Você saberia explicar para uma criança o que é Bitcoin?

O Bitcoin (BTC) é a criptomoeda de maior valor de mercado no mundo. Criada há mais de uma década como uma moeda digital com propósito de simplificar transações de valores de um token a outro.

O Bitcoin (BTC) é a criptomoeda de maior valor de mercado no mundo. Criada há mais de uma década como uma moeda digital com propósito de simplificar transações de valores de um token a outro – eliminando assim os intermediários como bancos e governos -, o Bitcoin se apresentou como uma possibilidade disruptiva de um sistema financeiro concentrador. Abriu-se caminho para um futuro mais livre e mais justo. Por isso, entender desde já seu funcionamento é tão importante, afinal, quem não quer se livrar de burocracias e taxas abusivas?

O fato é que, por mais que a essência da coisa toda seja a simplificação, as operações acontecem mediante um sistema tecnológico complexo, o que pode gerar dúvidas a quem está entrando em contato pela primeira vez com o assunto. Normal. 

Pensando nisso, trouxemos conceitos básicos para um mundo lúdico, da forma que faríamos para explicar a uma criança o que é Bitcoin. Os personagens a seguir provavelmente remetem aos finais de semana mais felizes da sua infância. Inventamos um grupo de crianças que vai a um clube se divertir, junto com suas famílias. Tudo aqui representa um futuro ideal, em que o sistema descentralizado de transações de moedas digitais atingiu seu ápice e se estabilizou mundialmente. Imagine que, nessa ficção, o Bitcoin em si seja o que quantifica alegria do grupo. Quanto mais brincadeira, mais alegria.

Leia também:

Qual a previsão para o Bitcoin no futuro e longo prazo?

Os termos de forma simples

Token – os tokens são a criançada, a turminha de amigos que se reúne e vai ao clube se divertir.  

Blockchain – são os pais e responsáveis que vão junto, registrando cada momento, de olho, garantindo que tudo acontece certinho. Fotos, vídeos, ninguém se machuca. Tudo ok. Esses momentos serão lembrados pra sempre.  

Mineradores – são os donos e funcionários do clube que estão ali pra fazer tudo funcionar, pra qualquer grupo de amigos que chegar no clube, poder brincar também.

Reward – mas o clube não trabalha de graça, né? Quanto mais associado, mais Reward. 

Proof of work – esse é o cartão de sócio, que passa na catraca toda vez que vai brincar.

Exchange – deu a hora de ir embora, mas não fiquem tristes, a gente também pode se divertir lá fora. Outros passeios, outras alegrias. 

Leia também:

Corretora Foxbit é segura e confiável?

Google Finance agora exibe cotação de Bitcoin e criptomoedas

Concluindo

Finalizando, para explicar para uma criança, a gente ensina brincando, mas para os adultos, vale abordar o tema com um sorriso no rosto também. Curtiu? Envie esse link aos seus amigos que querem aprender sobre Bitcoin. Bem-vindos ao clube.