O que é DAO?

Imagine isso: um carro sem motorista navega em busca de passageiros.

Depois de deixar alguém, o carro usa seus lucros para uma viagem a uma estação de recarga. Exceto pela programação inicial, o carro não precisa de ajuda externa para determinar como realizar sua missão.

Esse é um “experimento de pensamento” trazido a você pelo ex-colaborador de bitcoins Mike Hearn, no qual ele descreve como o bitcoin poderia ajudar as organizações sem poder por volta de 30 anos no futuro.

O que Hearn descreveu é um caso de uso de sonho para uma organização autônoma descentralizada, ou um DAO (sigla em inglês para decetralized autonomous organization), uma idéia que circulou pela comunidade não muito tempo depois que o bitcoin foi lançado em 2009. O pensamento é que se bitcoin pode acabar com intermediários financeiros, talvez empresas e outras organizações podem um dia operar sem gerenciamento hierárquico.

Em suma, os DAOs têm como objetivo codificar certas regras que uma empresa adotaria desde o início. Isso poderia estar reservando uma certa porcentagem dos ganhos por uma causa ou determinar um processo pelo qual essa regra poderia ser alterada.

No resumo, isso é semelhante a como uma empresa normal funciona. A grande diferença é que as regras das empresas normais não são aplicadas digitalmente.

O que é DAO?

O DAO

A tentativa mais conhecida de criar uma organização desse tipo chamava-se “The DAO“.

Lançado em 2016, o projeto falhou em questão de meses, mas é um bom exemplo do que as pessoas têm em mente quando falam sobre a tecnologia.

O plano era que os participantes recebessem tokens do DAO e votassem em quais projetos financiar. Para selecionar projetos para investir, ele se baseou na “sabedoria das multidões”.

Existem algumas maneiras que o DAO pretendia melhorar a governança das organizações de hoje:

  • Qualquer pessoa com acesso à Internet pode armazenar tokens do DAO ou comprá-los
  • Os criadores de DAO podem definir as regras em que votaram.

Em resumo, os DAOs funcionam de maneira semelhante. Eles contam com contratos inteligentes ou regras pré-programadas que descrevem o que pode acontecer no sistema.

Esses contratos inteligentes podem ser programados para executar uma variedade de tarefas, como distribuir fundos após uma determinada data ou quando uma certa porcentagem de eleitores concordarem em financiar um projeto.

Alguns proponentes dizem que pode funcionar para uma organização onde qualquer tipo de decisão precisa ser tomada, não apenas aquelas relacionadas ao dinheiro.

Essencialmente, eles vêem isso como uma forma de garantir “criptograficamente” a democracia, onde os interessados ​​podem votar em adicionar novas regras, mudar as regras ou expulsar um membro, para citar alguns exemplos.

Leia também:

Google Finance agora exibe cotação de Bitcoin e criptomoedas

Como investir em Bitcoin Passo a Passo?

Segurança

É fácil ver por que “código imparável” pode representar um problema de segurança.

Hoje, é difícil mudar um DAO ou os contratos inteligentes que o sustentam uma vez que ele é implantado no blockchain do ethereum. Isso é “bom”, porque uma pessoa ou entidade não pode alterar as regras.

Mas também é potencialmente uma enorme desvantagem. Se alguém encontrar um bug em um DAO em execução, os desenvolvedores não poderão necessariamente alterar o código.

Esse foi o problema com o DAO. Observadores observaram o atacante drenar lentamente os fundos, mas não conseguiram fazer nada para pará-lo. (Tecnicamente, o hacker estava seguindo as regras quando foram implantadas).

Os principais codificadores da Ethereum reverteram o histórico de transações para devolver fundos aos seus proprietários, o que foi uma decisão controversa que levou a uma ruptura na comunidade.

A melhor maneira de lidar com uma situação futura semelhante ainda está em debate

Texto e imagem extraídos de www.coindesk.com – Tradução livre.

Leia também:

Jogos para ganhar criptomoedas e Bitcoin: saiba como ganhar jogando