora estão usando uma wallet digital.

De modo geral, quem possui uma E-wallet pode ir fazer compras em shoppings ou lojas usando apenas o seu smartphone, sem precisar compartilhar nenhum de seus dados bancários.

Existem dois tipos de armazenamento de criptomoedas no mercado. Uma delas são as Hot Wallets, que são como Contas Correntes e Cold Wallets que são como Poupanças. Mas, nesse artigo você irá saber mais a fundo as principais diferenças.

Vantagens de usar carteiras digitais

Veja quais são as principais vantagens que uma carteira digital oferece em relação aos cartões de crédito e débito.

Simplicidade sem burocracia

Por ser uma wallet digital, permite que você saia de casa sem a carteira tradicional, apenas com o smartphone no bolso.

Agilidade

As carteiras normalmente possuem QR, ou seja, basta aproximar um smartphone de outro ou de uma maquininha para fazer transferência.

Sigilo

Não precisa sair por aí compartilhando os dados da sua conta bancária ou das suas chaves, aliás, nunca compartilhe.

Segurança.

Os dados de uma carteira digital são guardados por criptografia e o uso é somente autorizado por meio de reconhecimento facial ou biométrico. 

O que é uma E-wallet?

Também chamado de E-wallet, é um dispositivo eletrônico que torna possível fazer transferências digitais. Como comprar algum item online em uma loja usando apenas moedas digitais, como o Bitcoin. Além disso, a carteira não cobra nada do consumidor, o que reduz os custos.

O que é Cold Wallet e Hot Wallet? Qual a diferença?

Tudo isso é possível porque além de poder fazer transferências de dinheiro de forma eletrônica, armazena dados.

Antes de escolher o seu tipo de E-wallet, é bom saber sobre as funções que não podem faltar em uma carteira digital, como:

  • Distribuição de chaves públicas;
  • Chaves privadas assinadas;
  • Colocar em rede os dados de suas transações.

O que é uma chave pública e privada

Cada endereço blockchain possui tanto uma chave pública como uma chave privada. Desse modo, essas chaves jamais podem ser compartilhadas.

Na prática, a chave pública seria como a sua conta bancária que permite que você receba criptomoedas. Enquanto a chave privada, seria como a sua senha de banco.

Em geral, essas chaves permitem que apenas você, detentor delas, faça transferências por meio do endereço da carteira.

Como armazenar bitcoin

A maneira mais conhecida de armazenar Bitcoins, ou melhor, criptomoedas descentralizadas. É por meio da carteira digital. Desse modo, essas moedas podem ser colocadas em dois tipos de carteiras:

  • Carteira Quente ou Hot Wallet
  • Carteira Fria ou Cold Wallet

Tanto a carteira quente como a fria possuem diferentes propósitos que dependem do estilo de vida de cada pessoa que faz o devido uso sem que se perca moedas. 

O que é uma Carteira Quente ou Hot Wallet?

Uma carteira quente armazena chaves privadas em lugares sempre conectados com a internet. Por hora, apenas uma parte da carteira estando online, já basta para ser considerada uma Hot Wallet. 

Os principais recursos de uma Hot Wallet são:

  • Estar sempre conectado ao blockchain e à internet;
  • Geralmente são carteiras gratuitas;
  • Podem ser de dois tipos, serviço da Web ou download de Software gratuito.

Vantagens e Desvantagens de uma Hot Wallet

Uma carteira digital quente oferece serviço completo, pois executa todas as tarefas necessárias.

Está disponível durante todo o tempo para você acessá-la quando quiser por meio da sua impressão digital, senha e etc. Por outro lado, veja como a carteira quente sofre consequências por isso.

Ataque de hacker ou roubo

As carteiras quentes estão vinculadas à Web e a uma blockchain, que é um banco de dados armazenado na Internet de forma pública. Dessa forma, a principal desvantagem é por estar propensa a receber ataques de hackers.

Uma maneira de dificultar o ataque de um hacker seria instalando um aplicativo de autenticação na sua carteira digital quente.

Leia também:

O que é e como ganhar dinheiro com Axie Infinity?

Como investir em Bitcoin – Passo a Passo

O que é uma Carteira Fria ou Cold Wallet?

Uma Cold Wallet é uma opção para armazenar criptomoedas sem precisar de internet. Desse modo, ter uma Cold Wallet é a maneira mais segura para guardar as suas moedas por um longo tempo, pois possui mais chaves de segurança, o que dificulta um hacker ter acesso.

Vantagens e Desvantagens de uma Cold Wallet

Para ter uma Cold Wallet é preciso saber os tipos de carteira fria, bem como as vantagens de cada uma. Então, veja os quatros tipos de carteiras frias que podem melhorar a sua vida financeira.

1º Desktop Wallet

Fica disponível no desktop ou notebook e com ela você pode enviar as chaves privadas em local offline. Contudo, as movimentações ocorrem de forma online, desse modo é mais acessível.

2º Paper Wallet

Conhecida como carteira digital de papel, a paper wallet tem um par de chaves públicas e privadas que são impressas em um papel. Assim, se tornam mais fáceis de transportar e é possível dar elas de presente para alguém.

3º Hardware Wallet

É um aparelho eletrônico que, caso seja danificado, pode recuperá-lo por meio de uma chave-semente de backup. Por isso, essa wallet possui a menor chance de ser duplicada e oferece maior segurança. 

4º USB Wallet

Por fim, com a USB Wallet você pode exportar e salvar as suas chaves privadas de um jeito mais fácil. Com isso, a pessoa pode se transportar com maior facilidade também.

Qual é a melhor Wallet para armazenar Bitcoins?

Hoje, ser dono do seu dinheiro ficou mais fácil do que nunca. Por isso, a melhor carteira digital para fazer o que quiser sempre será aquela que você escolher. Afinal, cada pessoa vai usar os seus Bitcoins de uma forma.

Como tem diversos tipos de carteiras, tudo vai depender da sua maneira de administrar o seus Bitcoins. Então, seja guardado os bitcoins por longos dez anos ou comprando a todo momento.

O que é Cold Wallet e Hot Wallet? Qual a diferença?

Cada carteira tem o seu nível de segurança e facilidade de uso para cada usuário. Dessa forma, antes de escolher a carteira, deve entender a sua necessidade de uso. De qualquer forma, a maioria das carteiras são gratuitas, então o custo para manter a conta é zero.

Como usar uma carteira digital?

Para começar no mundo das criptomoedas, é muito simples, basta você abrir uma conta na empresa que desejar e poder realizar dois tipos de pagamentos.

Pagamentos online com carteira digital

Os pagamentos feitos pelo computador são por meio de transferência direta, ou seja, sem fornecer os seus dados bancários.

A opção de pagamento com carteira digital vai aparecer no site da loja ao lado das outras opções, como boleto, cartão ou pix. Desse modo, basta acessar a carteira no próprio navegador, escolher o cartão desejado e inserir o PIN.

Pagamentos físicos com carteira digital

Os pagamentos físicos são feitos pelo celular, de modo que o cliente deva baixar o aplicativo em seu smartphone, tablet ou computador. E ela é feita por meio de duas opções:

NFC

Também conhecido como near field communication, ou seja, é uma tecnologia de comunicação sem fio que funciona por meio de aproximação do celular.

QR Code

O QR Code é um código de barras que de maneira simples, pode ser escaneado pela câmera do celular. Depois de escaneado, esse código é convertido em endereço da sua carteira digital.

Vale lembrar que nem todas as carteiras possuem a opção de transferência via QR Code.

Qual é a diferença entre Digital Cold Wallet e Hot Wallet?

Se você pretende ter uma E-wallet com o propósito de fazer day trade com poucas moedas e etc, ter uma Hot Wallet é a melhor opção. Porém, caso o seu objetivo seja fazer longos investimentos, nada melhor do que uma carteira fria.

Não faz sentido ter uma Hot Wallet se você prefere manter as suas criptomoedas por um longo período de tempo sem movimentar. Nesse sentido, o ideal seria ter uma Cold Wallet ou carteira fria.

Vale lembrar que a carteira digital é aplicação, por isso é comum uma Hot Wallet estar associada a carteiras que executam todas as tarefas necessárias. Ou seja, uma carteira com serviço completo.