Quem é Vitalik Buterin, criador do Ethereum?

Ao contrário do Bitcoin (BTC), o criador do Ethereum (ETH) chama-se Vitalik Buterin e é conhecido pela criptoesfera. Ele costuma participar ativamente do Twitter. Além disso, o empresário comenta frequentemente sobre o ETH e as demais criptomoedas.

Você conhece o criador do Ethereum, Vitalik Buterin? Se quer saber mais sobre ele e a sua criptomoeda, acompanhe o nosso texto!

Quem é Vitalik Buterin?

Esse jovem russo, radicado no Canadá desde criança, é um dos jovens mais ricos do planeta. Criador da Ethereum, a segunda maior criptomoeda do mundo, Vitalik Buterin, diferente do criador do Bitcoin, é um rosto conhecido.

Vitalik Buterin é um programador de origem russo-canadense nascido em 1994. Apesar de ter nascido na Rússia, ele imigrou para o Canadá ainda na infância. Desde cedo, Buterin demonstrou facilidade na escola e chegou a tomar aulas para alunos superdotados.

Em 2011, Buterin começou a se envolver com as criptomoedas através do Bitcoin. Ele foi o co-fundador da revista Bitcoin Magazine. Ademais, ele atuou como um entusiasta do Bitcoin por aproximadamente dois anos.

Com o tempo, Vitalik passou a ver a blockchain de uma forma diferente. Para ele, a utilidade da blockchain ia muito além de um “mero” meio de transações. Foi assim que o Ethereum surgiu.

Vamos entender um pouco mais da sua história.

Vitalik Buterin e sua infância no Canadá

Desde menino, Vitalik Buterin teve sua inteligência reconhecida, sendo enviado para uma turma na escola de crianças superdotadas no terceiro ano do ensino primário. Foi por lá que logo se destacou nas matérias de matemática e posteriormente de programação.

Tinha resultados louváveis e muita facilidade na adição de números de três dígitos, mais rápido que qualquer criança da sua idade. E ainda conseguiu medalha na Olimpíada Internacional de Informática.

Neste caminho, foi se aproximando cada vez mais do mundo da economia e tecnologia.

Em entrevista, Buterin afirmou certa vez que por ter suas habilidades matemáticas tão afloradas, ele acabou por se tornar um menino isolado de eventos sociais e amizades.

O contato de Vitalik Buterin com as criptomoedas

Assim como a maioria de nós, a primeira vez que ouviu sobre criptomoedas não entendeu totalmente do que se tratava. Por outro lado, o assunto lhe pareceu bastante interessante. 

Estudando mais sobre o conteúdo, passou seis meses viajando ao redor do mundo, de Israel a Londres e Amsterdam, conversando e entendendo mais sobre os futuros caminhos do Bitcoin.

Cada vez mais fascinado, Vitalik Buterin participou de muitos fóruns sobre a temática, ao mesmo tempo que começou a escrever como freelancer para um blog relacionado. E assim foi entendendo o potencial desse mercado.

Para se aprofundar no que escrevia, Vitalik Buterin não parava de estudar. E foi assim que saiu do blog para ser o co-fundador de uma revista sobre Bitcoin. Quanto mais escrevia, mais entendia e podia constatar as limitações dos blockchains do Bitcoin.

Ao tentar inovar, trabalhando e adicionando funcionalidades em cima das já existentes para o Bitcoin, sentiu grande resistência do mercado. E foi aí que decidiu agir por conta própria.

Vitalik Buterin e o surgimento da Ethereum

O ano chave de sua trajetória foi 2013, quando pôs no papel suas ideias e enviou para serem avaliadas e criticadas por alguns amigos e conhecidos.

Junto com 8 cocriadores, o projeto foi lançado para financiamento coletivo em 2014. E assim foi criada uma empresa sem fins lucrativos para o desenvolvimento aberto da Ethereum.

Desta forma, com os financiamentos coletivos dos mais lucrativos até hoje, o projeto foi lançado.

Como todas as empresas, teve seus momentos de turbulência, mas nada que impossibilitasse o lançamento da primeira versão publicamente disponível em 2015.

Após anos de aprimoramentos e várias adaptações, hoje a Ethereum já tem uma entrada significativa em quase todo mundo, inclusive em empresas pequenas e grandes da China – apesar do governo chinês ser resistente às ações do Bitcoin normalmente.

Mais que só a empresa, a postura de Vitalik Buterin de ser o rosto por trás do negócio também abre portas e impulsiona ainda mais seu crescimento. Além da China, Buterin também apresenta um bom relacionamento com outros governos que têm por hábito criar barreiras para outras criptomoedas, como a Rússia.

A Ethereum continua a ter crescimentos expressivos, e novas versões mais sólidas vêm sendo desenvolvidas. E Vitalik Buterin já ganhou muitos prêmios, como o Prêmio Mundial de Tecnologia em 2014. Além de ter saído em muitas listas de afortunados pelo mundo.

Ainda um menino, pode-se dizer que Vitalik Buterin é um prodígio de futuro promissor e totalmente indefinido. Se aos 27 anos ele já atingiu esses patamares, quem sabe dizer onde esse rapaz pode chegar, não é mesmo?

Quem é Vitalik Buterin, criador do Ethereum?
Perfil de Vitalik Buterin no Twitter

O Ethereum

Buterin considerava o Bitcoin limitado. Assim, numa entrevista recente à Business Insider, o programador afirmou o seguinte:

“Pense na diferença entre uma calculadora e um smartphone. A calculadora faz a sua função muito bem. Contudo, as pessoas querem fazer várias outras coisas. Se você tem um smartphone, você tem um app de calculadora… e outro de músicas, e um browser. A ideia era tornar o sistema [blockchain] mais geral”, afirmou Buterin.

Dessa maneira, o programador via o Bitcoin como uma “calculadora”: útil, porém limitado. Por isso que a blockchain do Ethereum, criada em 2015, permite o registro de informações e a criação de programas e criptomoedas.

Além da criptomoeda ETH, a rede do Ethereum possibilita a criação de contratos inteligentes (“smart contracts“, no termo em inglês) e aplicativos descentralizados (“dApps“, em inglês).

Ethereum versus ether

Quem é Vitalik Buterin, criador do Ethereum?
Preço do Ethereum entre 2019 e janeiro de 2021. Fonte: TradingView

Tecnicamente, o termo “Ethereum” se refere à blockchain criada por Buterin. Por outro lado, o termo “ether” designa a criptomoeda originada dessa rede. Contudo, na prática, é muito comum que as pessoas e os sites utilizem o Ethereum como sinônimo para essa mesma criptomoeda.

Assim como o Bitcoin, o ETH viu o seu valor disparar ao final de 2020.

Acesse também:

O que é Metamask? É seguro?

Calculadora de bitcoin e criptomoedas da Bitpreço

Para quê serve o Ethereum?

Conforme foi esclarecido, a blockchain do Ethereum foi criada para ampliar as possibilidades criadas pelo Bitcoin.

Isso significa que a rede de Buterin serve a vários propósitos, incluindo:

  • Transações pessoa-a-pessoa com ether (ETH)
  • Desenvolvimento de contratos inteligentes
  • Cunhagem de criptomoedas baseadas em ETH
  • Criação de aplicativos descentralizados
  • Operações das finanças descentralizadas (mercado DeFi)

Vale lembrar que nós já explicamos os contratos inteligentes; desse modo, para saber mais sobre o tema, acesse o artigo que a BitPreço preparou para você.

Em suma, o Ethereum é uma plataforma que permite o desenvolvimento de vários aplicativos e soluções descentralizadas em blockchain. Também é possível conferir os detalhes sobre o funcionamento da blockchain do Ethereum neste outro artigo.

Quem é Vitalik Buterin, criador do Ethereum?
Vitalik Buterin, criador do Ethereum.

Diferenças entre o Ethereum e o Bitcoin

Há várias diferenças entre o Ethereum e o Bitcoin. Em primeiro lugar, o Ethereum não possui uma emissão limitada de criptomoedas, enquanto o Bitcoin é limitado a 21 milhões de unidades.

Ademais, com a atualização recente do protocolo, a mineração de ETH vai acabar em breve. Entretanto, o BTC vai ser minerado até que as suas 21 milhões de moedas sejam “cunhadas”.

Outro ponto importante é o fato de que os blocos de ETH são completados em poucos segundos. Todavia, um bloco de BTC demora cerca de dez minutos para ser acrescentado à blockchain.

Finalmente, é possível dizer que o BTC e o ETH servem a propósitos diferentes: enquanto o Bitcoin consiste numa alternativa às moedas fiduciárias, o ether serve como uma plataforma descentralizada de criação e desenvolvimento de aplicativos.

Ficou com vontade de comprar ETH? Entre no marketplace da BitPreço e faça a sua oferta agora mesmo!