Mineração de Bitcoin: o que é e como funciona?

A mineração de Bitcoin é outro segredo que faz o bitcoin não ser uma simples moeda digital, além do fato de ser descentralizado. Nesse sentido, alguém precisa estar validando e produzindo essa moeda, ou melhor, minerando bitcoins.

Entender o como funciona a mineração dessa moeda é entender como nasce o bitcoin. Afinal, cerca de 114 blocos são minerados todos os dias, o que significa que 1,8 mil bitcoins são gerados por dia.

Com novos bitcoins e outras criptos, o minerador faz o papel que hoje é feito por um banco. Leia esse artigo e descubra como esse processo funciona.

O que é Bitcoin?

Assim como o dólar e o real, o bitcoin é uma moeda utilizada para realizar transações de compra e de venda. Com exceção, de também ser utilizado para fazer mineração de Bitcoin além de todas as movimentações que uma moeda comum pode fazer

O bitcoin tem certas diferenças em relação às moedas físicas que você pega na mão. Porém, se fosse falado até essa parte, nada de especial no bitcoin. Mas o maior segredo está no fato que o bitcoin é muito mais do que uma moeda digital

O bitcoin é como um commodity digital, porém nem todos os commodities possuem as seguintes caraterísticas que o bitcoin possui como: 

  • Fungibilidade;
  • Fácil negociação;
  • Liquidez;
  • Oferta previsível.

Como comprar Bitcoins

Os preços do bitcoin são determinados pela oferta e demanda internacional. Dessa forma, o valor do bitcoin, tende sempre a se movimentar para continuar no mercado, e uma das causas disso, é a mineração de Bitcoin.

Em geral, há formas de se conseguir criptomoedas, uma delas é por meio de uma exchange. Outra maneira é por meio de recompensa por ter feito mineração, ou seja:

  • Ter conta online que possua bolsa de valores de bitcoins;
  •  Fazer mineração de Bitcoins.

O que é mineração de Bitcoin?

Como toda commodity precisa ter uma produtora, com o Bitcoin não é exceção. Nesse sentido, são as mineradoras que prestam esse serviço de produção destes ativos. 

As mineradoras de bitcoin atuam como a Casa da Moeda, ou seja, prestam serviços de processamento de transações para a rede do bitcoin. Desse modo, as recompensas para fazer isso são as taxas de transação mais o direito de emitir novos bitcoins. 

A mineração de Bitcoin (BTC) é fundamental para o mercado de criptomoedas. Esse processo é que coloca novos BTC no mercado. Além disso, a mineração dá autenticidade às informações acrescentadas na rede do Bitcoin.

A mineração é portanto o processo de validação de novas informações na blockchain do Bitcoin. Quem faz esse trabalho são os mineradores que, em troca, recebem BTC como recompensa pelos seus esforços.

O mecanismo de consenso

O trabalho dos mineradores é feito em conjunto. Assim, cada um deles verifica o trabalho dos outros para dar veracidade à rede blockchain do Bitcoin.

Por isso, a blockchain do Bitcoin utiliza o mecanismo de consenso. Isso garante que um bloco “falso” não seja validado pela rede.

O mecanismo de consenso utilizado pelo Bitcoin é o da prova de trabalho (“proof of work”, na sigla em inglês).

É possível qualquer pessoa minerar?

No começo, qualquer pessoa podia fazer mineração de Bitcoin e ainda é assim. Contudo, com o passar do tempo, tudo foi se tornando mais complexo e difícil. Afinal, hoje em dia é preciso ter computadores muito potentes que fiquem ligados 24h.

Atualmente, tem uma máquina específica para isso, que em geral possui um valor muito alto.

Os BTC tem fim?

A tendência é que a moeda virtual não acabe, apenas reduza o número em circulação. Mas até lá, muitos blocos ainda precisam ser minerados.

O que é o Halving do Bitcoin?

Diferente do outro sistema monetário, que tende a imprimir dinheiro cada vez mais, o bitcoin reduz a sua emissão a cada quatro anos. Nesse sentido, Halving é esse código dentro do bitcoin que faz cair a emissão do bitcoin, diminuindo a mineração de Bitcoin.

Como o Halving impacta no preço do Bitcoin?

O Halving tende a deixar o bitcoin ainda mais valioso, mantendo o valor do bitcoin sempre subindo de preço no mercado. Em seguida, com o tempo diminuirá ainda mais a quantidade de blocos para serem minerados.

Leia também:

Como minerar Bitcoin? Ainda vale a pena em 2021?

Quais os tipos de criptomoedas que existem?

Qual o custo para mineração de Bitcoin?

A mineração se torna mais fácil para quem está disposto a investir pesado em tecnologia. Afinal, a possibilidade que um computador doméstico tem de gerar essa moeda é muito pequena.

No Brasil, é muito difícil ter lucros com o processo de mineração por conta de outros detalhes como:

  • Energia nacional;
  • Insegurança jurídica;
  • Alto custo de importação de equipamentos.

Que tipo de computador é preciso para minerar o Bitcoin?

Softwares específicos com chips ASICs (circuitos integrados de aplicação específica) foram criados somente para mineração de Bitcoin. Nesse sentido, não é possível minerar bitcoins com placa de vídeo de computador.

Tem uma máquina famosa e específica para minerar bitcoins que se chama Antminer, da Bitmain. 

Antminer

Essa máquina é como se fosse uma mega placa de vídeo, ela liga e minera sozinha por possuir:

  • Placa mãe embutida;
  • Memória;
  • Fonte.

A quantidade de Bitcoins geradas por uma Antminer depende muito da dificuldade da rede e do pool de mineração utilizado. 

Apesar de ser uma máquina muito eficiente para fazer mineração de Bitcoin, recebeu críticas pela maioria das pessoas por ser muito cara. Afinal, você vai ter que pagar em média entre dois a sete mil reais para ter.

Quanto gasta de energia para Minerar Bitcoin?

A mineração demanda alto consumo elétrico, pois é necessário equipamentos com alta capacidade de processamento de dados. Dessa forma, um dos grandes desafios quanto a mineração de criptomoedas é vencer os altos custos de energia. 

De acordo com uma pesquisa da Tokeninsight, o valor pago pelos mineradores varia entre 0,3 a 0,5 dólar por kWh.

Qual a maior fazenda de mineração de Bitcoin do mundo?

Para vencer os custos de eletricidade, está sendo construída a maior fazenda de mineração de Bitcoin no mundo. Com uma área de 50 acres, o projeto busca encontrar fontes renováveis de energia para minerar bitcoins, já que o custo é uma das barreiras para a mineração.

Mineração de Bitcoin: o que é e como funciona?

A proposta de mineração sustentável foi feita pela pela startup Plouton Mining. Aliás, o local escolhido para a construção foi no deserto de Mojave, estado da Califórnia. Por ser um dos 12 maiores lugares no mundo de energia fotovoltaica.

Mineração de Bitcoin: a corrida digital

Com a alta do bitcoin, empresas gigantes já foram construídas também em locais frios para minerar cada vez mais bitcoins. Aliás, isso foi feito porque todo o processamento de bitcoins gera muito calor e precisa ser resfriado. 

Genesis Mining

Uma das maiores empresas de mineração de Bitcoin do mundo se chama Genesis Mining. Entre os seus serviços, ela permite que o cliente compre contratos de mineração.

Genesis Mining foi lançada em fevereiro de 2014, logo após os três sócios perceberam que era preciso ter serviços de mineração de forma legítima. Afinal, haviam muitas indústrias fraudulentas.

Nos dias de hoje, as fazendas dessa empresa estão em locais frios como:

  • Islândia;
  • Canadá;
  • Bósnia.

A empresa continua ativa no mundo todo e é sempre vista em eventos de locais como:

  • Paris;
  • Nova Zelândia;
  • Los Angeles;
  • Nova York;
  • Hong Kong.

Outra opção que estão adotando é a de construir essas empresas onde a conta de energia elétrica seja muito barata. Pois como já foi mencionado, essa é a maior barreira para a mineração de Bitcoin.

Curiosidades sobre a Mineração de Bitcoin

Computadores potentes são necessários para minerar Bitcoin. O motivo é simples: os primeiros a resolver os problemas matemáticos recebem a recompensa em Bitcoin. Portanto, quem possui os melhores computadores consegue resolver os problemas mais rapidamente.

Por conta disso, os mineradores costumam se reunir em “pools” de mineração. Esses pools unem os esforços de centenas ou milhares de mineradores. Em contrapartida, eles são obrigados a dividir as recompensas.

Para conseguir conectar um bloco no outro, os mineradores precisam encontrar um número específico, com um complexo cálculo matemático semelhante ao Sudoku. Dessa forma, esse processo serve para validar se você possui ou não o valor da transação que fez.

Quando a moeda foi escrita por Satoshi Nakamoto (pseudônimo), ela foi programada para acabar em 2140. Porém, é apenas uma teoria tendo em vista que o limite máximo do valor que essa moeda pode ficar circulando é de 21 milhões.

Sobre os alguns fatos interessantes do bitcoin, tem se que:

  • A china mantém de 60 a 75% da rede de mineração do bitcoin;
  • No início, qualquer computador com CPU podia fazer mineração;
  • Uma empresa canadense chamada Hydro-Quebec hospeda 30 grandes mineradoras;
  • Stéphane Paquet, considera o Quebec um lugar para “bitcoin sustentável”.

A prova de trabalho

A blockchain é uma espécie de registro formado por blocos. Esses blocos, por sua vez, são compostos pelas informações da rede do Bitcoin; tais informações incluem as transações de compra ou venda de BTC feitas pelos investidores, por exemplo.

Nessa linha, os mineradores são responsáveis por validar as informações da rede. Dessa maneira, a validação acontece quando os mineradores resolvem cálculos matemáticos complexos.

O processo de validação por meio da matemática é proposital: ele requer o gasto de esforço computacional por parte dos mineradores. Esse procedimento garante que os mineradores gastem tempo e dinheiro com a validação, já que a mineração requer computadores poderosos para funcionar.

Esse processo trabalhoso dá segurança à rede do Bitcoin. A ideia é a de que não valha a pena tentar fraudar a rede; “hackear” a blockchain do Bitcoin custa tão caro que não é lucrativo.

Em resumo: a prova de trabalho consiste numa validação trabalhosa feita pelos mineradores que, em troca, recebem BTC pelo procedimento.

Vale a pena minerar BTC?

Em geral, qualquer pessoa pode fazer mineração de Bitcoin, porém, é rentável somente para grandes empresas. Afinal, como já foi mencionado, elas conseguem investir milhões neste processo. 

Vale lembrar que trabalhar com Bitcoin é muito mais do que investir e ganhar quantia de volta. Por um lado, não deixa de ser um investimento de alto risco, tendo em vista que:

  • Não é garantido que você terá o seu dinheiro de volta;
  • Sua máquina pode quebrar ou aumentar a dificuldade;
  • O Bitcoin pode cair de valor.

Isso tudo além dos equipamentos específicos para a mineração serem feitos fora do país. Então, dependendo da taxa de energia pode acabar não valendo a pena.