Como entender o livro de ordens?

O livro de ordens agrega pedidos de compra e venda de criptomoedas em uma única plataforma.

Com esse mecanismo, os investidores negociam Bitcoin e outras criptomoedas de forma facilitada. Isso acontece porque o investidor acompanha diversos valores praticados pelo mercado ao mesmo tempo.

Dessa maneira, veja como tirar o melhor proveito do livro de ordens!

O livro de ordens

O livro de ordens se divide em ofertas de compra e ofertas de venda.

Ofertas de compra

As ofertas de compra são as propostas dos compradores de criptomoedas. Quem quiser vender criptomoedas deve olhar para esta lista. Cada proposta de compra é composta por quantidade de criptomoedas, preço e valor total:

Assim, as ofertas de compra são executadas pelos compradores que aceitam os preços estipulados pelos vendedores.

Ofertas de venda

As ofertas de venda agregam as propostas dos vendedores de criptomoedas ao mercado. Os investidores que querem comprar criptomoedas devem ficar atentos à esta lista.

No caso, as propostas de venda também são compostas por quantidade, preço e valor total:

A venda acontece quando algum comprador paga o valor mínimo estipulado pela oferta de venda.

Por que utilizar um livro de ordens?

O livro de ordens agrega centenas de ofertas de compra e de venda de criptomoedas no mesmo local. Não é necessário procurar por várias exchanges ou vendedores particulares na hora de negociar as criptomoedas.

Porém, a BitPreço vai além: o site agrega as ofertas de várias exchanges! A BitPreço não é uma exchange comum, mas sim um marketplace de criptomoedas.

Isso permite negociar ofertas da Binance, da FTX, da Coinext e de outras corretoras num só lugar. Além disso, você também consegue comprar e vender dos outros usuários da BitPreço na plataforma.

Atualmente, a BitPreço oferece Bitcoin, Ethereum (ETH) e Tether (USDT). Ademais, é possível sacar o patrimônio em reais.

Tipos de ordens de compra ou venda

Existem dois tipos de ordem de compra ou venda: as limitadas e as de mercado.

As ordens limitadas definem um valor exato de compra ou venda. Por exemplo: o negociante define uma ordem de compra de Bitcoin a R$ 90 mil. Desse modo, a sua conta vai comprar BTC assim que um oferta de BTC por R$ 90 mil ou menos for feita.

Por outro lado, as ordens de mercado respeitam a média de preços do mercado. Isso faz com que as ordens de mercado sejam mais fáceis e rápidas de se executar. Apesar disso, elas são menos específicas do que as ordens limitadas.

Vale ressaltar que o usuário da BitPreço define o tipo de ordem que vai utilizar.

A venda programada

A plataforma da BitPreço também oferece a venda programada (stop-loss limit). A sua função é proteger o vendedor contra instabilidades no mercado das criptomoedas.

Na venda programada, o vendedor define um valor mínimo para as suas criptomoedas. Se o preço do Bitcoin cair, por exemplo, a plataforma vende os BTC do investidor automaticamente quando o valor médio do mercado alcançar esse preço.

Dessa forma, o investidor protege o seu patrimônio contra quedas no mercado de criptomoedas. Para conferir o livro de ordem da BitPreço, crie uma conta ou use o login de demonstração!

Leia também:

Binance Coin (BNB): o que é e como comprar?

Simulador BitPreço: saiba como utilizá-lo