Quais são os riscos e benefícios de investir em Bitcoin e criptomoedas?

O interesse de investir em Bitcoin (BTC) está cada vez maior, já que a moeda não para de valorizar. Depois de três anos, o BTC quebrou o seu recorde de preço e alcançou os R$ 220 mil, em janeiro de 2021.

Porém, muitos investidores não conhecem o Bitcoin a fundo e, por esse motivo, têm receio em investir nesse ativo.

Assim como qualquer investimento, demanda análise de vantagens e desvantagens, investir em criptomoedas também exige que se conheça o que pode ser risco e o que pode ser benefício para o investidor.

Sabendo disso, listamos aqui os principais riscos e benefícios de se investir em Bitcoin e outras criptomoedas para trazer uma luz e ajudar você a conhecer cada vez melhor o mundo das moedas virtuais. Confira!

O que é o Bitcoin?

Em síntese, o Bitcoin é um ativo digital descentralizado. Logo, os governos e Bancos Centrais não controlam a criptomoeda. A emissão de BTC é limitada a 21 milhões de unidades e jamais será alterada; até o momento, cerca de 18,6 milhões de BTC já foram minerados.

Aqui no Blog, nós explicamos as criptomoedas em detalhes. Dessa maneira, para entender melhor sobre esse ativo, acesse o artigo que explica o funcionamento da mineração de Bitcoin.

Benefícios e vantagens de investir em Bitcoin

O investimento no Bitcoin e outras criptomoedas está promissor em 2021. Veja alguns motivos e pontos positivos que levam a isso.

Emissão limitada

Como foi dito, o Bitcoin não pode ser “impresso” por governantes. Isso significa que a criptomoeda não sofre com a inflação. Pelo contrário: o BTC é considerado um ativo deflacionário, ou seja: ele valoriza com o tempo.

As moedas fiduciárias, por sua vez, costumam desvalorizar com o tempo. Basta acompanhar o desempenho do Real frente ao ouro e às demais moedas.

Aumento do interesse institucional

Cada vez mais empresas estão comprando o Bitcoin. Esse fenômeno, conhecido como investimento institucional, empurra o preço do ativo para cima, já que a emissão de novos BTC é limitada.

Apenas a Grayscale, que é um fundo de investimentos, possui quase 600 mil BTC, o que equivale a R$ 120 bilhões em criptomoedas. Ademais, a Microstrategy, listada na Nasdaq, também está investindo pesado em BTC; o mesmo vale para a Square, cujo dono é Jack Dorsey, o CEO do Twitter.

Bitcoin como ativo de proteção

Muitos investidores acreditam que o Bitcoin pode ser utilizado como um ativo de proteção. Essa modalidade de ativos é buscada pelo mercado em tempos de crise, como esse causado pela pandemia da Covid-19.

Atualmente, o ouro é o principal ativo de proteção do mercado. Entretanto, a situação está mudando. Assim, com o Bitcoin substituindo o ouro, a tendência é a de valorização no preço da criptomoeda.

Principais Benefícios das Criptomoedas

Agora que você já conhece os pontos que deve considerar sobre Bitcoin, apresentamos os principais benefícios que as criptomoedas oferecem para os investidores.

Com essas informações, fica mais fácil direcionar seu investimento em criptomoedas e ampliar suas possibilidades de lucro nesse promissor mercado.

Ótimo Potencial de Valorização

Desde que surgiram, o investimento em criptomoedas tem mostrado um potencial de valorização sem precedentes.

Quem investiu nos primeiros anos, obteve grandes lucros – e esse potencial continua se mostrando uma tendência.

Segurança do Blockchain

Desde a grande crise de 2008 que o mercado financeiro tradicional já não é mais visto com os mesmos olhos pelos investidores.

E as criptomoedas contam com o blockchain, que já é considerado mais seguro que Wall Street e tem se mostrado muito eficiente para assegurar as transações virtuais.

Facilidade de Acesso às Informações

Até pouco tempo qualquer detalhe sobre como investir em criptomoedas parecia um mistério digno de Hollywood, mas atualmente com o crescimento desse mercado já existe muita informação para preparar e qualificar os investidores.

Cada Vez Mais Empresas Estão Investindo

Empresas do mundo todo estão investindo boa parte de seus recursos no mundo cripto, o que está proporcionando maior segurança e sinais de regulamentação do mercado, empurrando para cima a valorização das criptomoedas.

Agilidade e Democratização das Transações

A exemplo de todas as vantagens que o mundo virtual está trazendo para a sociedade mundial, as transações com moedas virtuais podem ser realizadas com agilidade e protocolos de segurança para o usuário e com a possibilidade de qualquer pessoa ter acesso ao mundo cripto.

Custos Reduzidos

Não há impressão de moeda, não há demanda de imensos escritórios e prédios, e nem a necessidade de corretores e grandes grupos comerciais para viabilizar a existência das criptomoedas, por exemplo.

Isso joga o custo para baixo e democratiza esse universo, já que estamos falando de um mercado virtual.

Aceitação para Pagamentos

Muitos países já começam a regulamentar as moedas virtuais e elas já estão sendo aceitas para pagamentos de produtos e serviços.

Privacidade e Anonimato

Como não há uma entidade reguladora e as negociações são realizadas diretamente entre os usuários de forma virtual, somente as informações dos protocolos de segurança é que precisam ficar visíveis, enquanto que dados pessoais não precisam ser compartilhados, mantendo o sigilo.

Principais Riscos das Criptomoedas em geral

É muito comum vermos pessoas querendo investir em criptomoedas por estarem maravilhadas com o alto potencial de lucratividade das moedas virtuais.

Mas apesar de ser possível ganhar muito dinheiro com criptomoedas, existem alguns riscos que precisam ser considerados a fim de se evitar prejuízos inesperados, e aqui estão os principais riscos que você deve conhecer. Confira os pontos negativos:

Ausência de Autoridade Reguladora

As criptomoedas foram criadas para ser uma forma dinâmica e ágil para se realizar negociações e investimentos no mundo virtual, diretamente pelos usuários envolvidos.

Ao mesmo tempo em que isso pode ser uma vantagem, pode representar um risco, já que não há nenhuma autoridade que direcione as tomadas de decisões e as normas para as boas práticas de mercado.

Inexistência de Regulamentação Específica

A falta de uma regulamentação é um ponto que demanda muita atenção do investidor, pois muitos países ainda não regulamentaram e nem mesmo reconhecem as criptomoedas, que por serem globais, dificilmente alguma norma conseguirá ditar as regras gerais do jogo.

Altas Oscilações de Mercado

O mundo virtual como um todo é muito dinâmico e a cada dia novos produtos e serviços surgem para o público.

Com as criptomoedas esse excesso de dinamismo pode ser um ponto negativo, pois pode haver um descontrole de um mercado ainda não totalmente regulamentado que leve a mudanças repentinas que impõem riscos de quebras.

Risco de Ciberataque

Apesar de os investimentos em criptomoedas possuírem protocolos de segurança, como o blockchain – que tem se mostrado muito seguro e eficiente e até agora não registrou nenhum ataque bem sucedido –, a alta valorização e altos ganhos com as moedas virtuais está constantemente na mira de criminosos virtuais.

Intervenção Chinesa

A China é um dos países mais fechados e controlados do mundo, sofrendo com intervenções do governo em praticamente todas as áreas – E é lá que estão cerca de 50% dos mineradores de criptomoedas.

Com as atuais intervenções contra o mercado de criptomoedas na China, as ações de grande parte destas moedas se tornam fragilizadas.

Inexistência de Lastro Econômico

O valor real das moedas tradicionais é garantido pelas riquezas de um país, o chamado lastro econômico; no caso das moedas virtuais não há nada que ofereça essa garantia.

Leia também:

O que é Hardwallet?

Como declarar Bitcoin e criptomoedas no Imposto de Renda (IR)?

Novas Moedas Surgem Constantemente

Justamente pela desnecessidade de lastro é que novas moedas surgem com frequência e isso representa o risco de que algumas delas simplesmente caiam em desuso depois de algum tempo.

Além do próprio excesso de oferta que pode derrubar o valor de algumas das moedas virtuais.

Alta Volatilidade

Você certamente já viu as alterações diárias das bolsas de valores, resultado de incontáveis fatores.

As criptomoedas sofrem oscilações ainda maiores e em mais vezes por dia que o mercado tradicional de ações.

Riscos e desvantagens de investir em Bitcoin

Todo investimento apresenta riscos. Caso contrário, não seria possível fazer dinheiro ao investir em qualquer modalidade de ativos.

Volatilidade no preço do Bitcoin

No caso do Bitcoin, o principal risco é a volatilidade de curto prazo no preço da criptomoeda. Em apenas um dia, o preço do BTC pode variar 5%, 10% ou 20%, o que assusta os investidores mais cautelosos.

Contudo, o desempenho a médio e longo prazo supera, de longe, essa instabilidade de curto prazo. Historicamente, o Bitcoin valoriza, conforme se observa no gráfico.

Quais são os riscos e benefícios de investir em Bitcoin e criptomoedas?

Segurança cibernética

A rede do Bitcoin jamais foi hackeada. Por ser descentralizada e criptografada, ela é extremamente segura.

No entanto, o armazenamento de Bitcoin continua sendo um problema. Existem carteiras de criptomoedas físicas e digitais. Geralmente, as físicas são mais seguras, mas elas também podem apresentar vulnerabilidades.

Ademais, algumas corretoras de criptomoedas já sofreram ataques hackers bem-sucedidos. Por isso, vale a pena utilizar empresas confiáveis, como a BitPreço, para comprar e vender as suas criptomoedas.

Conclusão

Sabemos que realmente parecem muitos detalhes ao se investir em criptomoedas, mas é bem melhor saber onde se está pisando do que dar tiros no escuro, não é mesmo?

Então continue essa jornada de aprendizado e informação, pois o mundo das criptomoedas oferece ótimas oportunidades de investimento para você planejar o seu futuro.

O que achou deste artigo? Foi útil para você? Se sim, compartilhe com outras pessoas para que possamos levar mais conhecimento sobre este assunto para mais gente.

Afinal, as criptomoedas se tornarão o novo normal na hora de realizar transações, e até mesmo para os investimentos.

Para ver mais dicas, fique de olho no Blog da BitPreço! Lá você encontra informações sobre as principais criptomoedas do mercado.