Corretoras de criptomoedas: conheça as melhores e mais confiáveis

Melhores exchanges

Qual é a melhor corretora de criptomoedas da atualidade? As corretoras, também conhecidas como exchanges, são a porta de entrada dos investidores no mundo das criptomoedas.

Devido a uma série de fatores, essas empresas são o caminho mais fácil para comprar o Bitcoin (BTC) e outros criptoativos. Em alguns casos, também ajudam a comparar o preço do bitcoin, apresentando as melhores oportunidades de mercado.

Contudo, a quantidade de opções no mercado pode deixar os usuários em dúvidas. Há várias delas, tanto nacionais quanto internacionais, à disposição dos consumidores.

Dessa maneira, para ajudar os investidores e entusiastas de criptomoedas, a Bitypreço decidiu montar um guia sobre as melhores corretoras de criptomoedas da atualidade!

O que são as corretoras de criptomoedas?

Corretoras de criptomoedas: conheça as melhores e mais confiáveis
Corretoras conectadas à Bitypreço

 

As corretoras são casas de negociação de criptoativos. Assim, elas possuem grandes fundos de moedas digitais que podem ser negociadas pelos usuários.

Uma das principais funções das corretoras é a de prover liquidez para os investidores. Uma vez que possuem uma capitalização elevada, elas permitem que os investidores negociem tanto quanto puderem pagar.

Isso também significa que a listagem de criptomoedas, pelas corretoras, é essencial.

Ao listar um criptoativo, as corretoras dão o seu aval em relação ao projeto. No momento em que isso acontece, o valor do criptoativo recém-listado numa grande corretora tente a disparar.

Atualmente, há três tipos de exchanges de criptomoedas: as “spot”, as de mercado futuro e as descentralizadas.

Aliás, vale destacar que algumas das corretoras de criptomoedas, como a Binance, oferecem mais de uma modalidade de negociação.

Corretoras de criptomoedas “spot”

As corretoras “spot” são as mais tradicionais. Dessa maneira, elas oferecem criptomoedas pelo valor atual do mercado. Nessas empresas, é possível investir em BTC, ETH, XRP, LTC e uma série de outros criptoativos.

A plataforma CoinMarketCap possui um ranking com as principais exchanges spot da atualidade, que são:

Além disso, no Brasil, há corretoras como o Mercado Bitcoin, a BitcoinToYou e a Coinext.

Exchanges de mercado futuro

As corretoras de mercado futuro são aquelas que possuem produtos como opções, futuros e derivativos. Desse modo, os seus usuários conseguem “apostar” no preço que os criptoativos vão atingir, seja no curto, médio ou longo prazo.

Entretanto, há que se considerar que a negociação nos mercados futuros é considerada mais complexa do que a do mercado spot. Também é possível alavancar os investimentos, no caso dos mercados futuros.

De acordo com a avaliação do CoinMarketCap, as principais corretoras de mercado futuro são:

Exchanges descentralizadas (DEXs)

As exchanges descentralizadas (DEXs) nasceram na onda DeFi (finanças descentralizadas), contudo, ao contrário das demais corretoras, elas são baseadas em protocolos descentralizados.

O que isso significa? Simples: as DEXs não têm a custódia do dinheiro dos investidores, mas simplesmente intermediam as negociações entre eles.

Ademais, as exchanges descentralizadas permitem que os usuários apliquem o seu dinheiro de maneiras variadas: através do “stake”, do “farming” e de empréstimos feitos com tokens DeFi.

Outra característica interessante das DEXs é a possibilidade de fazer conversões diretas entre quase qualquer tipo de criptoativo.

Assim, as principais exchanges descentralizadas são:

Bom, agora que você já sabe tudo sobre as exchanges, chegou a hora de ver quais são as melhores corretoras de criptomoedas da atualidade.

As melhores corretoras de criptomoedas do mercado

Para definir as principais exchanges do mercado, a Bitypreço se baseou em três critérios objetivos:

  • Volume de negociação e liquidez
  • Número de criptoativos listados
  • Acessibilidade para os investidores brasileiros

Nesse sentido, nós listamos as melhores plataformas para os investidores brasileiros negociarem o Bitcoin e outros criptoativos.

Bitypreço (Brasil)

Corretoras de criptomoedas: conheça as melhores e mais confiáveis
Livro de ordens da plataforma Bitypreço

Na verdade, a Bitypreço não é uma exchange, mas sim um marketplace de criptomoedas. Ou melhor: o maior marketplace de moedas digitais da América Latina.

Isso significa que a empresa conecta dezenas de corretoras por meio da sua plataforma. Desse modo, a principal vantagem é a de que os seus usuários passam a ter acesso às negociações de todas essas corretoras sem precisar fazer cadastro em cada uma delas.

Ao acessar o livro de ordens da BityPreço, os usuários encontram centenas de ordens de compra e venda de criptomoedas.

Assim, eles podem negociar com as melhores condições do mercado e comparar os preços do bitcoin, e de outros criptoativos que estão sendo praticados em cada corretora.

Além das ofertas das corretoras, os usuários também acessam as ofertas feitas pelos outros clientes da Bitypreço.

Neste momento, a Bitypreço oferece a negociação de diversos criptoativos, como por exemplo, o Bitcoin (BTC), Ethereum (ETH), Tether (USDT), Cardano (ADA), Solana (SOL), BNB, PaxGold (PAXG), e muitos outros.

Outra vantagem da Bitypreço é a sua ligação com a BNB Chain, que é a blockchain da Binance. Desse modo, é possível transferir criptomoedas a um custo muito inferior do que o usual.

Algumas das principais corretoras ligadas à Bitypreço são as seguintes:

  • Binance
  • Mercado Bitcoin
  • Bitso
  • Kraken
  • Coinext

Além destas, há dezenas de outras empresas que estão presentes na plataforma da Bitypreço. Por isso, dê uma conferida no marketplace!

Corretoras de criptomoedas: conheça as melhores e mais confiáveis

Binance (China)

Corretoras de criptomoedas: conheça as melhores e mais confiáveis
Homepage da Binance

A Binance é a maior exchange de criptomoedas em volume de negociação da atualidade. Ela tem origem na China, embora seja oficialmente baseada em Malta.

Apesar de ter começado como uma exchange spot, a Binance também oferece o mercado de futuros e uma exchange descentralizada, que é a Binance DEX.

Inclusive, a influência da Binance é tão grande no mercado atual, que ela possui a sua própria blockchain para concorrer com a do Ethereum, que é a BNB Chain.

Nesse sentido, a corretora criou um ecossistema próprio, com a sua moeda – a Binance Coin (BNB) e uma série de modalidades de investimentos diferentes.

Ao utilizar o BNB para negociar outros ativos, as taxas costumam ser mais baixas do que aquelas praticadas na rede do Ethereum.

Aliás, o BNB já é a terceira maior criptomoeda do mercado, atrás apenas do BTC e do ETH. No momento, o valor de mercado total do BNB é de R$ 39,2 bilhões.

Ainda existe a possibilidade de deixar o dinheiro rendendo na plataforma. A saber, é possivel aplicar as moedas no Binance Earn ou até mesmo fazer empréstimos com esses ativos.

Por fim, a Binance possui mais de mil pares de negociação, o que dá variedade e liquidez aos investidores que decidem utilizar a sua plataforma.

Mercado Bitcoin (Brasil)

Corretoras de criptomoedas: conheça as melhores e mais confiáveis
Homepage do Mercado Bitcoin

O Mercado Bitcoin (MB) é a maior corretora de criptomoedas da América Latina. Assim como a Binance, ele também está conectado à Bitypreço.

De forma geral, o MB é tido como uma das exchanges mais seguras e líquidas para os investidores brasileiros, assim sendo, apresenta riscos baixíssimos aos seus usuários.

Além disso, outro ponto que merece destaque como uma vantagem do Mercado Bitcoin é a quantidade de criptoativos listados na sua plataforma. Por exemplo:

Também é possível investir em tokens alternativos no MB Digital Assets. Assim, a empresa oferece investimento em tokens de precatório, tokens de consórcio e o Vasco token.

Uniswap (DEX)

Corretoras de criptomoedas: conheça as melhores e mais confiáveis
Interface da DEX Uniswap

A Uniswap é, provavelmente, a exchange descentralizada mais conhecida dos entusiastas de criptomoedas.

Por meio dela, é possível fazer realizar várias ações:

  • Comprar criptomoedas e tokens DeFi
  • Deixar os ativos rendendo em “stake” e pools de liquidez
  • Fazer “farming” de criptomoedas, que é uma modalidade de investimentos descentralizada
  • Converter criptoativos de forma fácil e rápida

Por lidarem com muitos criptoativos diferentes, algumas plataformas menores sofrem com baixa liquidez. Porém, isso não acontece na Uniswap, uma vez que a sua liquidez é vista como uma das maiores vantagens da plataforma.

O mercado DeFi foi a principal novidade do universo das criptomoedas em 2020. Todavia, ele não é tão acessível ou fácil de entender quanto o mercado tradicional. Exatamente por isso, os investidores que desejam se aventurar no DeFi devem estudar sobre o tema, a fim de não enfrentar problemas.Corretoras de criptomoedas: conheça as melhores e mais confiáveis

Gostou? Acompanhe o Blog da Bitypreço!

O Blog da Bitypreço contém dezenas de artigos sobre o mercado das criptomoedas. Além disso você também pode conferir o marketplace da Bitypreço! A saber, o melhor lugar para negociar Bitcoin, Ethereum, Tether (USDT), e diversas outras criptomoedas, sempre pelo melhor preço.