O que é Tether coin (USDT) e como comprar?

Afinal, o que é o Tether (USDT)? Apesar da evolução das criptomoedas, os investidores ainda veem a necessidade de utilizar as moedas fiduciárias como parâmetro para as suas operações.

É por esse motivo que o dólar americano continua a ser a principal referência do mercado global. Isso inclui o Bitcoin (BTC) e as demais criptomoedas, além das commodities e das bolsas de valores.

Assim, para atender à demanda dos investidores, as stablecoins foram criadas. Atualmente, a mais importante delas é o USDT.

Agora, você sabe qual é a importância do Tether? Para entender esse assunto, vem com a gente!

O que é o Tether?

O que é Tether coin (USDT) e como comprar?
Cotação do USDT (CoinGecko)

O Tether (USDT) é uma stablecoin cujo valor é pareado ao do dólar americano. 

Na prática, isso significa que o USDT é uma espécie de dólar digital, embora ela seja emitida por uma empresa – a Tether – e não pelo governo americano.

A principal característica do USDT é que ele vale sempre o mesmo que o dólar. Aliás, é por isso que esse ativo é uma stablecoin: o seu valor não é volátil, como o do Bitcoin, mas sim estável.

Para emitir a criptomoeda, a Tether possui uma reserva de dólares que deve sempre corresponder ao montante de USDT que ela coloca no mercado.

Além disso, há outras stablecoins no mercado, como a cBRL, que é pareada com o Real brasileiro. Também há stablecoins pareadas com o ouro, a prata e com o preço de algumas commodities.

Qual a importância do Tether coin para o mercado, afinal?

O que é Tether coin (USDT) e como comprar?
Capitalização de mercado do USDT, em azul (CoinGecko)

O USDT faz uma ligação entre o mercado tradicional e o das criptomoedas. Por se tratar de um criptoativo baseado em dólares “de verdade”, os investidores podem utilizá-lo como se fossem dólares digitais.

Nessa linha, as principais características do USDT são as seguintes:

Reconhecimento dos investidores

O Tether é, de longe, a maior stablecoin da atualidade. Logo, o USDT é a stablecoin mais utilizada no comércio nacional e internacional de criptomoedas.

Desse modo, no início de 2021, ela possui a maior capitalização de mercado no setor, que é de R$ 221 bilhões. Outro dado relevante é o de que 68% de todo o mercado de stablecoins é dominado pela Tether.

Todas essas informações se traduzem em uma característica: a segurança. Logo, quem usa Tether não precisa se preocupar, já que o projeto da moeda está bem estabelecido entre os investidores.

Hedge contra o Real 

O mercado financeiro utiliza o termo “hedge” com bastante frequência; ele significa algo como proteção, quando traduzido para o português.

Esse conceito – o da proteção – afeta em cheio os habitantes dos países em desenvolvimento, como é o caso do Brasil. Infelizmente, o Real possui um histórico ruim de desvalorização, quando comparado com o dólar.

Dessa maneira, o investimento em Tether serve como uma proteção contra a desvalorização da moeda nacional. Ao guardar Tether, o investidor fica tranquilo ao saber que o seu poder de compra futuro não está se desfacelando ao lado da inflação.

É importante ressaltar que o governo brasileiro não permite a compra e a reserva de dólares, salvo algumas exceções. Entretanto, a lei não restringe os investidores de fazer uma poupança em USDT.

Acesso aos mercados internacionais

A maior parte das corretoras não possui muitos pares de negociação com o Real. Assim, é necessário converter os depósitos em Bitcoin, Binance Coin (BNB) ou Ethereum (ETH) antes de comprar várias criptomoedas criptomoedas alternativas (altcoins).

Contudo, o USDT é disseminado entre todas as principais exchanges de criptoativos do mundo. Isso faz com que esse ativo seja útil para quem gosta de comprar em exchanges internacionais, como a Binance, a Kraken ou a FTX, por exemplo.

Certo, agora que você sabe o que é e para que serve o USDT, chegou a hora de saber onde adquiri-lo.

Leia também:

Diversificação de carteira e investimentos: o que é e como fazer?

Como comprar Tether USDT?

O que é Tether coin (USDT) e como comprar?
Marketplace da BitPreço

Os brasileiros possuem uma excelente opção para adquirir o USDT: o marketplace da BitPreço.

Ao contrário das exchanges tradicionais, a BitPreço é um marketplace. Devido a esse motivo, ela agrega cerca de 30 corretoras de criptomoedas diferentes na sua plataforma.

Para os investidores, isso é uma mão na roda. Nada de fazer dezenas de cadastro, enviar várias selfies e fotos de documentos. Com apenas um registro, eles acessam os mercados de diversas empresas nacionais e internacionais.

Dessa forma, algumas das principais exchanges que estão conectadas ao marketplace da BitPreço são:

  • Binance: maior corretora do mundo em volume de negociação
  • Mercado Bitcoin: maior corretora de criptomoedas do Brasil
  • FTX: uma das maiores exchanges de derivativos de criptomoedas do mundo
  • Kraken: quarta maior exchange spot do mundo

Por isso, é legal fazer o cadastro na BitPreço para negociar USDT. O livro de ordens contém centenas de ofertas de compra e venda de Tether, incluindo aquelas postadas pelos outros usuários do marketplace.

As principais vantagens de utilizar a BitPreço para comprar Tether são as seguintes:

Variedade de opções

Como a BitPreço é ligada a várias corretoras, ela sempre possui os melhores preços do mercado. Essa é uma ferramenta muito interessante para quem faz trade e está sempre de olhos nas pequenas variações de preço das criptomoedas.

Stop loss Limit (Venda Programada)

Está com medo do dólar despencar? A BitPreço oferece o stop loss limit. Essa técnica permite que você proteja o seu patrimônio contra as variações excessivas do mercado.

Assim, basta deixar um valor programado para a venda; por exemplo: R$ 5. Caso o dólar comece a despencar, a plataforma vai vender o seu USDT assim que o preço bater esse patamar.

Compatibilidade com a Binance Smart Chain (BSC)

O Tether é baseado na blockchain do Ethereum (ETH). Apesar disso ser bom, é comum que a rede cobre taxas elevadas para as transações. Contudo, a BitPreço é compatível com a Binance Smart Chain (BSC), que é a blockchain da Binance. 

Dessa maneira, os usuários podem transferir USDT pela BSC, o que costuma ser mais barato do que utilizar a rede do ETH. Para isso, basta selecionar a opção no momento de enviar ou receber as stablecoins.

Acompanhe o Blog da BitPreço

Gostou? No Blog da BitPreço, nós publicamos conteúdos semanais sobre as criptomoedas! Acompanhe, curta e compartilhe!

No mais, para ficar por dentro de todas as  novidades sobre a BitPreço, não esqueça de nos seguir nas redes sociais!