Criptomoedas possuem criador? Quem são?

Criptomoedas, afinal, quem de fato as criou? Elas possuem um criador?

Neste artigo, reunimos algumas informações importantes sobre este tema, e aprofundamos ainda mais o que você já conhece sobre as criptomoedas – ainda que já tenhamos discutido sobre elas em outros artigos.

Aliás, o “ouro” deste século tem ganhado cada vez mais espaço e feito parte da carteira de investimentos de muitas pessoas ao redor do mundo, sem contar, é claro, a facilidade no gerenciamento de pagamentos e transações que elas proporcionam.

Portanto, é quase inevitável que diversas perguntas sobre este assunto comecem a surgir entre os novos investidores, bem como, entre aqueles com mais expertise no mercado.

Sendo assim, o que são, de fato, as criptomoedas – ou melhor ainda, as criptomoedas possuem criador?

É esta pergunta que vamos te responder ao longo do texto. Preparado?

Como as Criptomoedas Foram Criadas? Elas Possuem um Criador?

As criptomoedas não possuem apenas um criador, na verdade, em alguns casos é comum que existam até mesmo grupos de programadores trabalhando no desenvolvimento de determinadas criptomoedas.

Inclusive, ainda que seja possível começar um projeto do zero – apenas com uma pessoa – se torna inteiramente mais simples contar com o apoio de um grupo de especialistas neste tipo de planejamento.

E, é claro, existem algumas exceções – como é o caso do Bitcoin (BTC) –, que tiveram uma figura responsável por trás dela.

Satashi Nakamoto, por exemplo, é um dos personagens mais importantes para a história desse movimento como conhecemos hoje – Este foi o primeiro criador (ou criadores) para o surgimento da primeira moeda digital.

Alguns especialistas deduzem a verdadeira origem deste programador, mas a verdade é que se sabe muito pouco sobre ele (ou quem são eles) – uma vez que não há um nome oficial em seu comando.

Satoshi foi responsável pela elaboração do White Paper que deu origem ao Bitcoin, além de ter se tornado a primeira pessoa a minerá-lo; hoje em dia, presume-se que Satoshi já tenha cerca de 1 milhão de Bitcoins em sua carteira.

Criptomoedas possuem criador? Quem são?

A ideia inicial era de criar uma moeda totalmente descentralizada e sem vínculos com bancos, dependente de governos ou mesmo de instituições públicas ou privadas – completamente diferente dos ativos financeiros da época.

Contudo, podemos afirmar que Satoshi foi o criador dos criptoativos, ou que as criptomoedas possuem criador?

A resposta mais sincera é: não exatamente.

Os ativos digitais como conhecemos hoje são baseados em redes como a blockchain, além de serem implementações bem complexas a um nível técnico.

Afinal, Você Sabe o que é Blockchain?

Antes de irmos para o tema central desse artigo – “criptomoedas possuem criador?” -, vamos entender resumidamente o que é a rede blockchain.

Blockchain, nada mais é que uma ferramenta de armazenamento de dados, onde cada entrada se refere a um bloco.

Por sua vez, os blocos que dão entrada nesta rede são interligados entre si, além de serem criptografados, de modo que se traga mais segurança aos dados que são adicionados nele.

Isso significa que nenhuma pessoa com más intenções conseguirá trocar os blocos (blocks) dentro deste banco de dados.

Dessa forma, o bloco alocado se torna totalmente protegido contra quaisquer tipos de alterações, gerando mais segurança para os blocos envolvidos na rede.

Assim, invasores podem ter maior dificuldade em modificar as informações de um determinado bloco de dados, uma vez que deverá modificar todos os outros subsequentes. Deu pra entender?

Aliás, estes dados ficam alocados em computadores individuais que são como servidores do sistema; estes computadores são popularmente conhecidos por mineradores, já que ambos validam e guardam os dados de cada uma dessas entradas.

Sendo assim, ainda que, por exemplo, você altere as informações de um determinado computador desta rede, estará completamente limitado para realizar modificações em outros pólos (mineradores) onde estes dados foram alocados.

Isso traz mais segurança e confiabilidade durante as negociações.

E quanto as Criptomoedas? Onde elas entram?

As criptomoedas funcionam como um bem digital, o que significa que foram elaboradas para se tornar um meio de troca, na qual cada uma moeda tem um controle individual específico dentro da rede blockchain.

Aliás, elas são alocadas dentro de uma rede descentralizada e inteligente de computadores, ou seja, os mineradores deste sistema.

Mas não só isso, vale lembrar que estes computadores são espalhados por toda a internet e funcionam por meio de um modelo criptografado, gerando mais segurança para o armazenamento das informações alocadas.

Estes ativos também são descentralizados, o que significa que não precisam de intermédio de instituições ou governos para a sua criação.

Portanto, eles seguem regras rígidas de controle para que se consiga ter sucesso durante o processo de mineração de criptomoedas – Fato este que, somente através da mineração é possível criar novas criptomoedas.

Além disso, os próprios mineradores é que ficam responsáveis pela boa execução deste sistema, visto que são eles, os designados a validarem cada uma destas transações.

E como forma de pagamento, estes mineradores recebem as criptomoedas pelas quais protege.

Leia também:

Jogos para ganhar criptomoedas e Bitcoin: saiba como ganhar jogando

O Início de Tudo

Ainda que o BOOM das criptomoedas só tenha acontecido nesta última década, só foi mesmo por volta do ano de 1983 que o primeiro protótipo de criptomoeda teve início.

Neste ano, David Chaum, criou a primeira moeda digital anônima e totalmente criptografada, conhecida por ecash.

Essa ideia – que foi um completo sucesso para época – deu início a ideia inicial do que era a matriz das criptomoedas.

Este projeto, que foi lançado em 1995, ficou conhecido por Digicash, uma moeda digital capaz de ser enviada e distribuída entre as pessoas, tudo a partir de um sistema totalmente virtual e que garantia o completo anonimato de seu dono.

A grande questão, no entanto, é que esta ideia não foi tão aprovada pelo governo dos EUA quanto David Chaun pensaria.

Segundo um relatório do NSA (ou National Security Agency) dos Estados Unidos, existia uma certa preocupação do governo em permitir o seu anonimato, bem como, as suas implicações para o combate ao crime.

Criptomoedas possuem criador? Quem são?

Já em 1997, Wei Dai, um dos programadores responsáveis pela sua contribuição ao desenvolvimento de criptomoedas, criou a Crypto++ – um projeto de programas e protocolos destinado ao bom funcionamento das criptomoedas.

Por sinal, é nessa época que foi criado o b-money e o VMAC.

Porém, somente alguns anos depois, em 2009, é que surgiu, de fato, a primeira criptomoeda do mundo: o Bitcoin.

Neste ano, também foi criado um sistema de criptografia conhecido por SHA-256, bastante utilizado pela sua complexidade em descobrir os segredos de chaves criptográficas.

Além disso, o White Paper publicado por Satoshi Nakamoto, foi a base que ele precisava para criar a sua própria criptomoeda.

Inclusive, este relatório faz menção ao que os desenvolvedores chamam de Proof-of-Work (ou Prova de Trabalho, em tradução para o português), um protocolo que explica e comprova a possibilidade de se criar novos criptoativos.

Fato este, que só a partir deste relatório é que foi possível a criação de novas criptomoedas, altcoins, diferentes tipos de moedas digitais, e até de cripto tokens.

Afinal, as Criptomoedas Possuem (ou Não) Criador?

Como você notou, as criptomoedas possuem criador – mas não só um, como vários criadores.

Isso porque, ao longo dos anos, o desenvolvimento das criptomoedas ocorreu a partir da contribuição de diversos programadores e desenvolvedores que investiram seus conhecimentos em um modelo de blockchain pela qual as criptomoedas operam.

Aliás, diversas criptomoedas surgem todos os dias, enquanto outras estão em completo desenvolvimento.

Acontece que a implementação de novas criptomoedas no mercado se dá de maneira simples, visto que já existem modelos prontos para seus desenvolvimentos, além de ser um sistema totalmente funcional – como já evidenciado.

No entanto, a resposta mais convincente para a nossa pergunta, é: David Chaun.

Chaun foi o pioneiro para criação das primeiras criptomoedas do mercado, bem como, para a implementação de diversas ferramentas que ajudaram o pleno desenvolvimento destes ativos.

Assim, embora ele seja o criador do conceito, existem diversos outros nomes que foram responsáveis pela criação de determinadas criptomoedas, que são:

  • Jed McCalleb, criador da Ripple e Stellar;
  • Charlie Lee, criador da Litecoin;
  • Vitalik Buterin, criador da Ethereum;
  • Satoshi Nakamoto, criador(es) da Bitcoin;
  • Entre muitas outras.

Conclusão

Ao pesquisar pelos criadores das criptomoedas, fica claro o quanto elas se tornaram populares em um curto espaço de tempo, o que significa que elas são excelentes alternativas para um investimento de qualidade e que traz retornos satisfatórios.

Afinal, estes ativos são funcionais devido a uma série de fatores que as tornam opções vantajosas; seja devido a sua segurança em transações, seu modelo descentralizado e até mesmo quanto a sua privacidade.

Essa é uma oportunidade em cheio para quem planeja investir em um ativo que está em completa ascensão – Sem contar, é claro, que moedas como o Bitcoin, hoje em dia, já são negociadas a milhares de dólares.

Agora que você já sabe se as criptomoedas possuem criador, que tal começar hoje mesmo seus investimentos em criptomoedas? Acesse agora mesmo nosso artigo sobre as criptomoedas mais baratas para se investir em 2021. Não perca tempo!