Saiba tudo sobre sobre os Smart Contracts do Ethereum

Ethereum é um dos protocolos blockchain existente além do Bitcoin, e o primeiro sobre o qual foi possível desenvolver aplicativos descentralizados, também conhecidos como dApps

Os dApps só são possíveis por meio de uma tecnologia trazida pelo Ethereum, conhecida como contratos inteligentes, ou smart contracts. Eles automatizam relações e tornam possível a construção de ecossistemas sem a necessidade de confiança, seguindo a ideia das tecnologias descentralizadas.

Um smart contract é um protocolo cujo objetivo é facilitar digitalmente, verificar ou aplicar uma negociação ou performance de um contrato. Smart contracts permitem que transações confiáveis sejam realizadas sem terceiros.

São eles ainda os responsáveis pela popularização da tecnologia blockchain fora do contexto das criptomoedas, fazendo com que novos casos de uso surgissem e a tecnologia se tornasse cada vez mais popular.

Desburocratizando com smart contracts

Os smart contracts têm a capacidade de desburocratizar diversos processos, como os serviços cartorários, pois eles não se resumem a uma pessoa ou entidade. Um contrato imobiliário, por exemplo, pode contar com a imutabilidade da blockchain e a segurança dos smart contracts para ser executado.

Digamos que um comprador acorde com um vendedor que só terá direito a um imóvel após pagar uma certa quantia. Basta configurar um smart contract com essas condições para que, ao pagar o valor, a escritura do imóvel seja transferida – em um ambiente seguro para ambas as partes.

O mesmo se aplica a inúmeras outras áreas. Um diploma após a conclusão de um curso, o documento de um veículo, uma certidão de nascimento. Todos os processos em que são necessárias autenticações, os smart contracts podem ser aplicados.

Leia também:

O que é Ethereum 2.0: saiba tudo sobre seu lançamento

Como saber se o Bitcoin vai subir ou cair?

Como funciona na prática

Vitalik Buterin, co-criador do Ethereum, explicou como funciona na prática um smart contract. Segundo ele, um ativo ou moeda é transferido para um programa, e o programa executa um código que automaticamente valida uma condição em algum ponto e automaticamente determina se o ativo deve ir para uma pessoa – ou voltar para quem enviou. Além disso, ele decide se a pessoa merece ser ressarcida por conta de algum acordo. 

O documento é também duplicado, para que ambas as partes possuam cópias dele, aumentando a segurança.

Como Comprar Ethereum

Para comprar Ethereum é possível recorrer diretamente a vendedores peer-to-peer (ou P2P). Eles vendem o criptoativo diretamente, sem intermediação. 

Contudo, é possível ainda comprar por meio de corretoras de criptomoedas, como a BitPreço. Na BitPreço, os melhores valores de compra e venda são informados em tempo real, visando garantir que o usuário sempre faça um bom negócio quando se trata das suas economias.

O livro de ordens agrupa os valores em diferentes exchanges, criando oportunidades de arbitragem para os profissionais que operam no mercado de criptoativos.

Quem é Vitalik Buterin, criador do Ethereum?

Como comprar Ethereum na Bitpreço

Para comprar Ethereum na BitPreço é muito fácil: basta se cadastrar informando um e-mail, nome completo e senha. Após, é necessário enviar os documentos pedidos no procedimento de KYC, a fim de resguardar o usuário em caso de invasão da conta. 

É um procedimento simples, que envolve enviar uma selfie com um documento de identificação com foto, e fotos contendo frente e verso do mesmo documento.

Após, basta fazer um depósito na BitPreço para carregar sua conta e comprar Ethereum na exchange onde o valor está mais baixo. 

Para saber de novidades sobre a BitPreço, não esqueça de seguir nas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter! Além disso, caso tenha alguma dúvida, basta falar diretamente com a BitPreço pelo email do suporte: [email protected].

Compre agora na BitPreço!