O que é Blockchain?

A blockchain, como o nome em inglês já sugere, nada mais é do que uma cadeia de blocos. Em uma blockchain, informações são armazenadas em blocos vedados por meio de um completo processo criptográfico, e as informações contidas nos blocos se comunicam.

É extremamente importante esta comunicação pois, se um bloco novo não possuir informações condizentes com o restante da cadeia, ele será rejeitado.

Trata-se ainda de um sistema descentralizado, onde as informações são incluídas e processadas por diferentes pessoas, o que elimina a necessidade dos participantes da rede acreditarem uns nos outros.

Além disso, é uma rede transparente quando desenvolvida em formato público, pois qualquer um pode verificar as informações por meio da hash: código obtido quando um bloco é “vedado”.

Blockchain e criptomoedas

O fato de criptomoedas, como o Bitcoin, se basearem em redes blockchain significa, em um primeiro momento, que as transações são irreversíveis. Uma vez que os blocos foram vedados, não é possível alterar as informações contidas neles, impedindo que transações passadas sejam revertidas.

Ademais, as transações se tornam naturalmente mais confiáveis, uma vez que é possível auditar a movimentação de criptoativos apenas com a hash.

Por fim, torna as transações também seguras, uma vez que a possibilidade de fraudar uma blockchain – como a do Bitcoin, por exemplo – é baixa e demanda recursos.

Blockchain em demais áreas

Nem só às criptomoedas é aplicada a tecnologia blockchain. Por conta de suas diversas características positivas em relação a redes centralizadas, diferentes instituições começaram a utilizar a blockchain para basear seus modelos de negócio.

Grandes empresas do varejo têm explorado a tecnologia blockchain para montar suas cadeias de abastecimento; grandes empresas do ramo alimentício têm utilizado a referida tecnologia para saber a procedência dos ingredientes utilizado em sua produção; instituições governamentais estão criando bases de dados descentralizadas para armazenar dados de seus cidadãos; instituições médicas estão criando prontuários unificados que acompanham toda a vida médica do paciente.

Estas são apenas umas das aplicações da tecnologia blockchain na vida real, tendo a mesma ultrapassado o caso de uso das criptomoedas e permeado diversos outros setores.

Bem vindas até onde as criptomoedas não são bem vistas

A China é um clássico exemplo de “blockchain sim, criptomoedas não”. Apesar da dura postura adotada pelo país em relação aos criptoativos, proibindo as movimentações com os mesmos, a China tem explorado blockchain para diferentes casos de uso.

Um deles é a criação do yuan digital, uma versão digital e baseada em blockchain da moeda oficial do país. 

Outros países também apresentam o mesmo cenário, como o Canadá. Cinco dos quatro maiores bancos canadenses proibiram movimentações com criptoativos, enquanto o banco central do país tem explorado a tecnologia blockchain para desenvolver sua moeda no âmbito digital – semelhante ao plano da China.

É seguro dizer que, de certa forma, a blockchain se tornou até maior do que as criptomoedas – até mesmo independente destas.

Como investir em Bitcoin passo a passo?

Como comprar Bitcoin

Para comprar Bitcoin é possível recorrer diretamente a vendedores peer-to-peer (ou P2P). Eles vendem o criptoativo diretamente, sem intermediação. 

Contudo, é possível ainda comprar por meio de corretoras de criptomoedas, como a BitPreço. Na BitPreço, os melhores valores de compra e venda são informados em tempo real, visando garantir que o usuário sempre faça um bom negócio quando se trata de seus Bitcoins.

O livro de ordens agrupa os valores em diferentes exchanges, criando oportunidades de arbitragem para os profissionais que operam no mercado de criptoativos.

Como comprar Bitcoin na BiPreço

Para comprar Bitcoins na BitPreço é muito fácil: basta se cadastrar informando um e-mail, nome completo e senha. Após, é necessário enviar os documentos pedidos no procedimento de KYC, a fim de resguardar o usuário em caso de invasão da conta. 

É um procedimento simples, que envolve enviar uma selfie com um documento de identificação com foto, e fotos contendo frente e verso do mesmo documento.

Após, basta fazer um depósito na BitPreço para carregar sua conta e comprar Bitcoins na exchange onde o valor está mais baixo. 

Para saber de novidades sobre a BitPreço, não esqueça de seguir nas redes sociais!