Blockchain e combate à corrupção – transparência de dados

Tecnologia e o sistema de blockchain

Antes de tudo, quando falamos de criptomoedas e o seu avanço na sociedade, estamos falando de transformações não só do sistema financeiro, mas também da vida das pessoas. Se algo tão elementar quanto o modo de circular dinheiro for alterado, muda-se sim o modo de viver.

Qual o benefício da blockchain?

Considerando toda a tecnologia e o sistema de blockchain, atrelados às transações de Bitcoins, podemos esperar um futuro em que esse sistema traga maior transparência de dados relativos à quaisquer transações.

O que poderá impactar, por exemplo, o sistema político vigente, de modo a ampliar na agilidade, segurança e clareza dos recursos públicos, da origem ao destino.

Blockchain pode ser um grande aliado no combate à corrupção, já pensou?

Antes de mais nada, para a elaborar essa ideia, vamos primeiro recuperar de forma breve o que é e para que serve o sistema Blockchain.

Em tradução literal, Blockchain é uma cadeia de blocos; aqui, blocos de informações geradas pelo esforço computacional de todos usuários de Bitcoins.

Qualquer transação de Bitcoins é garantida e validada por esse sistema descentralizado de computadores, e o encadeamento desses blocos consiste numa espécie de “livro razão” aberto, dizendo todo o histórico de qualquer Bitcoin.

Além de se mapear tudo que aconteceu, há um código para toda e qualquer operação, como se cada centavo tivesse uma “história”. 

Leia também:

Como ganhar bitcoin grátis? É possível ganhar criptomoedas de graça?

OTC: o que é e como operar?

Vamos entender como seria na prática

Agora, imagine que no Brasil governos federais, estaduais e municipais operem apenas resguardados pelo sistema de Blockchains. A verba que sair do governo federal ou estadual para virar, digamos, um canteiro de obra superfaturada de um governo municipal, estará sob “vigília” da mineração de dados.

Transação validada? Ok. Quanto foi enviado? Pra quem e quando? Da conta de destino o valor foi repassado para qual empresa? Quanto e quando?

Todos os órgãos governamentais e empresas do setor privado podem se tornar membros efetivos de uma “Ledger de Blockchain”, uma espécie de livro razão digital, que vai integrar dados e traduzí-los em informação, com muito mais clareza que qualquer diário oficial.

Todo repasse fica público e disponível para consulta. Isso vale para grandes obras ou para miudezas em produtos e serviços. A tecnologia para preservar os dados é a mesma.

Concluindo

Para finalizar, não se perde nenhuma informação passada e se constroem as futuras, com maior apuro ético. Será possível? Acreditar é o primeiro passo e não custa nem 1 Satoshi (0,00000001 BTC). 

Para ficar por dentro de todas as novidades sobre a BitPreço, não esqueça de nos seguir nas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Linkedin. Caso tenha alguma dúvida, basta enviar um e-mail para: [email protected].

Leia também:

Criptomoedas possuem criador? Quem são?