O Bitcoin é pirâmide? Diferença entre pirâmides e criptoativos

O Bitcoin é confiável? Esse é um questionamento que ganhou força em 2019, quando o mercado brasileiro de criptomoedas foi tomado por notícias negativas em relação ao setor. Diversas empresas, que ofereciam rendimentos fixos e astronômicos supostamente obtidos com criptomoedas, passaram a travar saques.

Com isso, o público leigo começou a ter uma grande desconfiança no que envolve criptoativos. Logo, a palavra “criptomoeda” passou a despertar um sentimento doloroso nas pessoas que perderam economias de uma vida toda.

Contudo, as criptomoedas nada tiveram a ver com isso.

As promessas de ganho de uma pirâmide.

Logo de cara, é importante salientar que é impossível cumprir o que é prometido por estas empresas. Se ganhos fixos mensais de 40% fossem possíveis, o mundo seria totalmente diferente. Todos se preocupariam em apenas juntar uma quantia, que seria investida em tais plataformas milagrosas.

Contudo, estes rendimentos não são possíveis de forma fixa. Claro, se um trader aposta na alta de uma criptomoeda, é possível que tais ganhos sejam auferidos. Porém, nunca de forma fixa, tampouco de forma garantida.

Essa é a diferença entre as promessas destas empresas, que muito se amoldam a pirâmides financeiras, e investimentos com criptomoedas. Se uma promessa de ganho é boa demais para ser verdade, ela realmente é. Outro ponto comum entre estas empresas é que elas nunca têm registro junto à Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Como diferenciar criptoativos de pirâmides financeiras?

A forma para diferenciar criptomoedas de pirâmides financeiras é bem simples. Investir em criptomoedas é como investir na bolsa de valores, são comprados ativos. Esses ativos apresentam uma renda variável, que pode ser muito alta em um mês, e negativa no mês seguinte.

Não há promessa de enriquecimento mágico. O dinheiro é usado para comprar diretamente criptomoedas, e operar com elas. Contudo, tendo em vista o desconhecimento do público geral do mercado financeiro e dos criptoativos, as empresas se aproveitam para oferecer fórmulas mágicas. 

Desta forma, o segredo é não confiar em plataformas que possuem um “robô milagroso” que sempre ganha. O contato com o mercado de criptoativos deve ser feito por meio de um corretor especializado e de confiança, ou por meio do próprio investidor. Compra, custódia e venda devem ser conhecidos dos investidores.

Para identificar uma empresa que simplesmente repassa os valores depositados por outros investidores, basta observar os dois fatores já mencionados: ganhos muito altos e ganhos garantidos. 

Em outras palavras, Bitcoin e criptomoedas não são os vilões da história. Não são eles os responsáveis por montar estruturas, com alto apelo de marketing, para captar investidores com promessas exageradas. Bitcoin e criptomoedas representam o contrário de tudo isso.

Leia também: Conheça as melhores e mais confiáveis corretoras de criptomoedas

Como Comprar Bitcoin

Para comprar Bitcoin é possível recorrer diretamente a vendedores peer-to-peer (ou P2P). Eles vendem o criptoativo diretamente, sem intermediação. 

Contudo, é possível ainda comprar por meio de corretoras de criptomoedas, como a BitPreço. Na BitPreço, os melhores valores de compra e venda são informados em tempo real, visando garantir que o usuário sempre faça um bom negócio quando se trata de seus Bitcoins.

O livro de ordens agrupa os valores em diferentes exchanges, criando oportunidades de arbitragem para os profissionais que operam no mercado de criptoativos.

Como comprar Bitcoin na Bitpreço

Para comprar Bitcoins na BitPreço é muito fácil: basta se cadastrar informando um e-mail, nome completo e senha. Após, é necessário enviar os documentos pedidos no procedimento de KYC, a fim de resguardar o usuário em caso de invasão da conta. 

É um procedimento simples, que envolve enviar uma selfie com um documento de identificação com foto, e fotos contendo frente e verso do mesmo documento.

Após, basta fazer um depósito na BitPreço para carregar sua conta e comprar Bitcoins na exchange onde o valor está mais baixo.