Saiba as diferenças entre Bitcoin e Ethereum

BTC e ETH são moedas bem diferentes entre si e cada uma possui um propósito. Para investir, estude bem o que cada uma representa.

Bitcoin e Ethereum são duas criptomoedas diferentes. Ainda assim, possuem algumas similaridades. Ambas são moedas descentralizadas, livres do controle de governos e de outras empresas.

Além de tudo, são também as mais famosas e maiores criptomoedas do mundo em termos de valor de mercado.

Nesse sentido, muito se pergunta sobre esses criptoativos, mais precisamente suas diferenças.

Abaixo, é possível conferir as principais diferenças entre Bitcoin e Ethereum.

Objetivo do Bitcoin e Ethereum

Os dois criptoativos começam divergindo em seus objetivos. O Bitcoin foi criado como uma moeda para substituir as moedas fiduciárias, tendo seu próprio sistema de pagamento dentro de seu protocolo. Utilizando a tecnologia blockchain para assegurar a transparência e confiabilidade das transações, a moeda foi ganhando tração e sendo cada vez mais adotada como meio de pagamento.

Por outro lado, o Ethereum surgiu como uma forma de popularizar a tecnologia blockchain. Por meio do seu protocolo, foi possível começar a programar mais facilmente na blockchain.

Aplicativos descentralizados (dApps) começaram a surgir, com base nos contratos inteligentes, sendo talvez a maior contribuição do Ethereum.

Qual a diferença entre Bitcoin e Ethereum na mineração

A forma de mineração de Bitcoin e Ethereum também apresenta suas diferenças. O Bitcoin é minerado por meio de prova de trabalho. Resumidamente, prova de trabalho é um processo em que difíceis cálculos são resolvidos, e os mineradores devem provar o esforço feito. Trata-se de um processo que consome muita energia elétrica, tendo em vista a alta performance executada pelos aparelhos a fim de resolver os complexos cálculos.

Enquanto isso, o Ethereum é minerado com prova de participação. Trata-se de um sistema no qual o minerador aloca parte do Ethereum que possui, e com isso ajuda a autenticar as transações da rede. Também utiliza dispositivos, mas consome menos energia do que a prova de trabalho.

Leia também:

Bitcoin ou Ethereum, qual o melhor investimento?

Criação do Bitcoin e do Ethereum

O criador do Bitcoin, Satoshi Nakamoto, é desconhecido até hoje. Após a criação do Bitcoin e publicação do white paper, Nakamoto nunca se pronunciou sobre “o verdadeiro rumo” do BTC.

O Ethereum, por sua vez, foi criado por um grupo de pessoas conhecidas. A mais famosa delas na comunidade cripto é Vitalik Buterin.

Essas pessoas ainda estão ativamente participando do desenvolvimento do Ethereum, trabalhando até mesmo na criação de uma versão melhorada do protocolo, o Ethereum 2.0.

Desta forma, tendo em vista que a comunidade do Bitcoin se movimenta sem ser “guiada” pelo criador, a do Ethereum ainda conta com seus criadores originais, que participam ativamente do seu processo de evolução.

Como comprar Bitcoin

Para comprar Bitcoin é possível recorrer diretamente a vendedores peer-to-peer (ou P2P). Eles vendem o criptoativo diretamente, sem intermediação. 

Contudo, é possível ainda comprar por meio de corretoras de criptomoedas, como a BitPreço. Na BitPreço, os melhores valores de compra e venda são informados em tempo real, visando garantir que o usuário sempre faça um bom negócio quando se trata de seus Bitcoins.

O livro de ordens agrupa os valores em diferentes exchanges, criando oportunidades de arbitragem para os profissionais que operam no mercado de criptoativos.

Leia também:

Corretoras de criptomoedas: conheça as melhores e mais confiáveis

Como comprar Bitcoin na Bitpreço

Para comprar Bitcoins na BitPreço é muito fácil: basta se cadastrar informando um e-mail, nome completo e senha. Após, é necessário enviar os documentos pedidos no procedimento de KYC, a fim de resguardar o usuário em caso de invasão da conta. 

É um procedimento simples, que envolve enviar uma selfie com um documento de identificação com foto, e fotos contendo frente e verso do mesmo documento.

Após, basta fazer um depósito na BitPreço para carregar sua conta e comprar Bitcoins na exchange onde o valor está mais baixo.