Como armazenar Bitcoins?

Todo investimento trás algum tipo de risco e com o Bitcoin não é diferente. Para isso, devemos estar sempre atentos às melhores formas de proteger nossas criptomoedas, armazenando-as de forma segura.

Por ser um assunto tão importante tanto para aqueles que querem investir a longo prazo como para aqueles que querem fazer negociações diárias, vamos abordar o tema com nossas dicas. Confira!

Endereços de Bitcoin

Toda negociação de Bitcoin é feita através de endereços públicos e privados. Resumidamente, é como se o endereço público representasse a sua agência e conta corrente. No caso do endereço privado, trata-se de sua senha. Ou seja, com seu endereço privado é possível fazer transferências de fundos.

Hot wallet

As exchanges são conhecidas como carteiras quentes (hot wallet) e são ótimas plataformas para fazer negociações do dia a dia, mas elas não devem ser usadas como carteiras. A famosa citação popularizada por Andreas Antonopoulos, “not your keys, not your Bitcoins”, justifica o argumento.

Em exchanges, seus fundos ficam mais expostos, pois elas não possuem tanta segurança como uma carteira fria. Isso se deve ao fato que exchanges precisam funcionar desta forma para garantir a compra e venda de criptomoedas em segundos. Então, se você quer ter controle e garantia de suas finanças, você não deve confiar em terceiros para gerenciar o seu dinheiro, certo!?

Ao fazer transações diárias procure exchanges ou p2p com boa reputação, para fugir de golpes e fraudes. Se o objetivo é investir a longo prazo, coloque seus Bitcoins em uma carteira fria (cold wallet).

Leia também:

O que é Hardwallet: Vale a pena comprar?

Como saber se uma exchange é segura?

Cold wallet

As carteiras frias são opções mais seguras, pois possuem mais chaves de segurança. No entanto, não são muito acessíveis para negociações rápidas. Neste caso, essas carteiras funcionam para quem quer guardar seus Bitcoins por um longo período de tempo.

Além disso, ao usar uma cold wallet, você é o único responsável pelo seu dinheiro, não dependendo de terceiros.

Para ficar por dentro de todas as novidades sobre a BitPreço, não esqueça de nos seguir nas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Linkedin. Caso tenha alguma dúvida, basta enviar um e-mail para: [email protected].