Quem é Satoshi Nakamoto e qual o tamanho de sua fortuna?

A história emblemática do criador do Bitcoin traz muitas curiosidades, porém vamos explicar nesse texto de forma simples sobre a teoria de quem é Satoshi Nakamoto  e como ele tem ligação com o Bitcoin. 

Origem de Satoshi Nakamoto

Tudo começou em novembro de 2008, quando foi lançado o whitepaper do Bitcoin, desde então, o nome do criador continua a ser um mistério e deixa especulações no ar. 

Por seu nome, muitos acreditam que seja um japonês, porém indo a fundo sobre o significado dele, temos várias informações: 

Satoshi” significa “pensamento claro, inteligência rápida, sábio”. 

Naka” pode significar “médio, interior ou relacionamento”. 

Moto” pode significar “origem”, ou “base”.  

Mas ninguém sabe se ele realmente é um homem, uma mulher ou um grupo de pessoas. 

Algumas vezes, chegaram a pensar que a identidade do criador havia sido descoberta, como em 2014, quando todos acreditaram que Dorian Nakamoto, cujo nome de batismo é Dorian Satoshi Nakamoto fosse o criador. No entanto ele negou, mas sua foto se transformou no meme no mundo das criptomoedas. 

Depois dele, algumas outras especulações surgiram, mas até hoje não sabemos quem de fato é o criador do Bitcoin e o mistério continua. 

Quem é Satoshi Nakamoto e qual o tamanho de sua fortuna?

Leia também:

PAX Gold (PAXG): saiba mais sobre a criptomoeda lastreada em ouro

Criptomoedas mais promissoras para 2021: descubra quais são

Embora possamos não saber quem ele (ou ela) era, nós sabemos o que ele fez. Satoshi Nakamoto foi o inventor do protocolo Bitcoin, publicando um documento através da Lista de Correio de Criptografia em novembro de 2008.

Ele então lançou a primeira versão do cliente de software bitcoin em 2009 e participou com outras pessoas no projeto via listas de discussão, até que ele começou a desaparecer da comunidade no final de 2010.

Nakamoto trabalhou com pessoas na equipe de código aberto, mas teve o cuidado de nunca revelar nada pessoal sobre ele, e a última coisa que alguém ouviu falar dele foi na primavera de 2011, quando disseram que ele havia “movido para outras coisas”.

Mas ele era japonês, né?

Melhor não julgar um livro pela capa. Ou, na verdade, talvez devêssemos.

“Satoshi” significa “pensamento claro, inteligência rápida, sábio”. “Naka” pode significar “médio, interior ou relacionamento”. “Moto” pode significar “origem”, ou “base”.

Essas coisas se aplicariam para a pessoa que fundou um movimento, projetando um algoritmo inteligente. O problema, é claro, é que cada palavra tem múltiplos significados possíveis.

Não podemos saber com certeza se ele era japonês ou não. Na verdade, é bastante presunçoso assumir que ele era realmente um “ele”.

Estamos apenas usando isso como uma figura de fala, mas permitindo o fato de que este poderia ter sido um pseudônimo, “ele” poderia ter sido uma “ela”, ou mesmo um “eles”.

Alguém sabe quem era Nakamoto?

Não, mas as técnicas de detetive que as pessoas usam ao adivinhar, às vezes são ainda mais intrigantes do que a resposta. O Joshua Davis, do New Yorker, acreditava que Satoshi Nakamoto era Michael Clear, um estudante de criptografia graduado no Trinity College de Dublin.

Chegou a esta conclusão ao analisar 80 mil palavras dos escritos on-line da Nakamoto e à procura de pistas linguísticas. Ele também suspeitava do sociólogo econômico finlandês e ex-desenvolvedor de jogos Vili Lehdonvirta.

Ambos negaram ser o inventor do bitcoin. Michael Clear negou publicamente ser Satoshi na 2013 Web Summit.

Adam Penenberg da FastCompany contestou essa afirmação, argumentando que Nakamoto pode ter sido três pessoas: Neal King, Vladimir Oksman e Charles Bry. Ele descobriu isso digitando frases únicas do papel bitcoin da Nakamoto no Google, para ver se eles foram usados ​​em qualquer outro lugar.

Um deles, “computacionalmente impraticável para reverter”, apareceu em um pedido de patente feito por estes três para atualizar e distribuir chaves de criptografia. O nome do domínio bitcoin.org originalmente usado por Satoshi para publicar o documento foi registrado três dias após a apresentação do pedido de patente.

Foi registrado na Finlândia e um dos autores de patentes viajou lá seis meses antes do registro do domínio. Todos negam isso. Michael Clear também negou publicamente ser Satoshi na 2013 Web Summit.

Em qualquer caso, quando o bitcoin.org foi registrado em 18 de agosto de 2008, o registrante realmente usou um serviço de registro anônimo japonês e hospedou-o usando um ISP japonês. O registro para o site só foi transferido para a Finlândia em 18 de maio de 2011, o que enfraquece um pouco a teoria da Finlândia.

Outros pensam que foi Martii Malmi, um desenvolvedor que vive na Finlândia, que tem envolvido o bitcoin desde o início e desenvolveu sua interface de usuário.

Um dedo também foi apontado para Jed McCaleb, um amante da cultura japonesa e residente do Japão, que criou a troca de bitcoin problemática no Mt. Gox e co-fundou sistemas de pagamento descentralizados Ripple e mais tarde Stellar (ambas também são criptomoedas).

Outra teoria sugere que os cientistas da informática Donal O’Mahony e Michael Peirce são Satoshi, com base em um documento que eles criaram sobre pagamentos digitais, juntamente com Hitesh Tewari, com base em um livro que eles publicaram juntos. O’Mahony e Tewari também estudaram no Trinity College, onde Michael Clear era um estudante.

Os estudiosos israelenses Dorit Ron e Adi Shamir, do Instituto Weizmann, retraíram alegações feitas em um artigo sugerindo um elo entre Satoshi e Silk Road, o site do mercado negro foi retirado pelo FBI em outubro de 2013. Eles sugeriram um link entre um endereço supostamente pertencente à Satoshi, e ao site. O pesquisador de segurança, Dustin D. Trammell, possuía o endereço, e declarou que ele era Satoshi.

Em maio de 2013, o pioneiro da Internet, Ted Nelson, lançou outra informação: o matemático japonês Professor Shinichi Mochizuki, embora admita que a evidência é, na melhor das hipóteses, circunstancial.

Em fevereiro de 2014, Leah McGrath Goodman, da Newsweek, afirmou ter rastreado o verdadeiro Satoshi Nakamoto. Dorian S Nakamoto negou que ele sabe algo sobre bitcoin, eventualmente contratando um advogado e divulgando uma declaração oficial nesse sentido.

Quem é Satoshi Nakamoto e qual o tamanho de sua fortuna?
Não, Satoshi Nakamoto não é um japonês de 64 anos vivendo na Califórnia, eu acho…..

Hal Finney, Michael Weber, Wei Dai e vários outros desenvolvedores estavam entre aqueles que são periodicamente nomeados em relatórios de mídia e discussões on-line como possíveis Satoshis. Um grupo de especialistas em linguística forense da Aston University acredita que o verdadeiro criador da bitcoin é Nick Szabo, com base na análise do Livro Branco de Bitcoin.

Dominic Frisby, um comediante e um escritor, também sugere que o criador de BitGold Szabo foi o candidato mais provável para ser Satoshi em seu livro, “Bitcoin: The Future of Money”. Sua análise detalhada envolveu a linguística da escrita de Satoshi, julgando o nível de habilidade técnica em C ++ e até o provável aniversário de Satoshi.

No livro de Nathaniel Popper, ‘Digitial Gold’, lançado em maio de 2015, Popper revela que em um encontro raro em um evento, Szabo negou novamente que ele era Satoshi.

Então, no início de dezembro de 2015, os relatórios da Wired e da Gizmodo sugeriram ter identificado Nakamoto como empresário australiano Craig S Wright. WIRED citou “uma fonte anônima próxima a Wright”, que forneceu um cache de e-mails, transcrições e outros documentos que apontam para o papel de Wright na criação de bitcoin. Gizmodo citou um cache de documentos provenientes de alguém que alegou ter pirateado a conta de e-mail comercial da Wright, bem como esforços para entrevistar pessoas próximas a ele. A idéia de que a conexão de Wright-Satoshi não é senão um engano foi lançada por observadores, embora a natureza convincente das evidências publicadas, sem dúvida, possa gerar especulações por algum tempo.

Na maior parte, todos esses Satoshi potenciais insistiram que não são Nakamoto.

Então, o que sabemos sobre ele?

Uma coisa que sabemos, com base em entrevistas com pessoas que estiveram envolvidas com ele em um estágio inicial no desenvolvimento do bitcoin, é que ele pensou que o sistema era muito completo.

Sua codificação não era convencional, de acordo com o desenvolvedor principal Jeff Garzik, na medida em que ele não aplicou os mesmos testes rigorosos que você esperaria de um engenheiro de software clássico.

Qual a fortuna de Satoshi Nakamoto? Quantos Bitcoins ele tem?

Quem é Satoshi Nakamoto e qual o tamanho de sua fortuna? Uma análise de Sergio Lerner, uma autoridade sobre bitcoin e criptografia, sugere que Satoshi extraiu muitos dos primeiros blocos da rede bitcoin e que ele acumulou uma fortuna de cerca de 1 milhão de bitcoins não gastados. Esse acúmulo valeria US$ 30 bilhões na taxa de câmbio atual.

O que ele está fazendo agora?

Ninguém sabe o que Satoshi está fazendo, mas um dos últimos e-mails que enviou para um desenvolvedor de software, datado de 23 de abril de 2011, disse: “Eu passei para outras coisas. Está em boas mãos com Gavin e todos”.

Ele trabalhou para o governo?

Há rumores, é claro. As pessoas interpretaram seu nome como “inteligência central”, mas as pessoas verão o que quiserem ver. Tal é a natureza das teorias da conspiração.

A óbvia questão seria por que uma das “agências de três cartas” estaria interessada em criar uma moeda digital que seria posteriormente usada como mecanismo de negociação anônimo, fazendo com que os senadores e o FBI se mexerem sobre potenciais terrorismo e outros esforços criminais. Sem dúvida, os teóricos da conspiração também terão suas opiniões sobre isso.

Talvez não seja importante. O desenvolvedor do núcleo Jeff Garzik o coloca sucintamente. “Satoshi publicou um sistema de Open Source para o propósito de que você não precisava saber quem ele era, e confiar em quem ele era, ou se preocupar com seu conhecimento”, ressalta. O código aberto torna impossível ocultar segredos. “O código-fonte falou por si mesmo”.

Além disso, era inteligente usar um pseudônimo, argumenta, porque obrigou as pessoas a se concentrarem na tecnologia em vez de na personalidade por trás disso. No final do dia, bitcoin é agora muito maior do que Satoshi Nakamoto.

Dito isso, se o verdadeiro Satoshi Nakamoto estiver lá fora – entre em contato!

Texto e imagens extraídos do site www.coindesk.com – Tradução livre.

Leia também:

Paper Wallet: o que é e como funciona?

Um comentário

One Ping

  1. Pingback: