Cuidados ao transferir suas criptomoedas

A premissa do Bitcoin e das criptomoedas no geral é muito boa. O usuário é dono de suas economias, podendo movimentá-las a qualquer momento.

Trata-se de um movimento libertador do ponto de vista financeiro, uma vez que não é necessária a aprovação dos bancos para movimentar valores.

Porém, isso significa que todo cuidado é pouco ao transacionar suas criptomoedas. Uma vez que não há intermediários, o próprio usuário é responsável pelo próprio dinheiro.

Além disso, as transações com criptomoedas são irreversíveis. Ou seja: uma vez transacionado o valor, não é possível voltar atrás.

Isto posto, é importante ter atenção aos detalhes, principalmente em relação ao endereço de envio.

Clipboard hijacking: Atenção redobrada com o endereço

Segundo noticiado pelo Portal do Bitcoin, um malware está infectando computadores e tendo como alvo usuários de criptomoedas.

O ataque se chama clipboard hijacking, e consiste em infectar o computador do usuário com um vírus que troca a informação copiada pelo comando “copiar”, alterando na hora de “colar”.

Endereços de carteiras de criptomoedas são complexos. Desta forma, um costume comum é copiar e colar o endereço.

Contudo, por meio deste ataque, hackers trocam o endereço de carteira copiado pelo deles. Consequentemente, caso o usuário não verifique novamente para onde está mandando suas moedas digitais, os hackers embolsam a quantia. Para sempre.

Como recomendação, é sempre bom ativar o antivírus e ter atenção redobrada quando copiar o endereço, verificando cada caractere.

Phishing: cuidado onde clica

Outro ataque comum no meio de criptomoedas é o phishing. Hackers enviam e-mails, mensagens de SMS, ou simplesmente criam páginas falsas na internet.

O objetivo é enviar uma mensagem na qual o usuário clica e insere seus dados. Para tanto, a página é a cópia exata de uma página real.

Por exemplo, hackers te enviam um e-mail dizendo que sua conta no Facebook foi acessada. Para retomar o controle, basta clicar no link deles e digitar suas credenciais.

Você clica e a página é igual a do Facebook. Temendo perder a conta, você não pensa duas vezes e preenche os dados. Agora os hackers têm acesso à sua conta.

O mesmo acontece no mundo das criptomoedas, mas com páginas de exchanges. Hackers informam, por exemplo, que um saque foi feito. Caso o usuário não tenha feito o saque, deve acessar o link enviado por e-mail.

Entretanto, nunca houve saque. É um artifício para que a vítima entre no link e insira seus dados.

Desta forma, tenha sempre muito cuidado onde clica, verificando sempre o endereço da página. Todo cuidado é pouco, pois os hackers disfarçam alguns caracteres.

Cuidado com programas piratas ao transferir suas criptomoedas.

O Brasil é um dos países com maior índice de pirataria do mundo. Tudo bem, não cabe aqui entrar no mérito se é certo ou errado.

O que cabe informar, contudo, é que esses programas com frequência possuem malwares.

Alguns desses malwares contêm keyloggers. São programas que passam a registrar, em dispositivo externo, todos os cliques feitos pelo seu teclado. 

Pois é, todas as credenciais são informadas sem que você fique sabendo.

Além disso, um malware muito comum é o de mineração. Seu computador começa a ficar lento, quente e você estranha. Não sabe bem o motivo, então você se lembra que baixou um Photoshop pirata.

O Photoshop continha um arquivo executável, que está minerando criptomoedas no seu dispositivo em segundo plano.

Por fim, é possível ainda que o malware prejudique até carteiras em hardware. Ao plugar sua carteira em hardware para movimentar fundos, o malware afeta de alguma forma o dispositivo onde a carteira está conectada. Os resultados podem ser diversos, desde mudança do endereço de envio até manipular suas palavras-chave.

No mundo das criptomoedas, tenha sempre muito cuidado por onde anda.

Como Comprar Bitcoin

Para comprar Bitcoin é possível recorrer diretamente a vendedores peer-to-peer (ou P2P). Eles vendem o criptoativo diretamente, sem intermediação. 

Contudo, é possível ainda comprar por meio de corretoras de criptomoedas, como a BitPreço. Na BitPreço, os melhores valores de compra e venda são informados em tempo real, visando garantir que o usuário sempre faça um bom negócio quando se trata de seus Bitcoins.

O livro de ordens agrupa os valores em diferentes exchanges, criando oportunidades de arbitragem para os profissionais que operam no mercado de criptoativos.

Leia também:

Como investir em Bitcoin e criptomoedas com pouco dinheiro?

Arbitragem de Bitcoin e Criptomoedas: o que é e como fazer?

Como comprar Bitcoin na Bitpreço

Para comprar Bitcoins na BitPreço é muito fácil: basta se cadastrar informando um e-mail, nome completo e senha. Após, é necessário enviar os documentos pedidos no procedimento de KYC, a fim de resguardar o usuário em caso de invasão da conta. 

É um procedimento simples, que envolve enviar uma selfie com um documento de identificação com foto, e fotos contendo frente e verso do mesmo documento.

Após, basta fazer um depósito na BitPreço para carregar sua conta e comprar Bitcoins na exchange onde o valor está mais baixo. 

Para ficar por dentro de todas as  novidades sobre a BitPreço, não esqueça de nos seguir nas redes sociais: Facebook, Instagram, TwitterLinkedin e Telegram. Além disso, caso tenha alguma dúvida, basta enviar um email para: [email protected].

Não deixei de baixar os Apps da Bitpreço para Android e IOS.

Leia também:

Criptomoedas baratas para investir em 2021