Como saber meu endereço de Bitcoin?

Para saber seu endereço de Bitcoin é preciso entender o que é e para que serve um endereço de criptomoedas.

Um endereço de Bitcoin é a forma de receber e enviar criptomoedas. Ele está para a carteira de Bitcoins, como qualquer investimento está para a conta bancária no mercado financeiro tradicional. Ou seja, a carteira de Bitcoin é formada por todos os endereços que você utiliza para fazer suas transações com a criptomoeda.

Um endereço de Bitcoin é uma identificação única, composta por 26 a 32 caracteres alfanuméricos que começam pelo número 1 para endereços padrões, e pelo número 3 para endereços com várias assinaturas.

Outra forma de representação de um endereço de Bitcoin é o uso de um QR code, que facilita o compartilhamento, já que pode ser acessado facilmente utilizando a câmera de um smartphone.

Outras criptomoedas tem seu próprio sistema de identificação de endereço.

Como saber meu endereço de Bitcoin?

Agora que já entendemos como funciona um endereço de Bitcoin, vamos descobrir como saber se você possui um endereço de Bitcoin.

Não sei meu endereço de Bitcoin. Como recuperá-lo?

Por se tratar de uma identificação com tantos caracteres, fica quase impossível decorar um endereço de Bitcoin, diferente dos dados da sua conta bancária, por exemplo. Por isso, não é raro não sabermos qual ele é.

Se você precisa compartilhar seu endereço de Bitcoin para realizar qualquer transação, mas não sabe qual é, não precisa se desesperar.

Saber seu endereço de Bitcoin é mais simples do que você possa imaginar.

Basta fazer o login na plataforma que você tem sua carteira de Bitcoin, clicar em “depositar” e aguardar até que apareça o QR code com o seu número de endereço de Bitcoin.

Se você utilizar mais de uma plataforma, será necessário fazer uma busca em cada uma delas.

Leia também:

Bitybank: o banco digital para você usar criptos no dia a dia

E se eu tiver mais de um endereço em minha carteira?

É comum uma mesma pessoa ter vários endereços de Bitcoins. Ou por gostar de separar, por exemplo, as moedas destinadas a transações pessoais e profissionais, ou ainda, por questões de segurança.

Quando você recebe fundos em um endereço, ele fica aberto para ser visto por qualquer pessoa. Logo, é comum que dentro da plataforma que você utiliza, novos endereços sejam criados automaticamente a cada nova transação que você fizer.

Se você faz esse tipo de divisão em sua carteira, provavelmente em sua busca, aparecerão mais de um endereço.

Entretanto, se você sequer se lembra de possuir mais de um endereço, também é possível descobrir, de forma bem simples.

Basta acessar o site Wallet explorer – My-Bitcoin.net e inserir um endereço público que você usa para depósitos, por exemplo. Você irá descobrir todos os seus endereços que estão conectados.

Isso ocorre, porque sempre que um novo endereço é gerado na sua carteira de Bitcoins, ele fica associado a ela. Mesmo que com chaves privadas distintas.

Mas como isso acontece, se dizem que o Bitcoin é anônimo?

Engana-se quem pensa assim. O Bitcoin não é anônimo, uma vez que as negociações em torno da criptomoeda são feitas na rede e ficam registradas num banco de dados chamado blockchain.

Dessa forma, toda transação feita através de Bitcoin é pública e pode ser rastreada por causa desse registro.

E se eu perder o acesso à minha carteira Bitcoin?

Bom, é preciso que você saiba que existem muitas histórias de pessoas milionárias que não podem usufruir de suas fortunas, justamente por terem perdido as chaves de acesso de suas carteiras. Lamentável, não?

E histórias ainda mais tristes sobre os riscos que algumas dessas pessoas correram para tentar recuperá-las.

Para não passar por isso, indicamos que você tenha guardado a chave de acesso à sua carteira em lugar particular e de forma segura. Mesmo que isso signifique o bom e velho pedaço de papel, guardado no fundo da gaveta.

Recuperar seu endereço de Bitcoin é fácil, não é mesmo? Mas lembre-se que com sua chave de acesso é bem diferente. Então não deixe de seguir nossas dicas!