Quais os tipos de criptomoedas que existem?

Você já conhece todos os tipos de criptomoedas que existem?

O mercado de criptoativos está sempre aberto a mudanças, assim como acontece na Bolsa de Valores. Capitalização de mercado, supply e aumento da confiança na rede são apenas alguns dos fatores que podem alavancar o preço de uma criptomoeda.

Certeza de que quem permaneceu no “bull run” em 2020 se deu muito bem e quem saiu, viu perder uma grande oportunidade. Uma das principais características das criptomoedas é a sua alta volatilidade é o principal motivo para a sua existência é que esta é uma boa forma de poder realizar transações financeiras sem a interferência de terceiros.

Os principais tipos de criptomoedas do mercado

Geralmente o topo do ranking das criptomoedas costuma listar até 10 moedas, que podem variar de acordo com as últimas movimentações do mercado, mas uma coisa não tem mudado nos últimos anos: Bitcoin na liderança e Ethereum na segunda posição. Os que estão abaixo apesar de terem um alto valor de negociação, não estão chegando nem perto dessas duas supremacias.

Algumas moedas apresentaram quedas ao longo do tempo, mesmo se mantendo no Top 10. O Bitcoin Cash é um dos exemplos, que após realizar hard forks acabou perdendo muito valor de mercado, com períodos onde a sua desvalorização foi de quase 20%.

Isso não acontece com o Bitcoin e Ethereum. O Bitcoin vem tendo uma valorização de mais de 100% por ano de média e o Ethereum que em 2021 teve picos de alta de quase 200%.

Quais os tipos de criptomoedas que existem?

Também temos outras moedas que são destaques, principalmente pela iniciativa da privacidade, como Monero e Dash. Essas moedas ainda não são tão negociadas em exchanges e por isso acredita-se que podem evoluir ainda mais conforme o tempo. Acontece que investidores tradicionais como grandes corporações que assustaram o mundo investindo no Bitcoin, como Elon Musk, não tendem a investir em moedas que não são Top 10 de capitalização do mercado.

Valorização da Chainlink: é uma moeda para o futuro?

A Chainlink (LINK) desde que entrou no Top 10 do Mercado não saiu mais e tem se mantido na casa de pelo menos 20 dólares e atingiu picos de valorização onde superou os 30 dólares.

Se trata de uma rede descentralizada que surgiu na rede do Ethereum, onde uma ativa comunidade de investidores e um fluxo impressionante de parcerias fez com que somente em 2020 o preço do token disparasse 800%. E para os próximos anos tem o que esperar dessa moeda, além de que ela veio para se consolidar.

Leia também: Saiba como e onde comprar criptomoedas facilmente

Um pouco sobre os 10 principais tipos de criptomoedas do mercado

Seguindo o tópico deste artigo, agora vamos destacar um pouco sobre os principais tipos de criptomoedas do mercado e por que investir:

1- Bitcoin

O Bitcoin foi o primeiro projeto de pagamentos em criptografia descentralizado. Surgiu em meio a Crise Econômica Mundial de 2008 em que vários bancos e empresas do ramo imobiliário tiveram um crash. Foi inventada por um pseudônimo com o nome de Satoshi Nakatomo.

Se popularizou ao longo dos anos e começou como a maioria das criptomoedas: como uma piada! Ao longo da história muitas pessoas perderam milhões e até bilhões de dólares que tiveram em suas mãos sem fazer muito esforço, como no caso das 2 pizzas compradas por 10.000 bitcoins.

A compra de Bitcoins é a mais popular e pode ser realizada em diversas exchanges. Como a compra de unidades ficou muito cara ao longo do tempo, praticamente todos os investidores compram frações dessa cripto.

2- Ethereum

A Ethereum conseguiu se consolidar mesmo parecendo ser um projeto bem mais centralizado e sem um limite de unidades disponíveis no mercado, parecendo até como as impressoras de governo são, emitindo dinheiro quando bem entenderem.

Mesmo não sendo uma reserva de valor como o Bitcoin, a rede se valorizou muito por oferecer contratos inteligentes e modernos.

3 – Tether – USDT

A única stablecoin do mercado que se encontra entre as principais moedas, com lastro em dólar e que é muito usado principalmente em países onde o dólar não é de tão fácil acesso, como possuir contas bancárias em dólar. Sendo assim, é trocado até mesmo com moedas de mais valor como o euro para então negociar pares como Bitcoin, ADA, Link e outros nas exchanges. Faça seu cadastro para comprar Tether usando a Bitpreço.

4 – BNB

Surgiu como uma moeda de troca na Binance e se popularizou, hoje estando presente nas principais exchanges do mundo. Alterna momentos de pódio com a Tether e garante transações P2P sem taxas na Binance.

5 – ADA

A moeda preferida para quem não quer investir muito dinheiro em cripto e se acredita que ela ainda tenha muito espaço no mercado. Possui sua própria blockchain, a CSL.

Quais os tipos de criptomoedas que existem?

6 – XRP

Apesar de ter sofrido críticas nos últimos tempos e até passado por um processo na SEC, é uma opção para se fazer um trade curto. Muitos traders tem comprado XRP, obtido um lucro e usado dessa moeda para comprar outras mais valiosas.

7 – Litecoin

Inspirado e com código peer to peer semelhante ao Bitcoin, ela tem algumas vantagens como o processamento de blocos em menos de 5 minutos e também é possível minerar a moeda através de scrypt.

8 – Chainlink

A Chainlink foi criada com uma iniciativa muito inteligente, visando servir como uma ponte entre as várias redes blockchain. É uma rede que possui sistema de pagamento e armazenamento na nuvem.

A Link irá crescer sempre na medida em que as aplicações descentralizadas sejam cada vez mais procuradas.

9 – Bitcoin Cash

A Bitcoin Cash foi criada através de um Hard Fork em 2017, onde se separou do Bitcoin. Assim todos os seus usuários que possuam bitcoins, tiveram as reservas duplicadas e receberam bitcoin cash.

Tem um protocolo alternativo de produção ao Bitcoin e sempre se manteve com um preço mais abaixo que o Bitcoin original, ainda que com uma ótima margem de lucro.

10 – XLM

A XLM é o token do projeto Stellar Lumens e foi criada em 2014 por Jed McCaleb. Teve pontos parecidos e outros não tão parecidos com a XRP, que foi fundada também por Jed. 95% dos seus tokens iniciais foram dados grátis através de airdrop.