Dogecoin: o que é, como comprar e minerar

A Dogecoin entrou no mercado como uma piada em referência ao cachorro Shiba Inu. Porém com o passar dos anos, surgiram centenas de entusiastas em todo o mundo que estão obtendo rendimentos com a criptomoeda e a Doge foi listada nas principais exchanges.

O que é Dogecoin?

A Dogecoin tem movimentado uma média de 1.329 transações a cada hora e o tempo médio entre os blocos é de um minuto, processo consideravelmente rápido. A Blockchain da Doge conta com 27,20 GB.

Esta moeda funciona através de um código aberto, estando disponível gratuitamente para qualquer programador. Por ser descentralizada, o seu banco de dados este presente em diversos computadores do mundo.

Através de suas transações ponto a ponto (P2P), não tem a intervenção de terceiros ou um órgão regulador.

Dogecoin: o que é, como comprar e minerar

Entre as diferenças que existem da Doge em relação ao Bitcoin, talvez a principal delas seja o fornecimento de moedas existentes. Enquanto o Bitcoin terá um número máximo de 21 milhões de unidades, a rede da Doge já criou mais de 122 bilhões de unidades e não existe um limite para quantos dogecoins irão ser criados.

De onde surgiu a Doge?

Um dos pontos mais interessantes para analisar a Doge é ver de onde e como ela começou. De acordo com os seus criadores, ela surgiu apenas como uma piada e entrou nas comunidades da Internet como um meme. O seu surgimento aconteceu em dezembro de 2013.

Billy Markus que foi um de seus desenvolvedores, começou a trabalhar na Dogecoin em Portland, estado de Oregon e não fazia ideia na época de que seu projeto iria evoluir para uma das maiores altcoins do mercado.

Um dos fatores que fez com que o seu preço subisse, foi a popularidade e as postagens feitas por tantos usuários na rede Reddit. Assim, a Doge começou a abrir suas portas para diferentes públicos.

Como comprar Dogecoin?

A Dogecoin é muito popular na Internet pelos usuários mais jovens, que costumam falar com entusiasmo dessa cripto em fóruns como na Reddit. Por conta disso, a Doge ganhou apelido de “cripto do povão”. Somente em sua comunidade da Reddit, os fãs da criptomoedas passam de 100 mil e costumam interagir sobre o futuro do criptoativo, entendendo que podem se fortalecer e passar moedas estatais como o dólar.

A forma mais segura e aconselhada de se comprar Dogecoin é em exchanges. Para isso, você precisa criar a sua conta e fazer as transações. Também é comum ver trocas P2P ou enviar as criptos da wallet de um usuário para outro, independente da região do mundo em que cada um está.

Você também pode trocar seus pares por Doges. Uma stablecoin que se popularizou e atingiu um alto valor de mercado é a Tether, pareada no mesmo preço do dólar e presente em milhões de exchanges. É uma alternativa para quem não pode depositar dólares em uma conta de Exchange.

Como minerar Dogecoin?

A mineração é o trabalho que você executa para verificar as transações do blockchain quando vai investir em criptomoedas.

Utilizando a sua própria estrutura, como o seu computador, que nada mais é que um nó interligado à mineração Dogecoin, você buscará validar as transações e será recompensado por isso em moeda Dogecoin.

Essa validação de transações corresponde a encontrar soluções matemáticas complexas, chamadas hash.

Mas calma, você não precisará queimar neurônios resolvendo aquelas equações matemáticas do Ensino Médio, na verdade, utilizando softwares e hardwares específicos é que essas validações serão resolvidas.

A recompensa para a mineração de um bloco de Dogecoin é feita de forma aleatória, mesmo que em 2014 essa recompensa tenha sido alterada e fixada em 10 mil Dogecoins.

A maioria das recompensas que são extraídas através dos computadores recebem o algoritmo de “prova de trabalho” ou proof of work. O Bitcoin usa SHA-256 e a Dogecoin assim como a Litecoin e outras altcoins importantes, usa o sistema scrypt.

Dogecoin: o que é, como comprar e minerar

A Dogecoin vem atraindo muitos investidores nos últimos tempos, sendo minerada da mesma forma que o Bitcoin, usando o poder do computador como processamento. O fornecimento de Dogecoins por ano é na casa de 5,2 bilhões.

Ao contrário do que se tornou a mineração de Bitcoin, que exige um investimento muito alto e mesmo assim é preciso avaliar o retorno, a Dogecoin pode ser minerada em qualquer computador e os seus custos são baixos.

Minerando Dogecoin passo a passo

O processo de mineração Dogecoin precisa de nós de rede interligados seguindo o protocolo Proof of Work para buscar validar as transações blockchain através de soluções matemáticas específicas, valendo-se de dispositivos e computadores potentes.

Ao encontrar essas soluções os mineradores são recompensados com novas moedas Dogecoin.

As duas principais formas para minerar Dogecoin são a Solo (sozinho) e a Pool (em grupo).

Cada uma tem suas vantagens e desvantagens e custos específicos para sua operação. Vamos conhecer mais sobre elas?

Mineração Solo

A mineração Solo é quando o investidor em criptomoeda opta por minerar a Dogecoin sozinho.

A vantagem é que os lucros obtidos ficam todos com esse usuário, o lado ruim é que ele precisa arcar com todos os custos operacionais para poder iniciar e executar o trabalho.

Para isso, você precisará de um computador com um bom processador, um software e um hardware específicos, que vamos apresentar abaixo.

Outro ponto a se levar em conta é o aumento na conta de energia elétrica, já que os equipamentos precisarão ficar ligados 24 horas por dia e de preferência em um ambiente climatizado para evitar superaquecimento.

Para quem tem condições de investir sozinho nessa estrutura, essa é uma ótima opção, já que os lucros não serão divididos com ninguém.

Mineração Pool (Colaborativo)

Já o Pool de mineração é um grupo colaborativo em que cada minerador compartilha um pouco de sua própria estrutura computacional para, juntos, conseguirem resultados mais promissores ao investir em criptomoedas.

A vantagem é a redução de custos e o aumento do potencial de rentabilidade final, mas os lucros são divididos proporcionalmente de acordo com o poder computacional de cada minerador.

Ainda assim, é a opção mais recomendada para iniciantes, já que provavelmente não precisará esperar semanas ou meses até conseguir os primeiros resultados, como seria na mineração solo.

Que Equipamento Preciso para Minerar?

Quem deseja investir em criptomoedas como a Dogecoin conta com algumas opções de equipamentos para sua mineração, com custos de investimento para todos os gostos e bolsos.

Não tem jeito, você precisará colocar a mão no bolso se deseja obter resultados com a mineração e é de acordo com sua capacidade de investimento que perceberá os resultados em menor tempo e melhores resultados.

Confira algumas delas:

  • A primeira delas é utilizar o seu próprio computador, o que representa custos menores, mas os resultados também serão proporcionais;
  • A segunda opção é utilizar uma GPU (Unidade de Processamento Gráfico), que exige o investimento em uma placa de vídeo de alta capacidade, o que representa um maior custo, mas corresponde a um retorno mais rápido e promissor;
  • A melhor opção é, sem dúvidas, o investimento em hardwares específicos de mineração. A desvantagem é o custo mais elevado e a necessidade de ambiente refrigerado para mantê-los operando. 

O investimento pode valer a pena, já que você terá uma estrutura adequada para solucionar equações matemáticas mais complexas.

Qual Software Preciso para Minerar?

Seja qual for a estrutura computacional que você vai minerar, precisará de um software compatível com o hardware que estiver utilizando.

Para minerar com seu CPU, você pode utilizar o CPU Miner, que tem download gratuito – basta baixar a opção adequada ao seu computador e executar a instalação.

No caso de utilizar uma GPU, o Easy Miner é uma opção ótima para iniciantes, já as placas de vídeo Nvidia requerem o CudaMiner ou o CGminer  que é compatível com a maioria das placas de vídeo.

Mineração na Nuvem, como Funciona?

Uma forma muito interessante para se minerar Dogecoin é a mineração em nuvem, em que você aluga uma estrutura computacional remota, com assinaturas mensais ou anuais.

A mineração é realizada num Data Center especializado e com estrutura de alta capacidade.

Você precisará de uma carteira Dogecoin e escolher qual o Pool de mineração mais interessante para seus objetivos.

As vantagens da Dogecoin

Como você já sabe, a Dogecoin surgiu por causa de um meme na internet: usuários da comunidade online Reddit resolveram criar em 2013 uma criptomoeda de código-fonte aberta como alternativa às opções existentes à época.

A inspiração veio do carismático cão da raça japonesa Shiba Inu, que fazia muito sucesso na internet e os criadores da criptomoeda não tinham pretensões tão ambiciosas, já que a Dogecoin era inicialmente restrita à comunidade geek e aos usuários da Reddit.

Mas depois de alguns anos a Dogecoin caiu no gosto dos investidores de criptomoedas, chegando recentemente a números impressionantes com valorizações que já alcançaram mais de 70% em um único dia.

Pelo fato de a Doge oferecer transações rápidas, sem congestionamento de rede e com taxas de transação muito baixas (menos de 0,01 dólar) esta altcoin tem se popularizado e vem sendo usada como forma de pagamento, assim como o Bitcoin e a Nano, outra altcoin muito popular por não possui taxa.

A Dogecoin parece ser uma criptomoeda para quebrar todos os críticos. Quando sempre se esperou que ela nunca tivesse uma valorização em seu preço e capitalização de mercado, ela enganou todo mundo.

Elon Musk e o seu projeto para Dogecoin

Elon Musk já investiu mais de 1 bilhão de dólares na compra de Bitcoin, foi um dos primeiros grandes empresários do setor automobilístico a passar a vender seus carros com pagamento em criptomoedas e se aventurou a minerar Dogecoin. Agora resta esperar o posicionamento das autoridades para saber se Elon irá tornar o projeto uma realidade ou não.

Quanto a mineração de Elon Musk em relação aos doges, ele citou em suas redes sociais e de forma muito divertida, que o processo irá ser feito junto de seus filhos.

Também seria plano de Elon Musk criar uma cidade afetiva para os cachorros, animal que é tema da Dogecoin. Para o dono da Tesla e SpaceX, o seu líder seria o “Doge”.

Uma das principais intenções de Elon Musk é criar uma cidade envolta da Dogecoin, a Starbase. Elon também defende um mercado totalmente voltado para as criptomoedas.

Dogecoin: o que é, como comprar e minerar

Não é apenas Elon que é fã da Doge. Outros grandes nomes do mercado cripto também tem elogiado esta Criptomoeda, como Vitalik Buterin que é o desenvolver chefe do projeto Ethereum, afirmando que a considera a Dogecoin sua segunda moeda favorita, apenas atrás da Ether.

Principais motivos para comprar Doge

  • Ao contrário do Bitcoin, a Dogecoin tem um preço bem mais acessível;
  • Por não ter um número de unidades limitado, ser barata e estar se valorizando a cada ano mais, se tornando mais fortes que muitas moedas de Governo, pode passar a ser usada como principal moeda cripto de pagamento;
  • Você irá encontrar diversas exchanges para comprar Doge e sempre com taxas muito acessíveis;

Conclusão

É importante tomar cuidado com serviços que oferecem promessas que parecem mágicas, pois geralmente os contratos tendem a favorecer o detentor da estrutura e pesquisar bem antes de escolher onde vai direcionar seus investimentos é um cuidado que sempre precisa ser tomado.

E aí, pronto para minerar seus Dogecoins? Então compartilhe esse conteúdo para aqueles amigos que vão minerar com você. Que tal formarem sua própria Pool?!

Deixe aqui o seu comentário se acredita que ficou faltando algo sobre a Doge no nosso artigo!