Bitcoin é para investir?

O Bitcoin não foi criado para investir, mas sim uma moeda digital, uma tecnologia, uma forma mais livre e descentralizada de se empregar e se adquirir recursos e, como tal, deve circular. A criptomoeda deve circular como um dinheiro, um ativo, não uma ação na bolsa de valores ou um título. Se você tinha 1 BTC em 2009 e não movimentou nada, você ainda tem 1 BTC. Simples assim. 

Claro que os holders ficaram sedentos diante da valorização ao longo da última década e, com isso, tornou-se comum a compra de Bitcoins como uma aposta. Quem compra, guarda e posteriormente vende, pode ter lucro sim, mas sempre sujeito às oscilações de oferta e demanda e aos efeitos do Mercado Cambial. 

Volatilidade do Bitcoin

O fato é que o valor do Bitcoin se mostrou volátil nos últimos anos e isso atiçou os oportunistas de plantão. Golpes e esquemas de pirâmide surgiram aos montes. Por isso, é perigoso designar o mercado de criptoativos como investimento. Não existem fundos de bitcoins. Bitcoin não gera lucros e dividendos por si só. 

É preciso ter em mente, contudo, que para você entrar no mercado de criptoativos, você precisa conhecê-lo bem e saber gerenciar os riscos. Como em qualquer aposta, é melhor começar com um recurso que não vai lhe fazer falta em caso de perdas.   

Se for esse o caso, investir em Bitcoin pode ser uma alternativa de lucros futuros sim. Por exemplo, ao longo de 2017, os bitcoins valorizaram vertiginosamente, de modo que mesmo diante de recentes retrações e especulações, quem fez a aposta naquele momento ideal, segue com a possibilidade de lucro, caso opte por vendê-los.  

Importante saber também que o Bitcoin é um ativo finito. Desde sempre está determinado que 21 milhões de unidades de BTC são o limite, não há chances de se mudar essa quantia. Ainda estamos distante desse “fim”, mas temos um norte de escassez ao longo prazo. Quando esse dia estiver próximo provavelmente vivenciaremos uma disparada no valor. Afinal, o que é raro é caro. Essa realidade não se aplica no curto prazo, caso em que se configura um ativo de altíssimo risco. Percebe a volatilidade?

Por isso, devemos nos voltar ao propósito por trás dessa tecnologia: um modelo que rompe com bancos e governos, que permite agilidade e liquidez. Se você aposta no longo prazo, você é, antes de tudo, uma pessoa que compra essa ideia e seus desdobramentos. Não é sobre enriquecer da noite para o dia.

Leia também:

Corretora Novadax é confiável e segura?

O que é spread e como usar no mercado financeiro?