Histórico e valorização do Bitcoin ao longo dos anos

Que tal darmos uma olhada na valorização e Histórico do Bitcoin ao longo dos últimos anos?

2008 é um ano que já está marcado na história. Tivemos uma gigantesca crise mundial e que impactou em todo setor financeiro tradicional, com bancos se endividando e o setor imobiliário entrando em uma bolha.

Mal sabíamos que estávamos passando por um período que iria revolucionar o mercado financeiro para sempre, com o surgimento da primeira criptomoeda descentralizada: Bitcoin.

Linha do tempo e histórico do Bitcoin

Logo no início e durante alguns anos, o Bitcoin foi motivo de piada. A maioria das pessoas não tinha conhecimento sobre, achavam que era coisa de nerd e a maior afirmação incorreta que faziam era de que essa moeda não tinha valor. Quem diria né?

Histórico e valorização do Bitcoin ao longo dos anos

O primeiro registro de preço do Bitcoin aconteceu em 2010. Também foi nesse ano que tivemos o inusitado acontecimento da compra das duas pizzas com 10.000 bitcoins, quantidade que hoje faria qualquer “bilionário”. 

E outro dato muito importante para se ter em conta: Em 2017, o Bitcoin atingiu pela primeira vez a marca dos 1000 dólares. Desde então, nunca mais baixou de 1000 dólares e a sua valorização está muito maior do que de outras criptomoedas. Do mercado de ações então, nem se fala.

Como foi o histórico de valorização do Bitcoin ao longo dos anos da sua criação

Já ouviu dizer sobre o termo valorizar algo quando perdemos? Por algum motivo estranho isso acontece – e com o Bitcoin ocorreu um caso um tanto parecido.

Hoje em dia, só de ouvirmos pessoas falando sobre moedas digitais imaginamos o valor que elas possuem para o mercado, mas será que com o Bitcoin – em específico – sempre foi assim ou ele passou por uma metamorfose de valores com o passar dos anos?

É isso que você entenderá a partir de agora!

História do Bitcoin

O Bitcoin surgiu lá em 2009, e nessa época, ninguém se importava, de fato, por ele.

Quem tinha ciência de sua existência dizia que era lorota e era impossível algo dessa espécie possuir algum valor no mercado.

Além disso, só era possível comprar os Bitcoins através de minerações ou através do P2P.

No ano seguinte, em 2010, tudo começou a mudar, as pessoas começaram a saber da existência da criptomoeda – Algo em especial é que nesse mesmo ano teve o primeiro registro de uma transação utilizando o Bitcoin.

Na época, um dos poucos usuários desta moeda, sem ter dinheiro para comprar uma pizza, perguntou ao entregador se havia a possibilidade de comprá-la através de Bitcoin.

O entregador, sem entender muito, decidiu vender as 2 pizzas em troca da criptomoeda; apenas esta atitude fez com que o Bitcoin tivesse um crescimento exponencial ano após ano.

Um Crescimento Gigante Almejado por todos e Explorado por Poucos

Claro que nos primeiros anos não foi como a escala que conhecemos hoje, mas tudo que é grande começa de uma semente.

Nos primeiros dois anos, o preço de um Bitcoin não era capaz de ultrapassar nem o próprio Real – Imagina as outras moedas? – fato este que só aumentava a descrença entre as pessoas.

Olhando de uma escala de 2010 a 2020, os valores ultrapassaram todas as expectativas de maneiras completamente históricas, levando em consideração de estarmos falando do Real.

Já em Dólar, as ultrapassagens foram mais difíceis, onde os seus períodos mais fortes foram de 2011 a 2013 com suas altas de 1434% e de 1845% respectivamente.

Algo impressionante no mercado das criptos, é que o Bitcoin valorizou mais em Real do que em Dólar em todas as vezes em que subiu de patamar.

O Motivo de uma Moeda Digital ser tão Cobiçada

Quem tem mínimas noções de vendas sabe que as pessoas tendem a valorizar mais o que é escasso, aquilo que não fica sempre à disposição delas, fazendo com que queiram cada mais essa criptomoeda.

Bem, sinceramente não sabemos se houve algum tipo de estratégia de vendas por trás, mas se houve, acertaram em cheio – e talvez conseguiram até muito mais do que esperavam.

O Bitcoin é escasso, e por isso que é tão procurado.

A sua escassez e toda essa baixa inflação que a torna um ativo completamente precioso fazendo com que absolutamente todos a desejem.

Bitybank: o banco digital para você usar bitcoin e outras criptos no dia a dia

Famosos que investem em Bitcoin

  1. Primo Rico: Primo Rico foi um dos primeiros youtubers e economistas famosos do Brasil a indicarem a compra do Bitcoin, porém ele vendeu as suas moedas após obter valorização. Anos depois ele afirma que se arrependeu e que poderia ter aumentado o seu patrimônio imensamente. Após isso, ele afirma ter comprado novamente Bitcoin.
  2. Cauê Moura: Cauê é fã do Bitcoin mas atenta aos novos investidores sobre os cuidados que se precisa ter. “Em menos de 1 dia você pode ter o valor de um carro ou não”.
  3. Daniel Zukerman: O famoso “Impostor” do Programa Pânico apostou na moeda ainda em 2010, quando valia centavos.

O histórico de valorização do Bitcoin nos últimos anos tem feito com que essa moeda seja muito mais perfeita do que as moedas fiduciárias, sendo que as próprias moedas estatais tendem a contribuir para que o Bitcoin ganhe preço.

Histórico e valorização do Bitcoin ao longo dos anos
Infográfico: Linha do tempo do Bitcoin

Fique atento a um detalhe: cada vez que os Governos distribuíssem auxílios e torram dólares na economia, o preço do Bitcoin sobe.

Empresas famosas que compraram Bitcoin nos últimos anos

Parece que as grandes empresas não estão mais tão entusiasmadas com a Bolsa de Valores. Tesla, JP Morgan e agora o Paypal, são algumas das que apostaram e se deram bem com o Bitcoin.

Curiosidades sobre o Bitcoin

Desde 2008, quando o criptoativo foi criado, muitas curiosidades fizeram com que essa moeda chamasse a atenção ao redor do mundo. Vamos listar em seguida e já antecipamos que tem muita gente se lamentando até hoje.

  1. O norueguês que ficou rico com Bitcoin e nem sabia

Em 2009, apenas 1 ano após o lançamento do projeto do Bitcoin, um norueguês chamado Christopher Koch comprou mil bitcoins por apenas U$ 27. Ele revelou que não comprou os bitcoins pelo preço e sim por conta de sua criptografia.

Então o mesmo ficou alguns anos sem visualizar o seu saldo e após 4 anos, percebeu que tinha obtido uma tremenda valorização: Quase 1 milhão de dólares.

  1. O Bitcoin na frente do ouro

No Brasil assim como em vários outros países, o Bitcoin está sendo negociado com um preço superior ao do ouro, que por muito tempo foi considerado reserva de valor.

Acredita-se que o mercado de Bitcoin pode ter números ainda mais significantes se avaliar o mercado informal, pois muitos países bloquearam a possibilidade de transacionar em Bitcoin através de exchanges, porém o mercado informal continua forte.

  1. A mina de Bitcoin

A maior característica em relação do dinheiro digital para o convencional é que ele não pode ser emitido, sendo assim a sua segurança é infinitamente maior. A produção dos Bitcoins é feita através da mineração de Bitcoins que podem resolver um complexo enigma matemático a cada 10 minutos.

Mesmo com tanta gente que é entusiasta do Bitcoin, existem pouquíssimos mineradores. Repórteres da BBC conseguiram descobrir uma mina de Bitcoin que está localizada no sul da China. Algumas partes do mundo onde mineram Bitcoins não passam pelo controle do Governo.

Os computadores que trabalham na mineração de Bitcoins precisam fazer um trabalho constante, pois se existem poucas pessoas que fazem o serviço de mineração, então não existem tantos computadores e eles não podem ser desligados.

  1. Seu histórico de valorização

O Bitcoin valia menos de 1 dólar quando foi lançado em 2009, e o seu primeiro registro de preço aconteceu em 2010, quando superou 5 cents.

O seu preço mais alto em 2010 foi de apenas U$ 0,39. Porém após isso, foi subindo e subindo mesmo em quedas históricas, como aconteceu no início de 2020 e já acumula uma valorização frente a moeda norte-americana de mais de 13.000%.

Histórico e valorização do Bitcoin ao longo dos anos
Grafico linha do tempo com o histórico e valorização do Bitcoin ao longo dos anos.
  1. Os famosos que amam o Bitcoin

A moeda digital chama a atenção dos famosos, não apenas aos que estão metidos diretamente no mundo dos negócios. Os famosos que são entusiastas do Bitcoin vão desde Bill Gates, o gênio e mentor da Microsoft, o ator americano Ashton Kutcher e um dos homens mais poderosos da história, Elon Musk.

Vários documentários foram feitos e até reproduzidos nas principais plataformas de streaming como a Netflix, para mostrar como os governos tentaram acabar com essa criptomoeda e por que o Bitcoin ganhou tanta força.

Onde guardar os seus Bitcoins?

Após adquirir este ativo digital, o indicado é que você faça o download no desktop (pc) ou no Smartphone, podendo fazer as transações aonde esteja.

Confira aqui algumas das principais carteiras que você pode utilizar:

  • Coinbase: A principal bolsa de negociação de criptomoedas no mundo e que está presente em diversos países;
  • BRD: A BRD lançou a sua própria moeda depois de fazer tanto sucesso. É uma das wallets que exige que você grave as 12 palavras de segurança e que deverão ser usadas no caso de restaurar a sua carteira;
  • Trust Wallet: A Trust Wallet surgiu após parceria com a Binance e conta com mais de 100 criptos em seu portfólio, sendo ideal para quem deseja receber transações rápidas;

Para mais infomações de onde guardar e armazenar Bitcoin com Segurança, basta acessar o artigos em nosso blog.

Seja muito bem-vindo à nova fase Bity, com o Bitybank! Leia mais.

 

Conclusão

Antes de dizer quais são as estimativas para os próximos meses ou anos, te deixamos uma reflexão do passado.

Você viu que uma criptomoeda que ninguém dava nada por ela, deixou o mercado totalmente turbulento e cheio de oportunidades, ganhos e perdas, todos os detalhes que entregam um cenário perfeito para um investidor de sucesso.

Então, se nos últimos anos o crescimento foi tão grande, arriscamos a dizer que não parará por aqui, um fato é que muitas novidades estão chegando e, toda essa inovação ainda está apenas no começo.

Agora, que tal juntar todos os conhecimentos espalhados e ir se preparando para tudo que pode transformar o mercado em algo jamais visto? Inclusive, a sua própria renda financeira?