OTC: o que é e como operar?

O OTC disponibiliza aos investidores uma nova forma para suas negociações financeiras. Contudo, é necessário que se entenda todas as diferenças que esse comércio possui. Afinal, o mais comum é a compra e venda de ativos com a intermediação de bolsas. 

O mercado OTC possui diversas diferenças da bolsa de valores tradicional. Dessa forma, é válido que se avalie a segurança de qualquer transação feita nesse mercado. Conheça aqui mais sobre esse mercado. 

O que é OTC? O que significa, afinal?

A Over the Counter ou OTC é uma palavra em inglês que possui como significado “sobre o balcão”. Assim, antes de haver transações eletrônicas, as ordens do mercado financeiro funcionam de forma manual. Ou seja, no balcão de negociações.

A OTC também é conhecida como uma mesa de operações. Portanto, é por meio dela que são negociadas, fora do livro de oferta, as transações financeiras. Por meio dessa mesa são realizadas as seguintes operações com Bitcoin e as demais criptomoedas: 

  • Compra;
  • Venda; 
  • Transferência entre carteiras e contas bancárias. 

O mercado OTC atua com ativos não regulamentados. Ou seja, funciona de forma paralela ao tradicional. Entretanto, suas negociações são feitas diretamente entre vendedor e comprador.

As características do OTC, o tornaram uma forma de negociação mais atrativa. Sendo então utilizada por instituições com um menor capital. Além de ser usada por investidores varejistas que possuem uma larga escala.

OTC: o que é e como operar?

No Brasil esse tipo de mercado de negociação está ganhando bastante espaço dentro do mercado de cripto ativos. Onde oferece um método para que diferentes volumes sejam negociados. Além de não depender de um livro de ofertas.

Para que serve o mercado OTC?

O mercado OTC ou a mesa de Operações tem como destinação negociações com uma maior e mais rápida liquidez e também um preço fixo. Sendo assim, destinada a clientes que necessitam de agilidade em suas transações e na comparação de taxas dos serviços. 

Como operar no OTC?

Nas negociações OTC não existe local físico para se negociar Assim, qualquer operação no mercado balcão, não terão intermediadores como na bolsa tradicional. Sendo então realizadas a compra e venda de ativos feitos direto com o comprador e a exchange. 

As corretoras (exchanges) são responsáveis pelo registro das transações feitas. Onde formaliza na câmera de registros todas as negociações. Nesse caso, OTC é o mercado mais organizado e também o que oferece uma melhor leitura do volume financeiro. 

Para se operar no OTC é necessário escolher uma corretora ou banco de investimentos que faça esse tipo de negociação. Além de sempre pesquisar sobre a reputação da empresa e sua atuação no mercado de criptomoedas e ativos digitais. 

Quais as vantagens de negociar no OTC?

Uma das principais vantagens das operações no mercado de balcão, é o fato de uma “área” mais livre e mais prática do que a Bolsa de Valores. Nesse sentido, qualquer tipo de negociação é determinada pela lei de oferta e também de demanda.

Onde, por meio das corretoras e bancos de negociação, os investidores desejam comprar ou vender seus ativos são encontrados mais rapidamente. Abaixo conheça outras vantagens do OTC:

  • Segurança nas negociações com criptomoedas, como o Bitcoin; 
  • Ambiente mais propício para o melhor preço; 
  • Velocidade em todas as transações. 

Desvantagens

Quando falamos nas desvantagens, é importante citar que no mercado de balcão OTC,  não ocorre a mesma rigidez que a oferecida pela B3. Já que na tradicional bolsa qualquer transação deve cumprir normas, como: 

  • Criar práticas para uma boa governança corporativa; 
  • Apresentar relatórios de finanças auditadas;
  • Adotar maneiras para um relacionamento direto com o investidor. 

Já no OTC, essas normas não ocorrem. Visto que apenas a lei de oferta e demanda é a prioridade. Entretanto, não quer dizer que o mercado de balcão não possui leis. Tanto que, diversas empresas utilizam desse ambiente para realizar uma transição para a B3. 

O OTC é regularizado?

Para muitos, ouvir a expressão “OTC são negociações de ativos não regulamentados”, indica que esse mercado não possui regras. Além de possuir poucas normas como a B3, ou não possuir nenhuma regulamentação. 

Na verdade, o mercado OTC de balcão, possui sim sua regularização e também é regulamentado conforme lei vigente. Certamente, as transações por meio dele precisam se submeter a algumas normas e também regras. 

A SOMA – Sociedade Operadora de Mercado de Ativos, é responsável por fazer toda a regulamentação do OTC. Assim, garantindo que todas as negociações sejam devidamente registradas e também garantindo que ocorra uma maior liquidez e controle de demanda. 

É a SOMA, que regulariza e faz a administração de todos os mercados que são descentralizados OTC. Além dela, para poder realizar operações nesse tipo de negociação, uma corretora precisa primeiro estar autorizada pela CVM.

Qual a relação de OTC e Criptomoedas?

O OTC possui a mesma natureza descentralizada do Bitcoin e também das criptomoedas. Onde, ocorre a possibilidade de se realizar negociações de forma livre entre o comprador e o vendedor. Ou seja, por meio de um mercado conhecido como P2P ou ponto-a-ponto.

Os negociantes de criptoativos podem realizar as transferências de moedas entre si. Contudo, não há a necessidade de um controlador central para aprovar esse processo de transferência. 

As exchanges surgiram para oferecer uma maior segurança tanto para o comprador como para o vendedor. Sendo assim, todas as transações ocorridas por meio de mercado organizado. Onde ocorre os seguintes serviços: 

  • Agregação de liquidez;
  • Custódia de valores; 
  • Intermediação financeira. 

Deste modo, o OTC é o mercado de balcão para as criptomoedas, onde será intermediado por qualquer entidade. Embora as exchanges sejam as que possuem os melhores compradores e também vendedores de um ativo para execução em grande ordem.

Leia também:

Altcoin: o que é, como comprar e minerar?

Como investir em Bitcoin Passo a Passo?

É seguro negociar no OTC?

As negociações de criptomoedas são mais seguras para investidores que optam pelo mercado OTC. Já que por meio desse tipo de balcão é possível negociar um alto valor e alto volume. Além disso, possui os seguintes prós: 

  • Menos riscos de derrapagem;
  • Preços comerciais mais vantajosos;
  • Relacionamento personalizado e confiável com um corretor especializado; 
  • Maior acesso a fundos de criptomoedas e do Bitcoin;
  • Privacidade em todas as transações.

Qual o valor para se negociar no balcão OTC? 

Para começar a negociar criptomoedas no mercado de balcão OTC é preciso a quanto a partir de R$50.000,00. Portanto, a pessoa já estará apta para esse tipo de serviço especializado em negociações de cripto ativos.

OTC: o que é e como operar?

Como estamos lidando com valores extremamente altos, é sempre imprescindível que se verifique a reputação da corretora que fará as negociações. Além do histórico e também quais os serviços que essa exchange oferece. 

Além do OTC, quais são os tipos de mercados existentes no Brasil?

Os sistemas de negociação de ativos financeiros, no Brasil, possuem divisão em três segmentos. Onde cada um possui sua regulamentação e sua característica. Conheça quais são:

Mercado de Bolsa 

O Mercado de Bolsa é um tipo de ambiente para negociações caracterizado como organizado e também rigoroso. Assim como qualquer empresa listada nesse tipo de segmento deve conter as seguintes demonstrações: 

  • Finanças auditadas;
  • Práticas concretas de governança corporativa; 
  • Uma relação com cada um dos seus investidores. 
  • Atualizar as informações financeiras de 15 em 15 minutos. 

Mercado de Balcão Organizado

O Mercado de Balcão Organizado é uma forma de adaptação para certas empresas. Sendo utilizado sempre antes da inserção da companhia na bolsa de valores. Além disso, nesse tipo de mercado, a compra e venda são registradas pela SOMA brasileira. 

As marcas listadas nesse segmento, não precisam de atualizações ou audições de 15 em 15 minutos. Podendo então serem registradas apenas ao final do pregão diário. Sendo menos burocrático que as demais bolsas. 

Mercado de Balcão Não – Organizado

Nesse tipo de mercado, não é preciso fazer o lançamento das ordens no sistema. Além de não haver qualquer tipo de registro, seja antes ou depois da compra e vendas de um determinado ativo. 

O Mercado de Balcão Não – Organizado é um tipo de mercado que é desorganizado. Assim como, oferece maiores opções para a comercialização de alguns tipos de ativos que não possuem liquidez. 

OTC pertence ao mercado? 

Ao analisar os mercados acima descritos, é possível notar que o OTC pertence ao Mercado de Balcão Não – Organizado. Portanto, possui diferenças do que a bolsa de valores tradicional. 

No OTC, todas as negociações ocorrem fora de um ambiente de uma bolsa. Ocorrendo dessa forma, transações que são regidas pela lei de oferta e também de demanda. Certamente, por meio desse mercado é possível encontrar qualquer tipo de ativo.

Leia também:

Qual criptomoeda comprar hoje (2021)?

O que é e como comprar Axie Infinity?