Você possivelmente já ouviu falar em algum lugar sobre o termo ICO, certo?
Pois bem, ICO em inglês significa “Inicial Coin Offering”.

Você sabe o que é ICO?
Um meio ainda não regulamentado pelo qual os fundos são levantados para um novo empreendimento de criptomoeda. Uma Oferta Inicial de Moedas (ICO – sigla em inglês) é usada pelas startups para contornar o rigoroso e regulado processo de captação de capital exigido por capitalistas de risco ou bancos. Em uma campanha de ICO, uma porcentagem da criptomoeda é vendida aos primeiros patrocinadores do projeto em troca de moeda legal ou outras criptomoedas, geralmente para o Bitcoin.

Também chamado de Oferta Pública Inicial de Moedas (IPCO – sigla em inglês para “Inicial Public Coin Offering”)

EXPLICANDO MELHOR O “ICO”

Quando uma empresa iniciante de criptomoeda quer arrecadar dinheiro através de uma Oferta Inicial de Moedas (ICO – em inglês), ela normalmente cria um plano em um whitepaper que declara o que o projeto trata, qual necessidade e o que o projeto cumprirá após a conclusão, quanto dinheiro necessários para empreender o empreendimento, quanto dos tokens virtuais os pioneiros do projeto manterão para si mesmos, que tipo de dinheiro é aceito e por quanto tempo a campanha da ICO será executada. Durante a campanha da ICO, os entusiastas e apoiadores da iniciativa da empresa compram algumas das criptomoedas distribuídas com moeda fiduciária ou virtual. Essas moedas são referidas como tokens e são semelhantes às ações de uma empresa vendida a investidores em uma transação de Oferta Pública Inicial (IPO – em inglês). Se o dinheiro arrecadado não atingir os fundos mínimos exigidos pela empresa, o dinheiro será devolvido aos financiadores e a ICO será considerada como sem êxito. Se os requisitos de fundos forem cumpridos dentro do prazo especificado, o dinheiro arrecadado será usado para iniciar o novo esquema ou para concluí-lo.

Os primeiros investidores na operação geralmente são motivados a comprar as criptomoedas, ou tokens, na esperança de que o plano seja bem-sucedido após o lançamento, o que poderia resultar em uma valorização da criptomoeda. Um exemplo de um projeto de sucesso da ICO que foi lucrativo para os primeiros investidores é a plataforma de contratos inteligentes chamada Ethereum, que tem Ethers como moeda de troca. Em 2014, o projeto Ethereum foi anunciado e sua ICO arrecadou US $ 18 milhões em Bitcoins ou US $ 0,40 por Ether. O projeto entrou em operação em 2015 e em 2016 teve um valor de éter que chegou a US $ 14 com uma capitalização de mercado de mais de US $ 1 bilhão.

As ICOs são semelhantes às IPOs e ao crowdfunding (financiamento em massa – tradução livre). Na IPOs, uma participação da empresa ou startup é vendida para arrecadar dinheiro para as operações da entidade durante uma operação da OIC. No entanto, enquanto as IPOs lidam com investidores, as ICOs lidam com defensores interessados ​​em investir em um novo projeto, como um evento de crowdfunding. Mas as OICs diferem do crowdfunding em que os apoiadores do primeiro são motivados por um retorno prospectivo em seus investimentos, enquanto os fundos levantados na última campanha são basicamente doações. Por estas razões, as ICO são referidas como crowdsales (venda em multidões – tradução livre).

Embora haja transações de sucesso no ICO já registradas e as ICOs estejam prontas para serem ferramentas inovadoras e disruptivas na era digital, os investidores devem ser cautelosos, pois algumas campanhas da ICO ou crowdsale são realmente fraudulentas. Como esses agentes de arrecadação de fundos não são regulados por autoridades financeiras, como a Comissão de Valores Mobiliários (CVM ou SEC nos Estados Unidos), os fundos perdidos devido a iniciativas fraudulentas podem nunca ser recuperados.

No início de setembro de 2017, o Banco do Povo da China baniu oficialmente as ICOs, citando-a como perturbadora da estabilidade econômica e financeira. O banco central disse que os tokens não podem ser usados ​​como moeda no mercado e os bancos não podem oferecer serviços relacionados a ICOs. Como resultado, tanto o bitcoin quanto o ethereum caíram, e isso foi visto como um sinal de que as regras de criptomoedas estão chegando. A proibição também penaliza as ofertas já concluídas.

Texto extraído de www.investopedia.com – Tradução livre.