O que é o Halving do Bitcoin?

A mineração de Bitcoin concede recompensas aos mineradores a cada bloco resolvido. Contudo, a recompensa não pode ser um valor constante, a fim de manter o status do Bitcoin de moeda deflacionária.

Pensando nisso, a blockchain do Bitcoin foi programada para reduzir pela metade as recompensas de mineração a cada 210.000 blocos minerados. Isso quer dizer que, a cada quatro anos, o valor obtido pela mineração de Bitcoin é reduzido pela metade.

Tal evento é conhecido como “halving”, e tem grande impacto não só no valor do Bitcoin, como também em todo o cenário de mineração.

A cada halving, empresas que mineram coletivamente Bitcoin – conhecidas como pools de mineração – devem revisar suas instalações e avaliar se o modelo de negócio permanece lucrativo. 

Mudança para a indústria de mineração

Imagine o seguinte: as empresas de mineração recebem seus ganhos em Bitcoin, mas suas contas são pagas em moedas fiduciárias. Conta de energia, aluguel da instalação, funcionários e demais gastos consideram a moeda de onde os pools de mineração se instalam. 

Uma queda drástica na quantidade de Bitcoin recebidos implica na necessidade da valorização do criptoativo.

Desta forma, muitos são os resultados possíveis no mercado de mineração após o halving. Uma queda na quantidade de mineradores reduziria a dificuldade, o que poderia gerar ainda mais Bitcoins àqueles que continuaram no mercado; a “mineração caseira” pode se tornar inviável, tendo em vista a diminuição dos ganhos e consequente aumento na dificuldade.

Mudança para o mercado de criptoativos

O halving impacta ainda o mercado como um todo. A redução da oferta pode impactar positivamente o valor do Bitcoin, caso soluções sejam criadas a fim de aumentar a demanda pelo criptoativo.

Levando tal fator em consideração, um halving do Bitcoin pode ter um impacto de valorização da moeda, amenizando o fato de que as recompensas de mineração foram reduzidas pela metade.

Pelo impacto gerado em diferentes áreas quando o assunto é Bitcoin, o halving é sempre um evento muito aguardado, sendo observando seu antes, durante e depois.

Como Comprar Bitcoin

Para comprar Bitcoin é possível recorrer diretamente a vendedores peer-to-peer (ou P2P). Eles vendem o criptoativo diretamente, sem intermediação. 

Contudo, é possível ainda comprar por meio de corretoras de criptomoedas, como a Bitypreço, uma das soluções do Bitybank – criptobanco que possibilita o uso de criptomoedas no dia a dia. Na Bitypreço, os melhores valores de compra e venda são informados em tempo real, visando garantir que o usuário sempre faça um bom negócio quando se trata de seus Bitcoins.

O livro de ordens agrupa os valores em diferentes exchanges, criando oportunidades de arbitragem para os profissionais que operam no mercado de criptoativos.

Como comprar Bitcoin na Bitypreço

Para comprar Bitcoins na Bitypreço é muito fácil: basta se cadastrar informando um e-mail, nome completo e senha. Após, é necessário enviar os documentos pedidos no procedimento de KYC, a fim de resguardar o usuário em caso de invasão da conta. 

É um procedimento simples, que envolve enviar uma selfie com um documento de identificação com foto, e fotos contendo frente e verso do mesmo documento.

Após, basta fazer um depósito na Bitypreço para carregar sua conta e comprar Bitcoins na exchange onde o valor está mais baixo. 

Com esta mesma conta você também tem acesso ao Bitybank e pode fazer pagamentos e receber cashback com criptomoedas.

Crie sua conta agora!

Leia também:

Tokenização: o que é e como funciona? Saiba tudo sobre

Como saber se o Bitcoin vai subir ou cair?