Vale a pena investir em Bitcoin? É um bom investimento em 2021?

Pessoas de todo o mundo se perguntam se vale a pena investir em Bitcoin (BTC). A criptomoeda mais procurada do mundo ainda gera desconfiança em alguns. Para acabar de vez com suas dúvidas, leia quais os motivos e vantagens de comprar (ou não) essa moeda.

O Bitcoin sofreu uma supervalorização nos últimos anos. Esse fato fez com que muitos empresários quisessem investir na moeda. No entanto, o que alguns não sabem é que o preço da moeda varia muito e é por isso que se deve estar bem informado e ter cuidado.

Apesar do acelerado crescimento deste aos olhos de todos, a criptomoeda ainda se mostra como uma incógnita. O receio de muitos tem razão, já que a moeda tem altas e baixas no mercado quase todo dia. Então, não dá para prever o valor que ela terá. 

Vale a pena investir em Bitcoin em 2021?

O Bitcoin é uma moeda virtual, ou seja , não existe na forma física. Além de ser também descentralizada. Isso quer dizer que ela não é controlada por nenhum governo ou Banco. Dessa forma, não há regulamento sobre ela.

Essa criptomoeda tem um sistema de registro próprio e livre de controles externos chamado Blockchain. Sendo assim, as transações dessa moeda são registradas nessa rede, livres de fraudes e de rastreios. Aliás, isso é mais uma prova de que vale a pena investir em Bitcoin.

Outro ponto importante que se deve saber antes de investir é o quanto a moeda é volátil. Ou seja, o valor dela pode subir ou descer em dias ou horas. Isso torna o Bitcoin um investimento de risco, mas também uma possibilidade de ter ganhos muito altos.

Rede Blockchain: mais um motivo de que vale a pena investir em Bitcoin

Em portugues significa cadeia de blocos. Então, se trata de um sistema de redes (blocos) vedados por uma criptografia e que se comunicam. Dessa forma as informações são passadas para as redes seguintes.

O Blockchain é usado pelas criptomoedas, e assim como elas, é descentralizado. Outro aspecto importante é que, uma vez realizada, a transação não pode ser revertida. Por fim, é inegável a segurança desta rede, e mostra porque vale a pena investir e comprar Bitcoin.

Porque a procura pelo bitcoin tem crescido tanto

Os assuntos em torno da moeda tem se tornado cada vez mais frequentes. Dessa forma, tanto empresários quanto pessoas “comuns” vêm buscando formas de investir na moeda. Mas, o que tem de diferente nessa moeda e porque vale a pena investir em Bitcoin. 

1 – Supervalorização do Bitcoin

As altas no preço do bitcoin, principalmente no ano de 2017, levou várias pessoas a uma corrida atrás da moeda. No entanto, a máxima “compre barato, venda caro” foi esquecida por muitos. Dessa maneira, foram compradas moedas com preços bastante altos.

Diante do exposto, fica claro que as pessoas, ao comprar bitcoins, esperam ganhar dinheiro com elas ao vendê-las mais tarde. 

2 – Moeda descentralizada: mais um motivo de que vale a pena comprar Bitcoin

O segundo fator que leva os investidores de plantão a se interessarem. Pois é livre de controle dos governos e bancos.

Vale a pena investir em Bitcoin? É um bom investimento em 2021?

3 – Diversificação para a carteira mostra que vale a pena comprar bitcoin

Em tempos de crise, ter mais opções para pagar as contas pode ser vantajoso. Além do mais, ter a moeda guardada dá uma certa segurança ao usuário, já que não se sabe como o futuro digital será.

4 – Mercado 24 horas

Outra vantagem que tem atraído novos investidores é o mercado de transações disponível todos os horários e dias. Essa é uma vantagem ao pensar se vale a pena comprar Bitcoin.

5 – Ativo deflacionário 

Uma questão bem interessante é que o Bitcoin é uma moeda limitada. Portanto só vai ser produzido 21 milhões de bitcoins no mundo. Em vista disso, esse fato gera especulações no mercado. Pois, quando não for mais produzido, a tendência é que seu valor seja muito alto.

Onde investir e comprar Bitcoin?

Uma dúvida comum em quem quer se aventurar no mundo das criptomoedas é onde adquiri-las. Esse é o primeiro passo para começar os investimentos. De forma básica, existem três formas de comprar o bitcoin:

  • Receber como pagamento por algum serviço prestado;
  • Fazer mineração de bitcoins (criar);
  • Comprar com um vendedor independente (Peer – to – Peer ou P2P);
  • Comprar em uma corretora (exchange).

Das formas apresentadas, a mais fácil e rápida é comprar a moeda em uma corretora que realiza esse serviço.. Além disso, muitos recorrem a vendedores P2P. No entanto,é bom avaliar se vale a pena investir e comprar Bitcoin com estes.

Escolha a exchange correta

Uma corretora funciona parecido a uma casa de câmbio. No entanto, em vez de trocar reais por dólar, por exemplo, troca-se a moeda convencional por Bitcoin. 

Na hora de se escolher uma exchange deve-se ter alguns cuidados. A princípio, existem inúmeras por aí, mas algumas só querem o seu dinheiro e aplicam golpes. Por isso, seja cauteloso ao decidir onde vale a pena comprar Bitcoin.

  • Escolha uma conhecida no mercado;
  • Pesquise sobre os clientes dela;
  • Observe e se informe sobre as taxas cobradas;
  • Saiba o quanto ela é confiável e segura;
  • Veja quais estratégias de mercado são usadas pela mesma.

Conheça a BitPreço e veja que vale a pena comprar e investir em Bitcoin através dela

A BitPreço é uma plataforma que reúne várias exchanges em um só lugar. Através dela, você pode comparar os preços do BTC (e de outras moedas) em diversas corretoras. Depois, é só escolher em qual investir e verá que vale a pena investir em Bitcoin.

Vantagens de investir e comprar Bitcoin na BitPreço

A plataforma faz com que sua busca pelas criptomoedas fique mais fácil. Pois, ela possui mais de 28 exchanges nacionais e internacionais.Dessa forma, fica mais fácil ver os valores das moedas e escolher quando e onde investir. Confira outras vantagens da BitPreço.

  • Variedade de corretoras (nacionais e internacionais);
  • Economia de tempo (tudo em um só lugar);
  • Tabelas com comparações dos preços de cada exchange em tempo real;
  • Plataforma simples e fácil de usar;
  • Negociação rápida;
  • Cadastro facilitado;
  • Quatro tipos de moedas diferentes;
  • Ferramentas adicionais.

Diversidade de moedas mostra que vale a pena comprar Bitcoin na BitPreço

Além da moeda mais popular do mundo, nesta plataforma é possível encontrar outros tipos de criptomoedas. Lembrando que todas são digitais (não existe na forma física).

  • Bitcoin;
  • Ethereum;
  • USDT;
  • cBRL.

Vale a pena comprar bitcoin na BitPreço: ferramentas adicionais

Outra vantagem encontrada na plataforma são as ferramentas disponíveis para o usuário. Em resumo, se trata de um simulador para simular as negociações de Bitcoins. Não apenas este, mas também uma calculadora para converter o preço da moeda em Real.

Passo a passo para investir na Bit Preço

Comprar a criptomoeda nessa plataforma é fácil, basta se cadastrar no site. Saiba como é fácil criar um cadastro, siga os passos abaixo e veja que vale a pena investir em Bitcoin na BitPreço:

  1. Entre no site;
  2. Vá na opção “Cadastrar”;
  3. Preencha todos os dados: nome completo, e-mail, senha;
  4. Após, envie os documentos pedidos no KYC (fotos dos documentos e do cliente);
  5. Por fim, aguarde a confirmação do cadastro e pronto, é só começar a comparar os preços.

Vale a pena comprar Bitcoin com vendedores P2P?

No mundo dos cripto ativos, o P2P é o meio utilizado quando os usuários não querem ser intermediados pelas exchanges.Em síntese,esta forma de pagamento simplesmente permite que uma pessoa transfira Bitcoins diretamente para outra e receba seu pagamento.

Essa forma de compra traz alguns riscos. Logo, se a pessoa tiver más intenções pode não pagar pelos Bitcoins. Dessa maneira, como as transações não podem ser revertidas, corre-se o risco de ficar sem suas criptomoedas.

Avalie e busque referências do vendedor P2P que pretende comprar. 

Vale a pena investir em Bitcoin? É um bom investimento em 2021?

Perfil do investidor de criptomoedas

Antes de saber se vale a pena investir em Bitcoins, conheça o perfil dos investidores dessa moeda digital. Veja se você tem os atributos necessários para atuar nesse tipo de mercado financeiro.

  • Gosta de assumir riscos altos;
  • Busca ganhos altos;
  • Tem tolerância a perdas de renda;
  • Busca ganhos em médio ou longo prazo;
  • Entende do mercado financeiro

Histórico de evolução do Bitcoin desde seu lançamento

É impressionante como essa criptomoeda vem crescendo desde sua criação. Avalie como o bitcoin passou a ser valorizado desde 2009 (ano de sua criação) até os últimos anos e veja se vale a pena comprar Bitcoin.

2009: o surgimento

No ano de sua criação, o Bitcoin não possuía valor algum. Ninguém comercializa essa moeda. Sendo assim, a única forma de adquiri-la era fazendo mineração.

2010: a primeira transação põe em dúvida se vale a pena comprar Bitcoin

Em 2010, a criptomoeda teve seu primeiro valor em dólar e era apenas US$ 0,23. Foi nesse ano também que houve a primeira compra paga com bitcoin. Em paralelo, na moeda brasileira (real), ele valia somente R $0,34.

2010 a 2014: a explosão 

A partir do seu primeiro valor, a moeda virtual foi crescendo cada vez mais. Dessa forma, em 2014, seu preço estava em R $890,00 e  em US $338. Sem contar que não teve nenhuma baixa nesse meio tempo.

2014 até os dias atuais: vale a pena comprar Bitcoin

Desde então, o Bitcoin vem sendo valorizado em reais dia após dia. Por outro lado, em dólar, ele teve duas baixas, em 2015 (-18%) e em 2018 (-2%). Mas, perceba que são valores pequenos se comparado ao tanto que ele cresceu.

Para mostrar isso em números, de 2010 (R $0,34)  a 2020 (R $79405), a criptomoeda valorizou 23,3 milhões por cento em Reais.

Já em dólar, de 2010 (US $0,23) a 2020 (US $13816), o aumento no seu valor foi de 6 milhões por cento. Com todos esses números fica fácil avaliar se vale a pena comprar Bitcoins.

O que se espera do Bitcoin no futuro?

Como você pode ver, tem muitos motivos para investir em Bitcoins. Em principal, o quanto a moeda se valorizou desde sua criação. Enfim, a tendência, segundo os economistas, é que vai se valorizar ainda mais.

O fato do valor da moeda ser instável e mudar de forma rápida gera um certo receio. Mas, olhando para o lado positivo, a possibilidade de ter ganhos altos é grande. Em suma, se trata de um investimento de risco, mas para ganhar é preciso apostar.

Apesar dos riscos presentes, em principal golpes digitais, vale a pena comprar Bitcoins sim. Contudo, antes de comprar estude bastante o mercado financeiro para não ter prejuízos. Além disso, aja com cautela e não compre de qualquer vendedor ou exchange.

Concluindo: Por que investir em Bitcoin?

O preço do Bitcoin costuma ser volátil. Logo, ele pode variar com mais frequência do que o dos ativos mais tradicionais.

Apesar disso, a criptomoeda apresenta uma tendência histórica de valorização:

Vale a pena investir em Bitcoin? É um bom investimento em 2021?
Variação do preço do Bitcoin desde 2016. Fonte: TradingView

Nesse sentido, não há como negar: o Bitcoin apresenta uma excelente tendência de alta a médio e longo prazo. Isso o torna um investimento interessante para quem tem paciência na hora de investir.

Também é possível ganhar dinheiro no “trade” de BTC; no entanto, isso requer uma análise técnica apurada por conta dos investidores.

Ademais, há vários motivos que apontam para o fato de que o Bitcoin é uma boa fonte de investimentos.

Bitcoin como reserva de valor

O Bitcoin pode ser considerado como um ativo de reserva de valor. Assim, os investidores procuram a criptomoeda em tempos de crise, tal qual o ouro.

No mais, essa visão ganha força pós a valorização do Bitcoin durante a crise da Covid-19. Mesmo durante a pandemia, o preço do Bitcoin disparou: em 2020, a valorização foi de aproximadamente 700%.

Emissão limitada de moedas

Ao contrário do Real e do dólar, a emissão de Bitcoin é limitada. Dessa maneira, não há como emitir BTC em excesso.

No total, serão emitidos 21 milhões de BTC, dos quais cerca de 18,5 milhões de BTC já foram minerados. Isso significa que o Bitcoin não sofre com inflação.

Pelo contrário: a criptomoeda tende a se valorizar em relação ao dólar e ao Real. Ou seja: ao armazenar Bitcoin, você se protege contra a inflação do Real. Nos países mais afetados pela inflação, como a Argentina e a Venezuela, a população recorre frequentemente ao Bitcoin.

Além disso, para entender a criação e emissão de BTC, confira o texto sobre a mineração de Bitcoin.

Segurança e privacidade nas transações

A blockchain na qual funciona o Bitcoin é praticamente impossível de se hackear. Ao mesmo tempo, a criptografia garante a segurança das transações.

Apesar das notícias de fraudes e roubo de criptomoedas, o problema não é a rede do Bitcoin, mas sim a maneira insegura como algumas pessoas armazenam o seu patrimônio.

Aumento do interesse institucional nas criptomoedas

O ano de 2020 foi marcado por notícias de empresas investindo em BTC. Foi assim que a Microstrategy se tornou a primeira empresa listada na Nasdaq a investir em Bitcoin.

Além dela, a Square – empresa comandada por Jack Dorsey, CEO do Twitter – comprou milhões de dólares em BTC. Na mesma linha, o fundo de investimentos da Grayscale possui mais de R$ 100 bilhões em Bitcoin.

Tudo isso aponta para o seguinte: o Bitcoin é um investimento promissor; caso contrário, não existiriam empresas apostando bilhões de dólares na criptomoeda.

Previsões otimistas sobre o Bitcoin

Milhares de investidores e entusiastas tentam “prever” o valor do Bitcoin. Apesar de isso ser quase impossível, existem modelos que colocam a criptomoeda valendo até um milhão de dólares.

Esse é o caso do modelo stock-to-flow criado por PlanB:

Vale a pena investir em Bitcoin? É um bom investimento em 2021?
Modelo stock-to-flow de PlanB. Fonte: digitalik.net

Na teoria de PlanB, 1 BTC pode valer US$ 1 milhão (R$ 5,31 milhões) em 2024.

Vale ressaltar que essa previsão é polêmica. De todo modo, há milhares de seguidores que apoiam a visão de PlanB sobre o futuro do Bitcoin.

Capitalização de mercado do Bitcoin

Mesmo que a previsão esteja errada, o Bitcoin ainda possui espaço para valorizar.

Atualmente, o valor de mercado total do ouro é de aproximadamente R$ 53 trilhões. Por outro lado, o valor total de mercado do BTC equivale a R$ 3,5 trilhões. Assim, caso o Bitcoin substitua o ouro como ativo de reserva, a tendência é a de que o seu preço dispare.

O processo de transição entre o BTC e ouro pode não se concretizar por inteiro. Contudo, mesmo uma troca pequena de investimento em ouro pelo BTC pode causar uma valorização enorme no preço do Bitcoin.

Vale a pena comprar e investir em Bitcoin? É realmente um bom investimento?

Todos os fatores apontados no texto confirmam um fato: sim, vale a pena investir no Bitcoin.

Essa é uma modalidade nova de investimentos que merece a atenção do público. Desse modo, para ver mais conteúdo sobre o Bitcoin, Ethereum (ETH) e Tether (USDT), acesse nossos artigos publicados no Blog.