Bitcoin contra a desigualdade social

Diferenças sociais são constantemente identificadas em todos os lugares do mundo, em certos países em maior medida, já em outros a diferença ainda existe porém em menor grau.

Um dos fatores que contribuem para que a desigualdade seja uma marca recorrente e difundida em meio a sociedade, é o fator econômico social, ou seja, a divisão monetária que é realizada de maneira heterogenia, e isso não implica dizer que o modelo socialista seja o ideal para “acabar” com esse tipo de movimento.

De acordo com uma pesquisa promovida pelo Banco Mundial, cerca de um quarto da população não possuem vinculo bancário, ou seja, sem contas para realizar depósitos, saques etc. Em relação aos motivos que levam a essa estatística, podemos mencionar à ausência de documentação ou mesmo por falta de condições tecnológicas acabam corroborando para essa realidade.

Leia também:

Cruzeiro Token: o que é e como comprar?

Como declarar Bitcoin e criptomoedas no Imposto de Renda?

É nesse viés que o Bitcoin surge como meio facilitador para sanar ou amenizar a desigualdade em certos aspectos. Por se tratar de uma moeda descentralizada e praticamente livre de impostos, a eficácia se torna mais efetiva em virtude de ser mais prático o manuseio do Bitcoin como forma de liquidez monetária.

O fato é que a praticidade para transferir ou sacar Bitcoins demonstra ser mais comoda e efetiva se comparado aos meios bancários tradicionais. Por tanto, pessoas que não contam com contas em bancos, ou mesmo que não possam se deslocar para outras cidades a fim de realizar pagamentos ou ações similares, com o BTC tudo se torna mais simples, tendo em vista que basta contar com algum tipo conectividade e portar o endereço de carteira para que tudo seja realizado.

Grandes instituições de caridade como a Cruz Vermelha, ou mesmo a UNICEF já partilham do uso de criptomoedas como alternativa para ajudar pessoas em meio a pobreza. É cedo para afirmar que o Bitcoin vá erradicar a pobreza e acabar com esse tipo de desigualdade, porém é fato que a utilização de criptomoedas é uma proposta interessante e efetiva para reduzir a desigualdade em meio a sociedade.

Lista com os nomes das principais criptomoedas