Saiba como funcionam as transações do Bitcoin

As transações de Bitcoin são imutáveis, fazendo com que elas sejam muito seguras e transparentes. Porém, tendo em vista a utilização da tecnologia blockchain – que mantém a integridade dos dados -, elas também são irreversíveis.

Mas essas informações são amplas e não explicam de forma clara a magia das transações de Bitcoin, não abordam como elas funcionam.

Para entender como funcionam as transações de BTC, é preciso entender alguns pontos.

A magia da hash

Hash é um código longo, composto por números e letras, gerado ao final de cada transação. Ela é como se fosse um “recibo” da transação, sendo a prova de que uma movimentação foi registrada na blockchain.

Se uma movimentação ainda não gerou hash, ela não foi confirmada; se não foi confirmada, não aceite ao dizerem que já foi processada na blockchain.

Em qualquer explorador do Bitcoin, que são os sites onde é possível “auditar” a blockchain do BTC, é possível inserir a hash para obter informações. Nesses sites é possível verificar se a transação já possui confirmações, verificando se foi realmente validada.

Além das confirmações, uma hash também informa os endereços de carteira responsáveis por enviar e receber Bitcoin, a quantidade, o momento e outros dados técnicos.

De um lado para o outro

Sabendo o que é uma hash, é possível explicar mais facilmente como funciona uma transação de Bitcoin. É simples: se o emissor tem saldo em Bitcoin, ele vai enviar a quantia e, após confirmada, ela será creditada na carteira do destinatário.

Simples assim. Não há “bloqueio” de conta, não há problema na blockchain. Enviou, confirmou, caiu do outro lado. Geralmente, algumas plataformas cobram seis confirmações, fazendo com que o valor demore um pouco mais a ser creditado. 

Porém, justificativas como “queda da rede do Bitcoin” para justificar atrasos em pagamentos não colam. Se uma pessoa possui Bitcoins, basta enviar, é simples.

Em raríssimos casos, é possível que um nó da blockchain do BTC esteja corrompido, atrapalhando a transação. 

Sem expediente

Transações de Bitcoin não se submetem a um expediente, a blockchain funciona durante as 24 horas de todos os dias. Em raríssimos casos de desativação da rede, é possível que as transações sejam paralisadas por alguns instantes. Porém, regra geral, BTC é enviado de uma ponta a outra a qualquer momento.

Porém, isso diz respeito à blockchain do Bitcoin. É possível que plataformas tenham problema de infraestrutura, como manutenções em exchanges, e as transações sejam paralisadas. Nesse caso, é necessário aguardar.

Mas a regra é clara: Bitcoin se envia a qualquer hora!

Como Comprar Bitcoin ou Ether

Para comprar Ether ou Bitcoin é possível recorrer diretamente a vendedores peer-to-peer (ou P2P). Eles vendem o criptoativo diretamente, sem intermediação.

Contudo, é possível ainda comprar por meio de corretoras de criptomoedas, como a BitPreço. Na BitPreço, os melhores valores de compra e venda são informados em tempo real, visando garantir que o usuário sempre faça um bom negócio quando se trata de seus Ethers ou Bitcoins.

O livro de ordens agrupa os valores em diferentes exchanges, criando oportunidades de arbitragem para os profissionais que operam no mercado de criptoativos.

Para comprar Ether ou Bitcoins na BitPreço é muito fácil: basta se cadastrar informando um e-mail, nome completo e senha. Após, é necessário enviar os documentos pedidos no procedimento de KYC, a fim de resguardar o usuário em caso de invasão da conta. 

É um procedimento simples, que envolve enviar uma selfie com um documento de identificação com foto, e fotos contendo frente e verso do mesmo documento.

Após, basta fazer um depósito na BitPreço para carregar sua conta e comprar Bitcoins na exchange onde o valor está mais baixo. 

Para ficar por dentro de todas as  novidades sobre a BitPreço, não esqueça de nos seguir nas redes sociais: Facebook, Instagram, TwitterLinkedin e Telegram. Além disso, caso tenha alguma dúvida, basta enviar um email para: [email protected].

Leia também:

Qual o melhor investimento hoje para ganhar dinheiro?

O que é Bitcoin Hash? E por que ele é tão importante?