O que é WBTC (Wrapped Bitcoin)? Tudo que você precisa saber

Aqui, falaremos sobre o WBTC (Wrapped Bitcoin), uma criptomoeda que é pouco falada e conta com uma série de benefícios…

Fomos acostumados a não imaginar que certas evoluções existentes hoje em dia fossem possíveis, e quando menos percebemos tudo isso já se tornou real.

O mesmo aconteceu com aproximadamente tudo que trouxe alguma inovação em todo esse mundo, mundo das invenções que transformam e impactam realidades.

Uma dessas grandes inovações são as criptomoedas, moedas digitais que estão deixando pessoas milionárias.

Nunca que numa escala de pensamentos céticos pensaríamos que poderia ser capaz em um mundo de dinheiro físico existirem moedas digitais.

Mas, será que esse avanço vale a pena, será que conseguirá mudar a atmosfera do mundo conhecido por nós?

É isso o que iremos desvendar nos próximos tópicos, e logo adiantamos: todo o cenário capitalista nunca mais será como antes, será histórico.

Para saber mais sobre este assunto? Então continue lendo este artigo.

Vamos lá?

O Mercado das Finanças nunca mais será o mesmo

Como mencionado, a cada dia começam a existir novas moedas digitais – ou para os mais chegados, as criptomoedas.

Elas estão impactando o mundo, fato este, que hoje em dia já encontramos pessoas que possuem dezenas e mais dezenas de milhões investidos nas queridinhas.

Além disso, também é possível que novas moedas estejam sendo criadas diariamente, ambas ansiosas por alguém que as agarre e as faça girar.

Toda essa inovação fará estrondos enormes e trará consigo resultados inimagináveis que despertarão gigantes dos investimentos – gigantes que transformarão coisas pequenas em coisas grandiosas.

Pode ser que ainda sobre um pouco de dúvida girando na mente das pessoas, por já estarem acostumadas com o que é normal, e arriscamos a dizer que logo em breve tudo isso será muito mais real do que já é.

Antes de explicarmos o que é o WBTC ou Wrapped Bitcoin, criamos um breve resumo sobre o que é moeda digital

Antes de Tudo Você Precisa Entender o que é uma Moeda Digital

Basicamente, é uma moeda que não possuímos fisicamente, onde ela fica hospedada em uma conta e assim podemos fazer transferências, pagamentos ou mesmo transações.

É uma forma de trazer mais segurança para as pessoas, mais acessibilidade e muito menos burocracia.

Afinal, o que é Wrapped Bitcoin?

Uma coisa em comum no mercado de criptomoedas são alguns fabricantes não tão conhecidos assim associarem suas criações ao nome Bitcoin, levando ao ponto de gerarem mais credibilidade – Em exceção, temos o Wrapped Bitcoin, ou WBTC.

Ele é uma versão um pouco melhorada e tokenizada do Bitcoin na Etherium.

O WBTC é compatível com o ERC 20 que é o padrão de compatibilidade acessível, além disso, foi anunciado em 26 de outubro de 2018, mas só foi lançado mesmo meses depois, no dia 31 de janeiro de 2019.

Significado de WBTC ou Wrapped Bitcoin

De forma simplificada o Wrapped Bitcoin, ou wBTC, são Bitcoins encapsulados na Blockchain do Ethereum, permitindo aproveitar todos os recursos dessa tecnologia, incluindo o uso em DeFi, como empréstimos e  Exchanges Descentralizadas, além de transferências muito mais rápidas.

Para cada Bitcoin depositado junto aos custodiantes do projeto, um wBTC é emitido na rede Ethereum.

De forma mais técnica, o Wrapped Bitcoin (WBTC) é um token ERC-20 que foi ao ar na rede Ethereum em janeiro de 2019. O token surgiu em desenvolvimento conjunto com a Bitgo, Kyber Network e Republic Protocol, tendo como objetivo principal a criação de um token na rede Ethereum com paridade 1:1 com o Bitcoin (BTC).

Como Ter Acesso ao WBTC?

Ao contrário do que muitos pensam, as criptomoedas não são criadas em massa, em especial, o WBTC é desenvolvido em uma escala de um para um.

Ou seja, para cada pessoa que o tiver em suas mãos, ou melhor, em suas carteiras de investimentos é necessário que tenha uma reserva do Bitcoin para que assim se torne acessível.

O problema de liquidez

Na publicação original do Wrapped Bitcoin, o autor Loi Luu dá muita ênfase à liquidez – ou a falta dela, ao negociar em uma exchange descentralizada (DEX) com um token que não seja baseado em Ethereum (ERC-20).

Então, para solucionar o problema de liquidez, o Bitcoin encapsulado foi criado para “trazer a liquidez do Bitcoin para o ecossistema descentralizado no Ethereum e aprimorar todos os aplicativos descentralizados”, de acordo com o comunicado inicial do projeto.

Leia também:

Binance Coin (BNB): o que é e como comprar?

Vale a pena investir em Bitcoin? É um bom investimento em 2021?

Como o WBTC funciona?

No entanto, o Wrapped Bitcoin tem uma estrutura de governança única e um mecanismo de consenso que difere do Bitcoin e do Ethereum. WBTC é um projeto DAO – Organização Autônoma Descentralizada – que usa um modelo de Governança Federada. Em outras palavras, a comunidade tem voz na tomada de decisões e na direção do projeto.

O consenso sobre a rede Wrapped Bitcoin usa um mecanismo de Prova de Reserva, o que significa que cada WBTC é apoiado por uma quantidade equivalente de Bitcoin, e isso é verificável observando o histórico de transações na cadeia.

Como comprar e vender WBTC?

Então, digamos que você queira comprar Wrapped Bitcoin para poder usar um token com o valor do Bitcoin em um contrato inteligente Ethereum que você escreveu, ou usar em uma Exchange Descentralizada. 

Primeiro, você se cadastra com um dos parceiros do Wrapped Bitcoin e envia a eles uma solicitação da quantia de Bitcoins que você gostaria de trocar por wBTC.

A BitPreço é um desses parceiros e, em breve, você poderá fazer suas trocas facilmente nesta plataforma. Além disso, a primeira exchange descentralizada no Brasil, BPdex, também negocia o token. Aconselhamos também usar a Coinlist.co, apesar das taxas serem um pouco altas para pequenas quantias.

O que é WBTC (Wrapped Bitcoin)? Tudo que você precisa saber
Imagem: wBTC whitepaper

Agora, digamos que você queira vender / resgatar seu wBTC por BTC. Nesse caso você faz o caminho inverso, enviando a quantidade de wBTC que você gostaria de queimar para resgatar uma quantidade equivalente de Bitcoin.

O que é WBTC (Wrapped Bitcoin)? Tudo que você precisa saber

Quando o comerciante recebe a solicitação, eles pegam a quantidade de wBTC que você enviou, queimam os tokens para que não existam mais e dão a você a quantidade equivalente de Bitcoin em troca.

Além desse fluxo apresentado, atualmente você pode também comprar ou trocar wBTC em grandes exchanges internacionais, como a Binance e a BPdex.

Vale a pena comprar o token Wrapped Bitcoin?

Para responder esta questão temos que levar em conta uma série de fatores, no entanto, a melhor resposta é saber o que é realmente melhor para ti.

Depende muito dos pontos de vista, e do que você precisa.

Existem uma série de fatores que podem dizer que investir nessa moeda digital não seria a melhor opção e que seria melhor investir em outras.

Portanto, a nossa recomendação mais sincera é que você entenda mais a fundo para que evite falhas desnecessárias.

Com isso você pode até mesmo encontrar uma opção que seja melhor para o seu perfil de investidor, pois alguns investidores possuem ciência de quais criptomoedas são as melhores, e quais podem se valorizar muito mais.

Inclusive, aqui na Bitpreço, temos uma série de artigos que podem te ajudar na hora de buscar a melhor opção para investir em criptomoedas, portanto, não deixe de conferir os outros posts diretamente do nosso site.

Ah, e se você gostou deste artigo, não deixe de compartilhar com outras pessoas que se interessam pelo assunto, valeu?

Não esqueça de baixar o aplicativo oficial da Bitypreço e faça seus investimentos em criptomoedas com segurança e economia! Grande abraço e até a próxima!

O que é WBTC (Wrapped Bitcoin)? Tudo que você precisa saberPara ficar por dentro de todas as  novidades sobre a Bitypreço, não esqueça de nos seguir nas redes sociais: InstagramTwitterLinkedin. Além disso, caso tenha alguma dúvida, basta enviar um e-mail para: [email protected]