Trezor wallet: como funciona e como usar

A Trezor é uma das alternativas de carteira para criptomoedas, permitindo aos seus usuários o armazenamento de ativos digitais com mais segurança, independente se forem utilizados como moeda ou mesmo através de negociações.

Além disso, esta foi a primeira carteira de hardware para criptomoedas do mundo; considerada por muitos como uma das opções mais seguras quando falamos sobre negociações em criptomoedas.

Portanto, não perca tempo, e continue lendo nosso artigo com informações importantes sobre a Trezor Wallet, suas características, funcionamento e utilização!

Acompanhe!

Você Sabe o que é a Trezor Wallet?

Por definição, a carteira Trezor – ou Trezor Wallet –, é uma carteira em hardware dedicada para criptoativos, que também pode ser considerada como uma carteira física.

Assim, através dela, é possível realizar o armazenamento de uma variedade de ativos digitais, enviar e recebê-los, e muito mais – tudo com a segurança e dinamismo que este modelo oferece.

Seu lançamento – apesar do que muitos confundem – ocorreu em 2014, quando a SatoshiLabs, da República Tcheca, reuniu alguns desenvolvedores para o desenvolvimento deste protótipo.

Desde então, a ideia tem sido tão aceita pelo público que hoje em dia muitos investidores já passaram a aplicar seus ativos nesta carteira.

Afinal, a Trezor Wallet nasceu com a proposta de se tornar uma carteira mais segura do que todas as outras carteiras convencionais deste mercado.

A razão disso? Bem, todas as chaves individuais ficam armazenadas em um dispositivo físico, o que significa ser diferente daquelas vinculadas a aparelhos como computadores, celulares ou outros.

Trezor wallet: como funciona e como usar

E não menos importante, mas ao utilizá-la, você nunca correrá riscos quanto à invasão de hackers ou instalação de vírus que podem comprometer suas finanças, pois a carteira nunca será conectada a um servidor web.

Antes de prosseguirmos, é importante salientar que existem dois modelos desta carteira, que são:

  • Trezor One: esta carteira é conhecida por conta de utilizar apenas dois botões físicos e uma tela menor;
  • Trezor Model T: com os mesmos recursos da Trezor One, a carteira Model T é tida como a evolução da One, uma vez que ela apresenta funções como tela sensível ao toque, interface moderna, processamento mais ágil, suporte avançado para moedas, e demais funcionalidades;
  • Este modelo também conta com uma base magnética de dupla-face, que permite fixá-la em qualquer tipo de superfície.

Como uma Carteira Física Funciona: Descubra Agora

Por se tratar de uma carteira física – popularmente conhecida como hardware wallet –, ela funciona como um dispositivo seguro para armazenamento de chaves individuais.

Nesse contexto, você pode imaginar as carteiras Hot Wallets, ou seja, modelos que funcionam somente a partir de aplicativos ou mesmo computadores.

Por sua vez, estes modelos são considerados mais vulneráveis à ação de hackers, uma vez que estão em constante contato com a internet.

Por outro lado, também estão as carteiras Cold Wallets – ou melhor, as carteiras físicas similares à pen drives, e que o usuário pode levar para qualquer lugar dentro de seu bolso.

Elas trazem ainda mais segurança para as aplicações do investidor, visto que são protegidas contra quaisquer tipos de vírus ou ataques cibernéticos.

Assim, ainda que perca seu aparelho, será mais fácil recuperar suas criptomoedas, visto que ficam acessíveis através das seed phrase, isto é, palavras-chaves de segurança.

Portanto, uma das grandes vantagens da Trezor, está relacionado ao seu alto nível de segurança, além de ser um formato acessível e de fácil manuseio.

Lembre-se também de que suas chaves estarão dentro de um ambiente totalmente offline, e sem os problemas externos que podem comprometer seus investimentos.

E como era de se imaginar, este modelo não é tão barato quanto se pensa, isso acontece porque para que eles façam o armazenamento de seus criptoativos, é necessário um backup físico que será utilizado para casos de perdas ou falhas.

Além de que, elas precisam se conectar a outros aparelhos para validar uma transação.

Portanto, ainda que tenha um custo a mais para o seu bolso, certamente, o investimento terá valido a pena, pois estará utilizando uma carteira totalmente funcional e segura. Demais, né?

Leia também: Como investir com pouco dinheiro: passo a passo

Como Usar a Trezor Wallet? Como Configurá-la?

Agora que você já sabe quais são os benefícios ao adquirir uma carteira Trezor, vamos entender a partir de um passo a passo simples como configurá-la.

Portanto, continue lendo este artigo e preste bastante atenção a cada uma destas etapas para não errar na hora de negociar suas criptomoedas. Beleza?

Confira:

Passo 1: Comprar/Encomendar uma Trezor Wallet

Antes de mais nada, tenha em mente que esta carteira não funciona como uma Hot Wallet que, por definição, precisa de download inicial para funcionar.

Basicamente, uma carteira Trezor funciona por meio de hardware, o que significa que seus usuários devem adquiri-la através de lojas ou pelos meios virtuais – como e-commerce.

Dessa forma, é primordial que o aparelho se mantenha protegido contra ações externas, bem como, ser mantido em um ambiente offline.

Portanto, assim que for adquirido e tomado as devidas precauções, é hora de inicializar o seu disposto hardware.

Passo 2: Configurações Iniciais do Sistema

Hardware Wallet escolhida, agora é hora de conectar seu aparelho a um computador via cabo USB.

Em seguida, é só entrar nos diretórios do dispositivo e ir até “wallet.Trezor.io”, que será o local de instalação para a extensão do Chrome.

Assim, instale a versão (firmware) mais recente da aplicação e siga todas as instruções que são exibidas na tela durante o processo.

Processo concluído, agora desconecte a sua carteira do computador, e reconecte para dar prosseguimento a configuração de Pin.

Passo 3: Transferências de Criptomoedas

Por fim, agora é só conectar o dispositivo ao computador e entrar na página de usuário através da carteira Trezor.

Em seguida, clique sobre a guia Enviar e selecione – no canto superior esquerdo – uma das criptomoedas escolhidas por você.

A recomendação é de apenas enviar e receber fundos entre contas de um mesmo ativo digital.

Depois de selecionada, insira o valor – que varia de acordo com a taxa de câmbio atual – e o endereço de destino, que pode ser gerado até mesmo por meio de Código QR.

Logo após, é necessário confirmar a transação através do seu dispositivo Trezor.

Assim, defina o nível de prioridade e as taxas de transação cabíveis – mas fique atento quanto ao nível de prioridade, visto que há quatro níveis diferentes, que são: alta, normal, baixa e econômica.

Finalmente, clique em Enviar e confirme a sua transação – a carteira exibirá novamente a quantidade de moedas que serão transferidas, bem como, a sua taxa de transação – Valide as informações e confirme novamente.

Por fim, você pode rever todo o histórico de transações a partir da guia Transações. Bem fácil, né?

Especificidades e Funcionalidades de uma Carteira Trezor Wallet

Além das características fundamentais para garantir um investimento seguro em criptomoedas, através de uma hardware wallet como a Trezor, existem muitos outros recursos bem interessantes que podem trazer ainda mais otimização para suas operações.

Por exemplo, uma interface que aloca os principais tipos de criptomoedas, e até mesmo o envio de criptoativos para endereços bech32, P2PKH e P2SH.

Por outro lado, uma de suas principais vantagens está relacionada às questões de privacidade.

Na Trezor, todas as operações são totalmente seguras e protegidas contra quaisquer tipos de ataques maliciosos, inclusive, até mesmo da própria desenvolvedora SatoshiLabs.

Isso acontece porque não há um número de série entre as carteiras.

Outro ponto, é esta carteira ser desenvolvida através de protocolos de código aberto, sem haver a necessidade de criar nomes de usuários ou senhas para o acesso à esta ferramenta.

Lembre-se também de que é pela interface web que seus usuários podem gerenciar, ou transferir centenas – pu até milhares – de criptomoedas, ou mesmo a assinatura e verificação de mensagens.

Assim, quando a wallet é conectada a um outro aparelho, é ativada uma verificação por Pin.

Dessa forma, os números são organizados através de uma tabela da própria Trezor, mas que ficam ocultos para visualização na máquina.

Isso gera ainda mais segurança para a carteira, uma vez que, mesmo o computador comprometido, não há nenhuma maneira de que a máquina possa recolher estas informações.

Por fim, como a carteira precisa de um aparelho secundário para sua execução, para gerar ainda mais segurança, é gerado um seed phrase de 24 palavras.

Conclusão

A Trezor Wallet é, sem dúvidas, uma das melhores opções para carteira de investimentos no mercado de criptoativos.

Afinal, ela promove segurança, privacidade e fácil manuseio para suas operações.

Ainda assim, apesar de ter um preço um pouco salgado, ela apresenta um ótimo custo-benefício, visto que o seu investimento inclui uma gama de benefícios que só ela traz para o investidor, seja ele novato ou mesmo veterano.

Desde seu lançamento, a Trezor ganhou cada vez mais espaço e se tornou uma das maiores – e melhores – ferramentas do mercado de criptomoedas.

Isso, graças a um grupo de desenvolvedores que cada dia mais tem se esforçado para entregar um produto de qualidade e com as funções e recursos que qualquer pessoa de negócios merece.

Portanto, esta é a carteira perfeita para aquelas pessoas que desejam proteger suas criptomoedas de ataques maliciosos ou de pessoas mal-intencionadas, sem ter que se preocupar com a vulnerabilidade deste mercado.

Agora que você já sabe o que é uma carteira Trezor, que tal acompanhar outros artigos sobre o mundo das criptos, diretamente da tela do seu computador ou celular? Acesse nosso blog e confira muitos outros conteúdos!

Conheça também o Bitybank, o banco digital para você usar criptos no dia a dia.