Investir em Bitcoin é seguro ou perigoso?

Afinal, o investimento em Bitcoin é seguro? Quais os perigos que posso correr ao comprar criptomoedas?

É provável que se você está lendo este artigo já investiu ou está pensando em investir em Bitcoin. Essa criptomoeda vem apresentando um retorno bem maior do que o mercado financeiro em geral, como o mercado de ações e se for comparar o seu rendimento em relação a outros ativos digitais, a sua valorização aos outros também é bem maior.

Se engana quem ainda pensa que o Bitcoin é uma “terra sem lei”. Existe sim a regulamentação para esse mercado, como investir em corretoras e comprar P2P com pessoas confiáveis, além dos baixos custos.

Bitcoin é golpe ou trata-se de um investimento seguro?

O Bitcoin não é um golpe financeiro, pirâmide e nem nada do tipo. Essa é a moeda mais democrática e segura do mundo, muito pelo fato de que ela pertence a todos e as suas transações são registradas na rede Blockchain, um livro aberto que permite com que todos os blocos minerados para realizar os pagamentos sejam consultados.

Porém é preciso ter cuidado com os retornos financeiros de alto valor em pouco tempo, ainda mais se for uma valorização que aumente com o tempo. Aí sim poderá ser um golpe.

Investir em Bitcoin é seguro ou perigoso?

Outro ponto que foi muito comentado por tempo era de que o Bitcoin era coisa de “nerd” e que não tinha “valor algum”. Ainda que este projeto tenha surgido por entusiastas da Ciência da Computação, essa moeda evoluiu rapidamente para que chegasse ao alcance de todos. Mais da metade das pessoas que possuem Bitcoin são pessoas comuns, que procuram manter um anonimato.

É caro investir em Bitcoin?

No início do Bitcoin em 2008, era muito fácil obter as moedas. Como ficava muito longe do preço do dólar por exemplo e não existiam exchanges de criptomoedas, era possível minerar a moeda e garantir várias unidades no mesmo dia. Quem guardou, se deu bem.

Hoje em dia você pode comprar fracções do Bitcoin, pois comprar uma unidade se tornou muito caro. Geralmente quem tem 1 unidade de Bitcoin é por que tem um alto poderio financeiro.

A segurança do Bitcoin e sua volatilidade

O Bitcoin já teve altos períodos de volatilidade. Era normal que a moeda chegasse a valorizar 100% e cair quase o mesmo em pouco tempo. Porém isso mudou à medida que novos investidores tradicionais apostassem grandes quantias em reserva de Bitcoin e as moedas estatais passando a serem vistas cada vez mais como “dinheiro sem valor e altamente inflacionado”.

Para muitos, como a empresa Microstrategy, o Bitcoin é considerado o “ouro digital” e essa tendência irá continuar.

O Bitcoin possui um valor real em todo o mundo

O Bitcoin tem valor real no mundo todo e já é considerado uma reserva de valor, principalmente por dois pontos: pelo seu alto preço e por sua escassez. Serão apenas 21 milhões de unidades produzidas e a cada halving, a sua produção irá diminuir. Até o ano de 2140 ainda teremos a produção de Bitcoin, depois disso não.

A moeda digital também serve como uma maneira de se proteger da inflação, pois presenciamos todos os dias a impressão desenfreada de dinheiro por partes dos Governos para cobrir os gastos do funcionalismo público. Por anos as pessoas tiveram que aceitar a inflação, porém com ativos digitais como o Bitcoin fica mais fácil se proteger da inflação que tem superado os 3% por ano.

Bitcoin é seguro por conta da Blockchain

A tecnologia Blockchain se trata de uma tecnologia com um livro aberto que faz todos os registros das transações feitas com o Bitcoin, de forma que esse registro seja confiável e possa ser visitado por todos.

Entre as informações que a Blockchain registra, temos a quantidade de moedas que foram transacionadas, quem enviou ou recebeu, quando a transação for feita e porque bloco foi minerado.

Os dados são armazenados por blocos, sendo que cada bloco conta com um registro e uma data. O período médio de tempo para que as transações sejam confirmadas na Blockchain é de 10 minutos, ligando-se ao bloco anterior.

A rede Blockchain é formada por mineradores que irão receber recompensas a cada novo momento em que uma transferência for solicitada. As taxas que são pagas nas transações irão servir para que os mineradores sejam recompensados por usar a força computacional e dar continuidade no trabalho da rede.

O consenso da rede Blockchain é medido de acordo com a força computacional. Até podem ser formadas duas cadeias de blocos ao mesmo tempo, no final ganhando a cadeia que tiver feito a maior quantidade de trabalho.

O mais importante de tudo é que todos os dados que são registrados na Blockchain são confiáveis e imutáveis.

A segurança do Bitcoin é garantida pela criptografia

Além de toda a segurança que a Blockchain oferece, temos também o exemplo da criptografia que garante que a mineração feita em hash (Sha-2) forneça chaves privadas para a carteira. Ao criar sua carteira de Bitcoin, não esqueça de guardar as chaves em um local seguro para que você não perca o acesso.

Existem boatos de que a computação quântica poderia matar o Bitcoin, porém quando esse tipo de computador se tornar mais poderoso, os protocolos de segurança do Bitcoin irão ter evoluído, em conjunto da criptografia, aumentando ainda mais a dificuldade para bloquear a forma de computação da rede.

Há perigo do Bitcoin sofrer com uma intromissão do Governo?

O Bitcoin é uma rede descentralizada e por conta disso, não pode receber uma interferência do Governo. Alguns Governos até já fizeram leis que proíbem o Bitcoin, como a Rússia, porém a coisa não deu muito certo e acabaram voltando para trás.

Não há motivos para temer o Bitcoin e até o momento estamos longe de ver uma criptomoeda com tanto valor como ele, apesar de a Ethereum ter se valorizado muito desde o início do projeto.

O recomendado é sempre holdar os seus bitcoins. Faça as suas compras e deixe os bitcoins trabalharem por você. Estude o mercado e entre, tendo chances de garantir lucros no agora e para o futuro.