O que posso comprar com Bitcoin e onde a moeda é aceita?

Os benefícios do Bitcoin são conhecidos pelos entusiastas das criptomoedas. A descentralização, as baixas taxas de envio, a privacidade e a possibilidade de mover fundos a qualquer momento são notórias – e bem quistas.

Entretanto, é normal que detentores de Bitcoin apenas guardem seus criptoativos na espera de uma massiva valorização, os chamados “holders”.

De qualquer forma, há quem queira abandonar em boa parte o sistema financeiro tradicional, optando por realizar compras com BTC. Mas onde gastar? O que comprar com Bitcon? Bom, algumas plataformas podem ajudar.

Já é possível gastar Bitcoin no Brasil

Diversos estabelecimentos no Brasil já aceitam Bitcoin, sendo possível rastreá-los pelo Coinmap. O Coinmap é um site que exibe todos os estabelecimentos do mundo que aceitam BTC, sendo uma ferramenta útil.

Claro, é possível que alguns estabelecimentos da lista não aceitem mais. É possível, ainda, que outros estabelecimentos aceitem e não estejam listados. 

Contudo, a ferramenta ainda é muito útil para quem quer começar a comprar com Bitcoin.

Referência em adoção de Bitcoin

Um dos lugares mais famosos do mundo em relação ao aceite de BTC como forma de pagamento é o Bitcoin Boulevard.

Trata-se de um trecho na capital holandesa, Amsterdã, onde praticamente todos os estabelecimentos aceitam o criptoativo como forma de pagamento.

Não é possível precisar quantos estabelecimentos exatamente aceitam, mas o último cálculo feito estimou que o número beira 40.

O Bitcoin Boulevard foi muito importante para dar visibilidade ao Bitcoin, mostrando que a criptomoeda pode ser usada para efetuar compras.

Leia também:

Lojas, sites, empresas e lugares que aceitam Bitcoin: conheça!

O Japão e criptomoedas

O Japão é um país conhecido por regulamentar o mercado de criptoativos. Recentemente, novas leis envolvendo instrumentos foram aprovadas. Serviços de custódia e de derivativos de criptomoedas, por exemplo, foram oficialmente regulamentados.

Este é o cenário nipônico sobre as criptomoedas no geral. Não seria diferente com Bitcoin.

O país reconhece o Bitcoin como meio de pagamento, por meio do seu Ato de Serviços de Pagamento, tornando mais fácil utilizar o criptoativo.

Além disso, não só o BTC é bem quisto, como também algumas altcoins. Foi feito, por exemplo, um abaixo assinado para que a XRP fosse a moeda oficial dos jogos de Tóquio – que seriam realizados neste ano.

Intermediários também facilitam as transações com Bitcoin

Além do que já foi exposto, intermediários surgiram com a popularização das criptomoedas. São serviços financeiros que integram o mundo financeiro tradicional com os criptoativos, por meio de contas digitais.

Por meio deles, no geral, é possível depositar BTC e usar o criptoativo para pagar boletos, efetuar recarga de celular e até mesmo usar um cartão de débito físico para gastar no comércio.

Um desses intermediários é o Alter. Além de pagar qualquer título por meio do aplicativo da fintech, é possível utilizar o cartão paga gastar Bitcoin diariamente.

Trata-se de uma ferramenta fundamental para quem quer sair até onde dá do meio tradicional, utilizando o BTC como forma de pagamento em todos os casos possíveis.

Como Comprar Bitcoin

Para comprar Bitcoin é possível recorrer diretamente a vendedores peer-to-peer (ou P2P). Eles vendem o criptoativo diretamente, sem intermediação. 

Contudo, é possível ainda comprar por meio de corretoras de criptomoedas, como a BitPreço. Na BitPreço, os melhores valores de compra e venda são informados em tempo real, visando garantir que o usuário sempre faça um bom negócio quando se trata de seus Bitcoins.

O livro de ordens agrupa os valores em diferentes exchanges, criando oportunidades de arbitragem para os profissionais que operam no mercado de criptoativos.

Como comprar Bitcoin na Bitpreço

Para comprar Bitcoins na BitPreço é muito fácil: basta se cadastrar informando um e-mail, nome completo e senha. Após, é necessário enviar os documentos pedidos no procedimento de KYC, a fim de resguardar o usuário em caso de invasão da conta. 

É um procedimento simples, que envolve enviar uma selfie com um documento de identificação com foto, e fotos contendo frente e verso do mesmo documento.

Após, basta fazer um depósito na BitPreço para carregar sua conta e comprar Bitcoins na exchange onde o valor está mais baixo.