Entenda as diferenças entre Litecoin e Bitcoin

Bitcoin é a criptomoeda dominante do mercado, por vezes chamado de “ouro digital”, sendo a mais antiga as moedas digitais. A Litecoin, por sua vez, foi criada a partir do código fonte do Bitcoin e tem como proposta ser mais rápida para ser utilizada no comércio.

Geralmente, o que se aplica a um desses criptoativos, também é aplicável ao outro – uma vez que dividem o mesmo código fonte. 

Porém, apesar das semelhanças, tratam-se de criptomoedas diferentes. Desta forma, é importante entender o que as diferencia.

Diferença no suprimento

O Bitcoin tem um suprimento máximo de 21 milhões de unidades, fato que impulsiona sua valorização, juntamente com o halving – evento que reduz pela metade a quantidade de novos BTCs gerados e ocorre a cada quatro anos.

Já a Litecoin possui suprimento máximo previsto para ser quatro vezes maior, ou seja, 84 milhões de unidades. 

Isso pode soar vantajoso para a Litecoin, mas a verdade é que a aplicação prática deste fato não é tão impactante – uma vez que tanto o BTC quanto a LTC são divisíveis até um centésimo de milhão, garantindo circulação plena para ambos os criptoativos.

Tempo de confirmação das transações

As transações de Bitcoin são confirmadas a cada 10 minutos, momento em que um novo bloco é gerado. A Litecoin, por sua vez, tem suas transações confirmadas a cada 2 minutos e 30 segundos.

Para comerciantes, o uso de Litecoin é mais vantajoso, uma vez que as transações demoram menos para serem creditadas. Além disso, por serem mais rápidas, as transações são menos custosas.

A Litecoin é, conforme seu whitepaper prevê, uma versão do Bitcoin que pode ser utilizada com mais facilidade em compras de bens e serviços – impulsionando a adoção de criptoativos no mundo todo.

Mineração

O processo de mineração da Litecoin é mais “simples” do que a mineração de Bitcoin, tendo em vista o algoritmo de criptografia utilizado por cada uma dessas criptomoedas. O Bitcoin utiliza o SHA-256, um algoritmo mais antigo se comparado ao Scrypt utilizado pela Litecoin.

Na prática, o algoritmo de criptografia SHA-256 é mais difícil de ser resolvido, tornando o processo de mineração mais denso.

Já o Scrypt torna a mineração da Litecoin mais “inclusiva”, ao ainda permitir que novas LTCs sejam mineradas por meio do uso de CPUs ou GPU – ou seja, processadores ou placas de vídeo.

Como Comprar Bitcoin ou Ether

Para comprar Ether ou Bitcoin é possível recorrer diretamente a vendedores peer-to-peer (ou P2P). Eles vendem o criptoativo diretamente, sem intermediação.

Contudo, é possível ainda comprar por meio de corretoras de criptomoedas, como a BitPreço. Na BitPreço, os melhores valores de compra e venda são informados em tempo real, visando garantir que o usuário sempre faça um bom negócio quando se trata de seus Ethers ou Bitcoins.

O livro de ordens agrupa os valores em diferentes exchanges, criando oportunidades de arbitragem para os profissionais que operam no mercado de criptoativos.

Para comprar Ether ou Bitcoins na BitPreço é muito fácil: basta se cadastrar informando um e-mail, nome completo e senha. Após, é necessário enviar os documentos pedidos no procedimento de KYC, a fim de resguardar o usuário em caso de invasão da conta. 

É um procedimento simples, que envolve enviar uma selfie com um documento de identificação com foto, e fotos contendo frente e verso do mesmo documento.

Após, basta fazer um depósito na BitPreço para carregar sua conta e comprar Bitcoins na exchange onde o valor está mais baixo. 

Leia também:

Lista com os nomes das principais criptomoedas

Litecoin: o que é e quais são suas diferenças com o Bitcoin?