Como investir em Bitcoin Passo a Passo?

Como investir em Bitcoin

Afinal, como investir em Bitcoin Passo a Passo?

Provavelmente, você já ouviu falar em Bitcoin (BTC). Todos têm aquele conhecido que não para de falar sobre o assunto. 

Agora, em 2022, a criptomoeda viveu um momento de baixa. Ainda assim, sua disparada de valor em anos anteriores despertou, e ainda tem chamado a atenção do mercado.

Contudo, pode ser que você ainda tenha dúvidas sobre o Bitcoin. Como funciona? Onde comprar? Como investir?

Para responder a essas perguntas, a Bitypreço preparou um guia ensinando como investir no Bitcoin. Vem com a gente!

Você sabe qual é o seu perfil de investidor?

O que é o Bitcoin?

O Bitcoin é uma moeda digital descentralizada e criptografada. Por isso, ele é conhecido como uma criptomoeda.

Por ser descentralizado, o Bitcoin funciona numa rede distribuída em todo o mundo conhecida como a blockchain. Qualquer um pode fazer parte da blockchain, ao montar um node (“nó”) a partir de um dispositivo eletrônico.

A principal função do Bitcoin é funcionar como uma moeda, assim como o dólar, o Real ou o euro. Porém, os bitcoins existem apenas no ambiente virtual. Além disso, eles não são controlados pelo Banco Central e nem por qualquer outra entidade.

Na prática, o Bitcoin permite transações rápidas, baratas e ilimitadas entre as pessoas. Ou seja,  elas podem trocar diretamente, entre si, ao compartilhar o endereço das suas carteiras de criptomoedas.

Também é comum que os investidores comprem Bitcoin através das corretoras. Então, se você ficou interessado, dê uma olhada nas melhores corretoras de criptomoedas da atualidade.

Aliás, se você quer ler um texto específico sobre o Bitcoin, confira o nosso artigo sobre como funciona a blockchain do Bitcoin.

Bom, agora vamos ao cerne da questão: como comprar o Bitcoin.

Como investir em Bitcoin?

Como nós dissemos, é possível comprar Bitcoin de uma exchange (“corretora”) ou diretamente, de outras pessoas.

No entanto, é recomendável que os investidores iniciantes façam essa compra em uma corretora de confiança. Aqui no Brasil, por exemplo, há várias corretoras que possuem uma boa reputação no mercado, como:

  • Mercado Bitcoin
  • BitcoinToYou
  • BrasilBitcoin
  • Coinext, entre outras

Contudo, cada uma delas exige um cadastro diferente. Para resolver esse problema, existe a Bitypreço!

A Bitypreço é um marketplace de criptomoedas. Isso significa que o site conecta quase 30 corretoras nacionais e internacionais. Portanto, com apenas um cadastro, o usuário pode comprar e vender Bitcoin de todas essas empresas em uma só plataforma.

Sabendo disso, veja como comprar e investir em Bitcoin na Bitypreço.

Como investir em Bitcoin Passo a Passo na Bitypreço

Comprar Bitcoin na Bitypreço é extremamente simples. Desse modo, basta acompanhar o passo a passo aqui com a gente:

Passo 1 – Cadastro

O cadastro na plataforma da Bitypreço é bem fácil e acessível. Para isso, basta acessar a página de registro, preencher todas as informações e confirmar o endereço de e-mail.

Na sequência, o usuário vai ter que confirmar alguns documentos e dados pessoais. Isso inclui o envio de fotos, mas não se preocupe. A Bitypreço – e todas as empresas de criptomoedas – pedem essas fotos, por questões de segurança e para atender à legislação do setor.

Passo 2 – Login e chave de autenticação

Como investir em Bitcoin Passo a Passo?
Pagina de Validação de Segurança

O login funciona como qualquer outro site. Existe apenas um detalhe: a autenticação de dois fatores.

Como a Bitypreço lida com o seu patrimônio, é importante proteger a conta para evitar o acesso de terceiros ao seu dinheiro.

Assim, depois de colocar o e-mail e a senha, o site vai pedir um código. Ele pode ser gerado no Google Authenticator ou no Authy. Ambos são aplicativos compatíveis com Android e iOS.

Passo 3 – Livro de Ordens

Como investir em Bitcoin Passo a Passo?
Livro de Ordens Bitypreço

O livro de ordens é o local onde o investidor encontra as ofertas de compra e venda de Bitcoin, existentes em todas as plataformas conectadas à Bitypreço.

A visualização é bem simples, como é possível ver na imagem. Nessa linha, existem dois tipos de ordens: as de compra e as de venda.

As ordens de venda agregam as propostas dos vendedores de Bitcoin. Por isso, os investidores que desejam comprar criptomoedas devem ficar atentos à esta lista para ver os preços praticados pelo mercado.

Por outro lado, o livro das ordens de compra compila as propostas feitas por quem está comprando Bitcoin. Quem quer vender Bitcoin deve olhar para esta lista.

Assim, as ofertas de compra são executadas pelos compradores que aceitam os preços estipulados pelos vendedores.

Aqui, nós temos um texto específico para te ensinar, com detalhes, como utilizar os livros de ordens!

Qual é a forma mais simples de investir em Bitcoin?

Como investir em Bitcoin Passo a Passo?
Plataforma da Bitypreço

O método mais simples de comprar Bitcoin pela Bitypreço é o seguinte:

  • Colocar a quantidade de Bitcoin desejada ou o total em Reais que deseja investir;
  • No “tipo de ordem”, selecionar “MERCADO”;
  • Clicar em “COMPRAR BITCOIN”.

Quem compra Bitcoin pela ordem de mercado não fixa um preço específico para compra. Dessa forma, a operação é feita de forma imediata, sem a necessidade de acompanhar o livro de ordens.

Nesse caso, a ordem é efetuada pelo valor que está sendo praticado pelo mercado, o que torna essa modalidade mais fácil para os iniciantes. 

Detalhes sobre o investimento na criptomoeda

Como investir em Bitcoin Passo a Passo?
Cotação histórica do Bitcoin (CoinMarketCap)

Antes de tudo, fuja de qualquer promessa de investimento milagroso. Com o advento do Bitcoin, muitas pirâmides financeiras surgiram com falsas promessas de retornos fixos ou específicos.

Infelizmente, isso não existe! Sabe por quê? Porque o Bitcoin é um ativo como o ouro, a prata ou uma ação. Ou seja, é impossível prever com exatidão quanto a moeda vai subir ou cair.

Assim, fica o alerta: não existe retorno fixo ou previsível com o Bitcoin!

Para investir, você deve estudar o mercado do Bitcoin e aprender como, onde e quanto colocar nesse ativo. 

Outra coisa: você precisa ter em mente que o Bitcoin é um ativo extremamente volátil. Sendo assim, o seu preço pode variar bruscamente numa questão de dias e até mesmo horas. Logo, você deve saber qual é o seu perfil de investidor antes de investir.

HODL ou trade?

Para utilizar o Bitcoin como um ativo de investimento, as principais opções do investidor iniciante são:

  • HODL (acumular): Essa técnica é a mais fácil, pois basta que o investidor compre e acumule Bitcoin aos poucos. Dessa forma, ele não tem que se preocupar com as variações de curto prazo;
  • Trade (negociar): Isso é semelhante a investir no mercado de ações: O investidor compra e vende Bitcoin de olho nas variações diárias, semanais, mensais e assim por diante.

Também destacamos que existem algumas técnicas mais avançadas de investimento no Bitcoin. Por exemplo, os fundos de criptomoedas, o mercado de derivativos e o mercado de opções.

No entanto, essas modalidades de investimento costumam ser utilizadas por negociadores mais veteranos do mercado. Logo, vale a pena focar no HODL ou no trade, a princípio.

Veja mais sobre a Bitypreço nas redes sociais

Para ficar por dentro de todas as  novidades sobre a Bitypreço, não esqueça de nos seguir nas redes sociais: FacebookInstagramTwitterLinkedin. Além disso, caso tenha alguma dúvida, basta enviar um email para: [email protected].