Pirâmide financeira: o que é e como funciona?

As promessas de uma pirâmide financeira são geralmente parecidas: Invista pouco, tenha baixo risco e receba um alto retorno. Parece tentador, não!? É assim que a maioria das pirâmides financeiras conquistam cada vez mais vitímas.

Com a promessa de grande retorno financeiro em pouco tempo, as pirâmides financeiras só funcionam enquanto novos investidores entram no esquema. Isso porque ao parar de receber novos usuários, os fraudadores não tem mais de onde retirar dinheiro para cobrir os benefícios prometidos a todos clientes.

Como funciona uma pirâmide financeira?

Na década de 1920, Charles Ponzi, um italiano que morava nos Estados Unidos, ficou conhecido por seus esquemas fraudulentos que ganhava dinheiro ao enganar pessoas com promessas milagrosas. Para o esquema funcionar, Ponzi pagava os antigos investidores com o dinheiro dos novos clientes. Neste caso, os últimos usuários acabam não recebendo seu investimento.

Para resumir, uma Pirâmide financeira ou esquema Ponzi funciona da seguinte maneira:

  • Uma pirâmide financeira oferece uma oportunidade de investimento com rendimento de 10% ao mês.
  • Um investidor coloca R$5.000 na empresa e vê seus lucros aumentarem durante o mês. Nesse momento, começa a trazer mais pessoas para entrar no esquema.
  • Os novos usuários entram com mais R$5.000.
  • O primeiro investidor solicita um saque e consegue retirar seu investimento + o lucro obtido. O lucro nada mais é que o dinheiro dos novos investidores.
  • Assim, ao receber o lucro, o primeiro investidor acredita se tratar de uma empresa idônea e contínua divulgando para o maior números de pessoas.
  • O sistema para de funcionar ao cessar a entrada de novos usuários, seja porque os investidores não tem mais interesse, porque a empresa já está sendo acusada de fraude, entre outros fatores.

Leia também: Qual o valor mínimo para investir e comprar Bitcoin?

Como saber se uma empresa é uma pirâmide financeira?

Geralmente, as ofertas são chamativas, prometem altos lucros e facilidade de faturamento. Além disso, a empresa não fornece informações consistentes sobre o serviço e como conseguem oferecer um retorno tão alto.

Principais indicativos de que a empresa é fraudulenta:

  • Muito retorno para baixo risco: Tipicamente, no mercado financeiro, alto retorno significa alto risco. Se você empresa oferece alto retorno com baixo risco, muito provavelmente é uma pirâmide financeira.
  • Ausência de oscilação: Renda variável requer muito estudo, pois o mercado oscila demais. É necessário entender muito de análise gráfica e fundamentalista para se arriscar no mercado. Ainda assim, é comum vermos especialistas no mercado financeiro perdendo muito dinheiro ao investir em renda variável. Isso significa que se uma empresa oferece retorno alto e fixo, mas com baixo risco, alguma coisa está errada.
  • Estratégias complexas e obscuras: Se a empresa não deixa claro onde está investindo o seu dinheiro, desconfie. Tratando-se de uma empresa idônea, você saberá claramente de que forma a mesma trabalha.
  • Ausência de auditoria: Uma empresa idônea sempre terá como provar o lastro de valores alocados.
  • Dificuldade em reaver valores investidos: Se para reaver o seu dinheiro, você precisa indicar mais usuários ou se a empresa de oferece mais bônus ao receber uma solicitação de saque, desconfie. Investimentos reais não precisam de indicações.

Como não cair em golpes financeiros?

Além dessas observações, faça uma pesquisa prévia sobre a empresa e o negócio em que diz atuar. Verifique a finalidade da empresa na CVM (Comissão de Valores Mobiliários), leia reviews no Google e Reclame Aqui, converse com pessoas que entendem do mercado financeiro, verifique o passado do dono da emrpesa e analise o contrato.

Julieti Brambila, Compliance da BitPreço

E os golpes em Bitcoin?

Nos últimos anos, tem surgido muitos golpes envolvendo Bitcoin e criptomoedas. A grande valorização da moeda é um chamativo para que pessoas com má intenções se aproveitem, além de um ambiente com falta de legislação específica.

Segundo o site badbitcoin.org, plataforma que lista fraudes financeiras no setor cripto, existem mais de 8000 casos de golpes envolvendo criptomoedas.

Para analisar uma empresa do setor cripto, siga os mesmos procedimentos que faria com uma empresa do setor tradicional. Desconfie de empresas que oferecem alto retorno de investimento, visto que criptomoedas são ativos extremamente voláteis e é impossível garantir com certeza qualquer retorno. Análise os perfis dos donos e também verifique reviews no Reclame Aqui, Google e Youtube sobre a empresa. Nunca deixe ninguém gerenciar seus ativos. Além disso, desconfie de ofertas de mineração de criptomoedas.

Leia também: Google Finance agora exibe cotação de Bitcoin e criptomoedas

O que fazer se cair em um golpe de pirâmide financeira?

Saiba que a prática de pirâmide financeira é proibida no Brasil e configura crime contra a economia popular, segundo a Lei 1.521/51. Portanto, ao cair em um golpe, o Ministério Público recomenda que a vítima faça denúncias em órgãos federais ou estaduais, ou às polícias federal e civil.

Se possível, procure um advogado para te ajudar no processo, pois o mesmo poderá propor, junto ao Judiciário, ações de indenização por danos materiais e morais. Além disso, poderá recorrer ao uso de tutelas de urgência, medidas que visam o resgate imediato dos valores aplicados.

Para ficar por dentro de todas as  novidades sobre a BitPreço, não esqueça de nos seguir nas redes sociais: Facebook, Instagram, TwitterLinkedin e Telegram. Caso tenha alguma dúvida, basta enviar um email para: [email protected].