Melhores indicadores para acompanhar Bitcoin e criptomoedas

Indicadores para criptomoedas são mecanismos muito úteis. Eles ajudam a avaliar a melhor maneira de investir em determinado cenário econômico. E para que a aplicação dos ativos digitais seja feita da melhor maneira possível, uma das opções é fazer uso de recursos com dados atualizados e verossímeis sobre os movimentos de mercado. 

Neste artigo você vai saber quais os melhores indicadores para acompanhar a movimentação de Bitcoins e outras criptomoedas. Assim, veja como informações obtidas junto a esses aplicativos podem ajudar a alavancar seus investimentos em criptomoedas. 

Com os melhores indicadores para acompanhar bitcoin e criptomoedas em 2021, é possível obter dados precisos e aplicar estratégias eficazes para aumentar seus lucros. 

Como funcionam os indicadores de criptomoedas 

Antes de recomendar alguns dos melhores indicadores de Bitcoin e criptomoedas do mercado, é importante explicar quais os tipos e a função de cada um deles. 

Com isso em mente, podemos considerar que um indicador nada mais é do que uma fórmula matemática elaborada por um trader. Seu principal intuito é entender os motivos da oscilação do mercado. A partir dessa “experiência” materializada em dados, é possível ter uma visão mais clara sobre algum contexto econômico para tomar uma decisão.  

Melhores indicadores para acompanhar Bitcoin e criptomoedas

Esse mecanismo fornece um suporte embasado para seguir simultaneamente informações dentro de um segmento específico do mercado de ativos virtuais. Dessa forma, existem vários ângulos que podem ser visualizados mediante indicadores diferentes, como você vai saber a seguir. 

Tipos de indicadores de criptomoedas

Veja a seguir quais são os indicadores mais importantes e as informações que eles fornecem aos investidores. 

Média Móvel

Sem dúvida, a avaliação da média móvel é um dos passos fundamentais para examinar com fidelidade as altas e quedas do mercado e ter melhores condições de prever as movimentações futuras dos ativos digitais. Isso ocorre tanto por sua facilidade de interpretação quanto pelo amplo conjunto de dados fornecidos por esse indicador. 

Basicamente, a média móvel é um resumo do preço de determinado ativo em um período específico. Ao analisar o preço do Bitcoin nos últimos 20 períodos, por exemplo, é possível avaliar um panorama dos seus melhores valores de compra e venda após a identificação de uma tendência de mercado, devido à inclinação da curva. 

A avaliação correta da média móvel possibilita que o investidor visualize os pontos em que houve maior oscilação da moeda. Assim, com base nesse diagnóstico ele garante um “limite” de recurso a ser aplicado, que está dentro dos parâmetros do mercado.  

Como fazer bom uso da Média Móvel 

O ideal dentro do conceito da aplicação correta da taxa de média móvel é sempre realizar uma compra no preço mais baixo possível. Em seguida, vender esse ativo com um valor mais alto, garantindo lucro. Mas para que essa operação seja bem-sucedida, é importante atentar para alguns aspectos. Dentre essas dicas, podemos citar: 

  • Saber a hora certa de comprar e vender: é um dos comportamentos mais importantes. Eles definem o sucesso ou o fracasso de iniciativas de compra e venda de ativos. Dessa forma, é essencial analisar os gráficos adequadamente para adquirir essas moedas em um momento no qual o preço apresenta uma baixa circunstancial (mas com um potencial de alta);
  • Use médias de análise mais curtas: ao reduzir os períodos no qual a oscilação da moeda será examinada, você encurta seus ganhos. Mas também evita possíveis perdas de maiores volumes de recursos. É uma ação importante para evitar perdas de grande porte, destinada aqueles que desejam se precaver ao máximo;
  • Faça uma comparação do gráfico com seus objetivos econômicos: Coloque suas metas de ganhos e perdas ao lado do conjunto de informações da média móvel e veja se os parâmetros de oscilação comportam a previsão de ganhos; 
  • Faça um teste com as periodicidades tradicionais: é fundamental colocar em prática as suas ações e analisar se os resultados estão condizentes com a previsão inicial de lucros. Caso não seja obtido, você pode modificar o parâmetro de investimento. Afinal de contas, cada criptoativo possui uma dinâmica própria de movimentação no mercado.

Leia também:

Dogecoin: o que é, como comprar e minerar

Como ganhar bitcoin grátis? É possível ganhar criptomoedas de graça?

Bandas de Bollinger: indicador técnico para Bitcoin e criptomoedas

Trata-se de um indicador técnico que mostra a volatilidade do mercado. Assim, é outro parâmetro básico para investir com sucesso no mercado de criptoativos.

Esse índice ajuda a entender os melhores momentos para investir, sobretudo nos períodos em que o preço de certo criptoativo está consolidado. Ou seja, quando está dentro de uma faixa de valor em que existe pouca oscilação. Dessa forma, as Bandas de Bollinger servem para identificar pequenas “nuances” no valor de ativos digitais. 

Como fazer bom uso das Bandas de Bollinger 

O indicador detalha com precisão os períodos em que os preços são mais oscilantes. Apesar de estar em uma média consolidada, ainda assim os valores de compra e venda continuam irregulares. Assim, é importante ao investidor observar esses aspectos:  

  • Perspectiva de retorno: Quando o mercado ultrapassa um momento de consolidação e não prossegue nesse processo, sua tendência é retornar ao estado anterior. Assim, quando ocorrem esses “falsos rompimentos” normalmente há uma superação da banda;
  • Relação do índice com o mercado consolidado: ao somar os dados de mercado consolidado e Bandas de Bollinger é possível identificar duas coisas importantes. Os momentos em que existe maior probabilidade do mercado retornar e que os pontos extremos são bons para compra e venda. Ao perceber que determinado movimento perdeu força, a lógica é que o investidor aproveite a chance de operar contra ele. 

IFR

Similar ao indicador de Bandas de Bollinger, o IFR também mostra como está o cenário de oscilação do mercado de bitcoins e de criptomoedas. Essa é uma ferramenta muito utilizada, que fornece informações fáceis de serem analisadas pelos investidores. 

Melhores indicadores para acompanhar Bitcoin e criptomoedas

Contudo, o IFR permite detalhar melhor como está o andamento do processo de alta ou queda de moeda já a partir de uma tendência materializada. Ou seja, mostra o quanto esse movimento está esticado (se o mercado está sobrecomprado ou sobrevendido).   

Como fazer bom uso do IFR 

Veja como interpretar os índices mostrado no indicador IFR e como proceder para fazer bom uso das informações disponibilizadas: 

  • Como avaliar o índice: Caso o IFR esteja em um nível situado abaixo de 30, isso significa que o mercado está sobrecomprado. Porém, se esse índice estiver posicionado acima de 70, está sobrevendido;
  • Quando operar: Se você identificar exaustão, o procedimento correto para evitar eventuais perdas é aguardar o IFR mostrar um retorno do preço para patamares abaixo de 70, em uma tendência de alta, para finalmente realizar a compra da criptomoeda

Volume

O volume é um elemento essencial em qualquer mercado financeiro. É através desse indicador que é possível saber o grau de interesse dos investidores em alguma moeda. Ao visualizar suas oscilações é possível ter uma noção do quanto é segura ou não a aplicação dos recursos. 

Como fazer bom uso dos indicadores de Volume

Confira o que você deve observar para investir bem a partir dos indicadores de Volume: 

  • Interesse:  Se existe interesse dos investidores, certamente também há margem para negociação. E assim, há a possibilidade de ter movimentos fortes em determinada criptomoeda. Se o volume estiver baixo, o movimento da criptomoeda em questão tende a ser mais fraco. 

Acumulado de agressão 

Esse índice mede o saldo acumulado de agressão entre compradores e vendedores. Ou seja, se saldo é positivo, isso significa que os compradores estão levando vantagem contra os vendedores. Caso contrário, se esse saldo for negativo, significa que os vendedores estão vencendo a briga. 

Como fazer bom uso dos indicadores de Acumulado de Agressão

O ponto-chave desse índice é atingir a compreensão de como a agressão que move o mercado. Assim, é possível ter mais informações sobre os momentos mais certos para investir. 

Oscilação: compras a preços cada vez maiores empurram uma criptomoeda para patamares mais elevados. Já o contrário, vendas a preços cada vez menores puxam uma criptomoeda para baixo. Dessa forma, se o saldo acumulado está aumentando, significa que, comparando as duas agressões, existe uma tendência de o mercado de determinado criptoativo se valorizar.

Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário!

Leia também:

Cursos de Bitcoin e Criptomoedas: conheça os melhores e opções grátis