O que é Ethereum?

Ethereum é um protocolo blockchain que conta com uma criptomoeda nativa, chamada Ether (ETH)

Ethereum é um protocolo blockchain que conta com uma criptomoeda nativa, chamada Ether (ETH). Ele foi criado em 2015 e é uma altcoin, abreviação de “alternative coin”, que é toda criptomoeda que não seja o Bitcoin.

A diferença do Ethereum para o Bitcoin é o fato de sua rede ser programável, abrindo um leque de possibilidades e casos de uso.

Duas grandes funcionalidades do Ethereum, pelas quais o protocolo é altamente conhecido, são as aplicações descentralizadas (dApps) e os contratos inteligentes.

O que são dApps?

As aplicações descentralizadas, ou dApps, são programas criados sobre a rede Ethereum. É possível classificá-las como aplicativos, como o nome sugere, mas elas herdam todos os benefícios da tecnologia blockchain.

Ou seja, são aplicativos descentralizados, que não dependem de confiança dos usuários da rede.

Exemplos de dApps são carteiras de criptomoedas, jogos e soluções para o ramo de finanças descentralizadas (também conhecido como DeFi). Inclusive, as aplicações em DeFi representam a maior parte dos casos de uso da rede Ethereum.

Smart Contracts ou Contratos inteligentes

Smart Contracts ou contratos inteligentes são outra aplicação famosa da rede Ethereum, que possibilitaram a projeção da blockchain e criptomoedas para áreas comuns do cotidiano da sociedade.

São contratos com condições específicas e programas, e só são executados caso elas sejam cumpridas. Por exemplo, caso alguém venda uma casa para outra pessoa e registre a escritura em um contrato inteligente sob a condição do pagamento de 500 ETH, a escritura só será transmitida após o referido pagamento ser efetuado.

Em virtude da sua praticidade e das características inerentes de uma rede blockchain em termos de transparência e segurança, contratos inteligentes ganharam fama rapidamente, trazendo popularidade à rede Ethereum.

Finanças descentralizadas

Outra área que é válida ressaltar envolvendo a rede Ethereum, é o ramo de finanças descentralizadas (DeFi) que consiste em fornecer acesso ao público a serviços financeiros de forma descentralizada.

Empréstimos, por exemplo, podem ser executados sem a necessidade de um intermediário. Basta preencher as condições de um contrato inteligente, como colateralização do empréstimo, para que ele seja fornecido a um usuário.

Os usos de DeFi, bem como as quantias alocadas neste setor, têm crescido bastante. A expectativa é que essa área continue crescendo e se desenvolvendo, fornecendo mais oportunidades ao público atualmente desbancarizado – sem acesso a serviços bancários.

Como Comprar Bitcoin ou Ether

Para comprar Ether ou Bitcoin é possível recorrer diretamente a vendedores peer-to-peer (ou P2P). Eles vendem o criptoativo diretamente, sem intermediação.

Contudo, é possível ainda comprar por meio de corretoras de criptomoedas, como a BitPreço. Na BitPreço, os melhores valores de compra e venda são informados em tempo real, visando garantir que o usuário sempre faça um bom negócio quando se trata de seus Ethers ou Bitcoins.

O livro de ordens agrupa os valores em diferentes exchanges, criando oportunidades de arbitragem para os profissionais que operam no mercado de criptoativos.

Para comprar Ether ou Bitcoins na BitPreço é muito fácil: basta se cadastrar informando um e-mail, nome completo e senha. Após, é necessário enviar os documentos pedidos no procedimento de KYC, a fim de resguardar o usuário em caso de invasão da conta. 

É um procedimento simples, que envolve enviar uma selfie com um documento de identificação com foto, e fotos contendo frente e verso do mesmo documento.

Após, basta fazer um depósito na BitPreço para carregar sua conta e comprar Bitcoins na exchange onde o valor está mais baixo. 

Para ficar por dentro de todas as  novidades sobre a BitPreço, não esqueça de nos seguir nas redes sociais: Facebook, Instagram, TwitterLinkedin e Telegram. Além disso, caso tenha alguma dúvida, basta enviar um email para: [email protected].