A computação quântica ameaça o Bitcoin?

Diferentemente da computação tradicional, todo o trabalho de processamento de informações do computador quântico circula em um mesmo ponto.

Este é um assunto bastante delicado para muitos desenvolvedores, uma vez que as opiniões sobre computação quântica e Bitcoin costumam ser bastante firmes e antagônicas. Apesar de o tema ser bastante complicado de dominar, é possível compreender com clareza do que se trata e ter uma visão mais clara sobre como a tecnologia funciona e quais suas consequências para o mundo. Entenda, de uma vez por todas, como a computação quântica promete revolucionar o mercado e de que forma ela pode afetar o mercado de criptomoedas.

O que é computação quântica?

Para que a explicação faça sentido, faremos uma comparação entre a computação tradicional e a computação quântica.

Diferentemente da computação tradicional, todo o trabalho de processamento de informações do computador quântico circula em um mesmo ponto. Nos computadores convencionais, a transferência de informações passa por vários pontos dentro do hardware (equipamento físico), o que reduz a eficácia de processamento.

Diversos campos da física teórica são empregados para o desenvolvimento da computação quântica, tais como o Gato de Schrödinger, teoria sobre multiverso, espalhamento de Rutherford, entre outros.

A computação tradicional trabalha através de informações binárias (0, 1), enquanto o qubit quadruplica as possibilidades de combinação binárias (01, 10, 00, 11).  Até o momento, existem computadores quânticos rodando em pouco menos de 20 qubits. Muito além disso torna o processamento inviável, uma vez que o poder computacional necessário para realizar as operações em computadores quânticos é muito maior.

Isto significa que a computação quântica é uma forma ainda mais segura e ágil de processar informações digitais, porém ainda exige estudo para se tornar em algo pronto para o consumidor final.

Leia também:

Como ganhar bitcoin grátis? É possível ganhar criptomoedas de graça?

Investir em Bitcoin é seguro ou perigoso?

A computação quântica ameaça o Bitcoin?

Muitos desenvolvedores afirmam, categoricamente, que a computação quântica é capaz de “acabar com o Bitcoin”. Isso porque, conforme informado anteriormente, o poder computacional necessário para executar computadores quânticos é muito maior que o dos computadores convencionais, o que poderia ser utilizado para derrubar a rede do Bitcoin.

Além de que, como a computação quântica deixa de ser binária e passa a operar equações ainda mais complexas, é possível configurar não apenas sistemas mais seguros, mas ameaças à segurança de sistemas binários, que, em teoria, seriam facilmente derrubados pela computação quântica.

Contudo, alguns pontos devem ser levados em consideração: ainda não existe um computador rodando completamente de maneira quântica, sendo necessário utilizar componentes ainda comuns na indústria para fazê-los funcionar. Além disso, não há desenvolvimento mainstream de soluções para o usuário, uma vez que tais equipamentos sequer foram finalizados.

Não é possível esquecer, claro, que há uma grande equipe de grandes desenvolvedores investindo seus esforços em atualizações constantes para o Bitcoin, o que significa que, ao longo do tempo, temos grandes possibilidades de que o ouro digital seja adequado à realidade da computação quântica, quando a mesma tornar-se acessível às pessoas.

Afinal, a computação quântica ainda está engatinhando e o Bitcoin está apenas começando. 

Para saber as novidades da BitPreço, não esqueça de nos seguir nas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Linkedin! Em caso de dúvida, fale diretamente com a BitPreço pelo e-mail do suporte: [email protected]

Leia também:

Criptomoedas baratas para investir em 2021