Litecoin: o que é e quais são suas diferenças com o Bitcoin?

Em 2009, Satoshi Nakamoto lançou o bitcoin como a primeira criptomoeda do mundo. O código é aberto, o que significa que ele pode ser modificado por qualquer um e usado livremente para outros projetos. Muitas criptomoedas foram lançadas com versões modificadas desses códigos, com variados níveis de sucesso.

A Litecoin foi anunciado em 2011 com o objetivo de ser a ’prata’ enquanto o bitcoin o ‘ouro’.

O que é Litecoin (LTC)?

A Litecoin (LTC) é uma altcoin, ou moeda alternativa, criada em 07 de outubro de 2011 por Charlie Lee. A criptomoeda foi originada a partir de um hard fork ocorrido na rede do Bitcoin, ou seja, ela guarda algumas semelhanças com o criptoativo dominante do mercado em termos de código.

Enquanto o Bitcoin é tido por alguns como o “ouro digital”, por ser um ativo que serve como reserva de valor assim como o metal precioso citado, a Litecoin é vista como a “prata digital”.

Por que a criptomoeda Litecoin foi criada?

Uma vez que a Litecoin é basicamente um clone do Bitcoin em termos de código, é possível que surja a dúvida acerca de sua criação. Diferente de outros hard forks, como o Bitcoin Cash, que ocorreram por conta de divergências ideológicas, a Litecoin foi o contrário.

Trata-se de uma tentativa de criar um Bitcoin voltado a transações mais rápidas e mais baratas. Por exemplo, leva cerca de dois minutos e meio para que um bloco de Litecoin seja minerado – ou seja, as transações são mais rápidas. Enquanto isso, um bloco demora 10 minutos para ser minerado na rede do Bitcoin.

Consequentemente, ao evitar congestionamento na rede, os custos transacionais da Litecoin são menores.

Adoção mais simples para uso comercial

Pelo fato de conseguir mais confirmações em uma janela menor de tempo, que são importantes para validar uma transferência de valores em criptomoedas, a Litecoin acaba sendo melhor para o comércio.

Por isso a Litecoin é comparada à prata digital, por ser mais facilmente utilizada no dia-a-dia em transações menores.

Em um mundo onde soluções de pagamento com criptomoedas se tornem mais populares, a Litecoin será uma escolha viável e barata.

Diferenças na Mineração do Litecoin vs Bitcoin

Assim como o Bitcoin, Litcoin e uma criptomoeda gerada por mineração. Litecoin foi criado em outubro de 2011 por um antigo engenheiro do Google Charles Lee.

A motivação por trás da criação foi melhorar o bitcoin. A diferença chave para os usuários finais esta no tempo de 2,5 minutos para gerar um bloco, em oposição aos 10 minutos do Bitcoin.

Charles Lee atualmente trabalha para a Coinbase, uma das mais populares carteiras bitcoin online. Entretanto para mineradores e entusiastas, o litecoin detem uma diferença muito importante em relação ao bitcoin, seu algoritmo. Bitcoin faz uso do algoritmo Hashing SHA-256, que envolve cálculos que  podem ser acelerados em processamento paralelo. Esta é a característica que deu inicio a intensa corrida na ASIC technology, e causou um aumento exponencial no nível de dificuldade para gerar um bitcoin.

O Litecoin, entretanto, usa o algoritmo scrypt – originalmente chamado como s-crypt, mas pronunciado como ‘script’. Este incorpora o algoritmo SHA-256, mas seus cálculos são muito mais serializados do que os do SHA-256 no bitcoin. Scrypt favorece grandes quantidades de RAM de alta velocidade, ao invés do poder de processamento. Como resultado, o scrypt é conhecido como ‘serio problema de memória’. As conseqüências do uso do scrypt significam que não ouve uma ‘corrida armamentista’ em litecoin (e outras moedas scrypt), porque não existe (até o momento) nenhuma tecnologia ASIC disponível para esse algoritmo.

Contudo, isso esta próximo de mudar, graças a empresas como a Alpha Technologies, que agora esta aceitando pré-encomendas. Por enquanto, as plataformas de mineração litcoin de ultima geração, vem na forma PCs personalizados equipados com múltiplas placas gráficas (GPUs). Estes dispositvos podem lidar com os cálculos  necessários para o scrypt e ter acesso a uma memória incrivelmente rápida incorporada em suas próprias placas de circuito. Já foi o tempo em que as pessoas poderiam usar mineração de GPU para bitcoins, mas os ASICs fizeram esse método não valer o esforço.

Algoritmo da mineração

O processo de mineração da Litecoin é mais “simples” do que a mineração de Bitcoin, tendo em vista o algoritmo de criptografia utilizado por cada uma dessas criptomoedas. O Bitcoin utiliza o SHA-256, um algoritmo mais antigo se comparado ao Scrypt utilizado pela Litecoin.

Na prática, o algoritmo de criptografia SHA-256 é mais difícil de ser resolvido, tornando o processo de mineração mais denso.

Já o Scrypt torna a mineração da Litecoin mais “inclusiva”, ao ainda permitir que novas LTCs sejam mineradas por meio do uso de CPUs ou GPU – ou seja, processadores ou placas de vídeo.

Diferença no suprimento

O Bitcoin tem um suprimento máximo de 21 milhões de unidades, fato que impulsiona sua valorização, juntamente com o halving – evento que reduz pela metade a quantidade de novos BTCs gerados e ocorre a cada quatro anos.

Já a Litecoin possui suprimento máximo previsto para ser quatro vezes maior, ou seja, 84 milhões de unidades.

Isso pode soar vantajoso para a Litecoin, mas a verdade é que a aplicação prática deste fato não é tão impactante – uma vez que tanto o BTC quanto a LTC são divisíveis até um centésimo de milhão, garantindo circulação plena para ambos os criptoativos.

Diferenças na transação

A principal diferença é que o litecoin pode confirmar as transações muito mais rápido do que o bitcoin. As implicações disso são as seguintes:

  • Litecoin pode lidar com um volume maior de transações graças a sua geração mais rápida de blocos. Se o bitcoin tentasse corresponder a isso, ele iria requerer atualizações significativas no código que todos na rede bitcoin estão executando.
  • A desvantagem desse maior volume de blocos é que o blockchain do litecon será proporcionalmente maior do que o do bitcoin , com mais blocos órfãos
  • O tempo de bloqueio mais rápido do litecoin reduz o risco ataques de gasto duplo – isso é teórico no caso das duas redes terem o mesmo poder de hashing
  • Um comerciante que esperasse pelo menos duas confirmações só precisaria esperar cinco minutos, enquanto eles precisariam esperar 10 minutos por apenas uma confirmação com o bitcoin.

A velocidade de transação ( ou velocidade de Block Time) e velocidade da confirmação são freqüentemente apontadas como pontos discutíveis por muitos envolvidos com bitcoin, já que a maioria dos comerciantes permitira transações com nenhuma confirmação para a maioria das compras. É necessário ter em mente que uma transação é instantânea, apenas confirmada pela rede a medida que se propaga.

Tempo de confirmação das transações

As transações de Bitcoin são confirmadas a cada 10 minutos, momento em que um novo bloco é gerado. A Litecoin, por sua vez, tem suas transações confirmadas a cada 2 minutos e 30 segundos.

Para comerciantes, o uso de Litecoin é mais vantajoso, uma vez que as transações demoram menos para serem creditadas. Além disso, por serem mais rápidas, as transações são menos custosas.

A Litecoin é, conforme seu whitepaper prevê, uma versão do Bitcoin que pode ser utilizada com mais facilidade em compras de bens e serviços – impulsionando a adoção de criptoativos no mundo todo.

Texto extraído de www.coindesk.com – Tradução livre.