O que é Bitcoin Hash? E por que ele é tão importante?

Os investidores mais experientes já devem ter se deparado com a expressão “bitcoin hash” ou “hash do bitcoin”.

Esse é um daqueles termos um pouco mais técnicos que são ditos com frequência no ambiente dos criptoativos; porém, muitas vezes, não se explica o que eles significam.

Por isso, a BitPreço criou um guia para explicar o que é o Bitcoin hash e qual é a sua importância para a criptomoeda.

A mineração de Bitcoin

O que é Bitcoin Hash? E por que ele é tão importante?
Equipamentos de mineração de Bitcoin (Olga Maltseva/Getty Images)

Antes de falar sobre o hash do bitcoin, é importante falar um pouco sobre a mineração da criptomoeda.

Em suma, a mineração consiste no processo de acréscimo de novas informações à blockchain do Bitcoin. A blockchain, por sua vez, é a rede do Bitcoin; ela é formada por blocos de informação interligados e sequenciais.

Nesses blocos, a rede do Bitcoin armazena as transações feitas com a criptomoeda em todo o mundo. Quem faz esse trabalho de adição de novos blocos de informação à blockchain são os mineradores.

Os mineradores de Bitcoin

Os mineradores são importantíssimos para o funcionamento da criptomoeda. No entanto, eles não fazem esse trabalho de graça.

Assim, em troca da verificação de informações e do acréscimo de blocos à rede, eles são recompensados com bitcoins. Essas moedas provém de duas fontes:

  • As taxas cobradas por cada transação registrada no bloco
  • A recompensa, que é fixa, por acrescentar o bloco à rede

Inclusive, são estes bitcoins minerados que acabam entrando no mercado e são negociados pelos investidores de criptomoedas.

A dificuldade na mineração

Como uma medida de segurança, a mineração de Bitcoin não é um trabalho fácil. Propositalmente, o criador do ativo fez com que seja necessário resolver equações matemáticas complexas para poder acrescentar novos blocos à blockchain.

Outro ponto importante, nessa história, é que os mineradores competem entre si para resolver essas equações. Quem resolve elas primeiro ganha o direito de acrescentar o bloco mais recente à rede, em troca da recompensa de criptomoedas.

A medida impede que sujeitos mal intencionados consigam alterar a rede com facilidade. Até hoje, ninguém jamais conseguiu hackear a blockchain do Bitcoin.

Esse é o básico da mineração. Assim, para entender mais sobre o tema, é legal dar uma conferida no artigo específico que a BitPreço preparou sobre a mineração do Bitcoin.

O bitcoin hash

O que é Bitcoin Hash? E por que ele é tão importante?
Representação da blockchain do Bitcoin (the balance)

Agora que nós falamos um pouco sobre a mineração, chegou a hora de entrar de vez no tema do artigo.

Desse modo, o bitcoin hash é uma função matemática utilizada para adicionar novas informações à blockchain do bitcoin. Calma, parece complicado, mas nós vamos explicar esse conceito direitinho para você.

A função hash tem várias funções no ambiente das criptomoedas:

  • Converter as informações de uma transação em um código-padrão
  • “Disfarçar” as informações de origem que geram esse código
  • Impedir que a transação seja modificada sem que o próprio hash também seja alterado

Lembra dos mineradores? Eles não lidam diretamente com as informações de cada transação. Caso isso acontecesse, seria fácil identificar as pessoas e empresas por trás das transferências, o que inviabilizaria a rede.

Logo, esses mineradores têm acesso apenas ao hash dos blocos.

Melhor ainda: a função deles é a de descobrir o hash dos blocos que contém as transações. Quem faz isso ganha a “corrida” e pode adicionar o bloco à rede, em troca da “premiação” em bitcoins.

O trabalho de descobrir o hash certo é quase como uma “adivinhação”. É por isso que os mineradores utilizam equipamentos complexos, de forma a “chutar” os hashes da forma mais rápida o possível.

Deu para entender o conceito um pouco melhor, certo? Contudo, qual é a importância disso para os investidores do Bitcoin?

Leia também:

Cursos de Bitcoin e Criptomoedas: conheça os melhores e opções grátis

O que é spread e como usar no mercado financeiro?

O hashrate do bitcoin

O que é Bitcoin Hash? E por que ele é tão importante?
Hashrate do Bitcoin (Blockchain.com)

O hashrate – ou taxa de hash – é uma unidade de medida que mensura a capacidade de processamento da rede do Bitcoin.

Em outras palavras, ela é a soma da capacidade computacional de todos os mineradores do criptoativo. Quanto maior a taxa de hash, mais cálculos esses participantes da rede conseguem realizar.

Qual é a importância da taxa de hash?

A taxa de hash mensura o tanto de esforços que estão sendo direcionados para a blockchain do Bitcoin.

Dessa maneira, o aumento na hahsrate simboliza que há mais mineradores e mais computadores poderosos empregados na mineração do ativo.

Com isso, a rede fica mais forte: quanto mais descentralizada, mais difícil é o seu hackeamento. Vale lembrar que o Bitcoin foi criado exatamente para isso: não depender de instituições centralizadas, como é o caso dos bancos.

Além disso, essa taxa também está ligada à dificuldade de minerar bitcoins. Pode não parecer, mas é importante que essa dificuldade seja balanceada. A blockchain consegue regular essa dificuldade de acordo com o número de mineradores da rede.

A programação do Bitcoin prevê que os mineradores demorem aproximadamente 10 minutos para conseguir achar o hash correto. Portanto, esse é o tempo que demora para um bloco ser adicionado à rede.

O que é Bitcoin Hash? E por que ele é tão importante?
Mineração por país (Cambridge Centre for Alternative Finance)

Outro aspecto importante da taxa de hash é que ela indica quais são os países que possuem mais mineradores. Atualmente, a China domina esse mercado, com mais de 65% do total de mineração. Depois, vem os Estados Unidos, a Rússia e o Casaquistão.

Hash é fundamental para o Bitcoin

O hash e a taxa de hash são importantíssimas para a blockchain do Bitcoin. De forma geral, essas são as suas principais contribuições para a tecnologia das criptomoedas:

  • Proteção das informações referentes às transações com Bitcoin
  • Competição dos mineradores para achar a hash e acrescentar o bloco novo à blockchain
  • Análise do estado da rede do Bitcoin

Ademais, é importante entender o funcionamento da blockchain. Todos esses conceitos ajudam a entender a importância das criptomoedas para o mercado financeiro, bem como para a situação de cada um dos investidores de Bitcoin.

Confira o marketplace da BitPreço

Se você gostou do artigo, dê uma conferida no Blog da BitPreço. Nele, você encontra dezenas de artigos sobre o mercado das criptomoedas.

No Blog, há textos que explicam a plataforma da BitPreço, além de como comprar e vender criptomoedas. Também há curiosidades e informações importantes sobre as moedas digitais

Para negociar Bitcoin, Ethereum, cBRL e Tether (USDT), faça o cadastro no marketplace da BitPreço! Esse é o melhor lugar para comprar e vender as criptmoedas mais populares do mercado.