Porque usar Blockchain?

À medida que as implicações da invenção se tornaram compreendidas, surgiu um certo exagero (hype) em torno da tecnologia blockchain.

Formalizando e assegurando novos relacionamentos digitais, a revolução blockchain é colocada para criar a espinha dorsal de uma camada da Internet para transações e interações de valor (freqüentemente chamada de ‘Internet of Value’, em oposição à ‘Internet of Information’ que usa as bases de dados cliente-servidor, contas e cópia mestre que temos usado nos últimos 20 anos.)

Mas, com toda a conversa de construir a espinha dorsal digital de uma nova camada transacional para a internet, às vezes blockchains, chaves criptográficas privadas e criptomoedas, simplesmente não são o caminho certo a seguir.

Muitos grupos criaram fluxogramas para ajudar uma pessoa ou entidade a decidir entre um blockchain ou cópia mestre, banco de dados cliente-servidor. Os seguintes fatores são uma destilação de muito do que foi feito anteriormente:

Os dados são dinâmicos com um histórico auditável?

Se os dados estiverem em fluxo constante, se forem transações que ocorrem regularmente e com frequência, o papel como meio talvez não consiga manter o sistema de registro. Entrada de dados manual também tem limitações humanas.

Assim, se os dados e sua história são importantes para as relações digitais que eles estão ajudando a estabelecer, então blockchains oferecem uma capacidade flexível, permitindo que muitas partes escrevam novas entradas em um sistema de registro que também é mantido por muitos “guardiões”.

Os dados devem ou podem ser controlados por uma autoridade central?

Se a infra-estrutura de TI existente com contas e logins não for suficiente para a segurança da identidade digital, o problema pode ser resolvido pela tecnologia blockchain.

Como Satoshi Nakamoto escreveu em seu trabalho seminal, “Bitcoin: um sistema de dinheiro eletrônico peer-to-peer”: “Os comerciantes devem ter cuidado com seus clientes, pedindo mais informações do que precisariam. Uma certa porcentagem de fraude é aceito como inevitável “.

Se esse banco de dados exigir milhões de dólares para garantir transações financeiras leves, haverá uma chance de blockchains serem a solução.

A velocidade da transação é considerado mais importante?

Este banco de dados requer transações de milissegundos de alto desempenho? (Há mais sobre este ponto em nosso guia: “Qual é a diferença entre um blockchain e um banco de dados?”).

Se alto desempenho, transações de milissegundos são o que é necessário, então é melhor ficar com um sistema centralizado de modelo tradicional. Blockchains como bancos de dados são lentos e há um custo para armazenar os dados – o processamento (ou ‘mineração’) de cada bloco em uma cadeia. Sistemas de dados centralizados baseados no modelo cliente-servidor são mais rápidos e menos caros.

Por enquanto…

Em resumo, embora ainda não saibamos todos os limites e possibilidades de blockchains, podemos pelo menos dizer que os casos de uso que passaram pela inspeção foram todos sobre gerenciamento e proteção de relacionamentos digitais como parte de um sistema de registros.

Texto e imagem extraídos de www.coindesk.com – Tradução livre

Fiquem de olho no site do Clube Bitcoin , traremos
grandes novidades em breve!