O que o Blockchain pode fazer?

As instituições financeiras financiaram a interrupção de inúmeras indústrias nos últimos 30 anos; eles têm uma boa ideia do que uma tecnologia revolucionária pode fazer para os operadores estáticos.

Assim, para ficar à frente da mudança, os bancos têm sido proativos na criação de laboratórios de P&D, na construção de centros de testes e no estabelecimento de parcerias com desenvolvedores de blockchain para entender completamente o potencial revolucionário da tecnologia.

As instituições financeiras foram as primeiras a mergulhar, mas as universidades, os governos e as empresas de consultoria também estudaram a tecnologia.

Todo esse trabalho é, naturalmente, além do que os empreendedores e desenvolvedores estão fazendo, seja encontrando novas maneiras de usar os blockchains, bitcoin, ethereum, ou então criando blockchains inteiramente novos.

Isso vem acontecendo há mais de três anos e os resultados estão começando a chegar.

Enquanto algumas das águas ainda são turvas, isso é o que sabemos que um blockchain pode fazer:

Estabelecer identidade digital

Como discutido em nosso guia “Como funciona a tecnologia Blockchain?”, O componente de identidade da tecnologia blockchain é atendido através do uso de chaves criptográficas. A combinação de uma chave pública e privada cria uma forte referência de identidade digital com base na posse.

Uma chave pública é como você é identificado na multidão (como um endereço de e-mail), uma chave privada é como você expressa o consentimento para interações digitais. A criptografia é uma força importante por trás da revolução do blockchain.

O que o Blockchain pode fazer?

Servir como um sistema de registro

Como afirmado em nosso guia “O que é um Registro Distribuído?”, Blockchains são uma inovação no registro e distribuição de informações. Eles são bons para registrar dados estáticos (um registro) ou dados dinâmicos (transações), tornando-se uma evolução em sistemas de registro.

No caso de um registro, os dados podem ser armazenados em blockchains em qualquer combinação de três maneiras:

  1. Dados não criptografados – podem ser lidos por todos os participantes do blockchain no blockchain e são totalmente transparentes.
  2. Dados criptografados – podem ser lidos por participantes com uma chave de descriptografia. A chave fornece acesso aos dados no blockchain e pode provar quem adicionou os dados e quando eles foram adicionados.
  3. Dados hash – podem ser apresentados juntamente com a função que o criou para mostrar que os dados não foram adulterados.

Os hashes blockchain geralmente são feitos em combinação com os dados originais armazenados fora da cadeia. As “impressões digitais”, por exemplo, costumam ser armazenadas no blockchain, enquanto o corpo principal da informação pode ser armazenado offline.

Esse sistema compartilhado de registros pode mudar a maneira como organizações distintas trabalham juntas.

Atualmente, com dados em silos em servidores privados, há um enorme custo para transações entre empresas envolvendo processos, procedimentos e verificação cruzada de registros.

Provar a imutabilidade

Uma característica de um banco de dados blockchain é que ele tem um histórico de si mesmo. Por causa disso, eles são freqüentemente chamados de imutáveis. Em outras palavras, seria um grande esforço mudar uma entrada no banco de dados, porque isso exigiria a alteração de todos os dados que vêm depois, em cada nó. Desta forma, é mais um sistema de registro do que um banco de dados.

Para saber mais, leia nossa página sobre diferença entre Database (banco de dados) e Blockchain.

Servir como plataforma

As criptomoedas foram a primeira plataforma desenvolvida usando a tecnologia blockchain. Agora, as pessoas passaram da ideia de uma plataforma para trocar criptomoedas para uma plataforma para contratos inteligentes.

O termo ‘contratos inteligentes’ tornou-se uma frase genérica, mas a ideia pode ser dividida em várias categorias:

Existem os contratos inteligentes de “vending machine” criados nos anos 90 por Nick Szabo. É aí que as máquinas se envolvem depois de receber uma entrada externa (uma criptomoeda) ou então enviam um sinal que aciona uma atividade de blockchain.

Há também contratos legais inteligentes ou contratos Ricardianos. Grande parte desta aplicação é baseada na ideia de que um contrato é uma reunião das mentes, e que é o resultado de qualquer acordo com que as partes concordantes do contrato concordem. Assim, um contrato pode ser uma mistura de um acordo verbal, um acordo por escrito e agora também alguns dos aspectos úteis de blockchains como timestamps, tokens, auditoria, coordenação de documentos ou lógica de negócios.

Finalmente, existem os contratos inteligentes ethereum. Estes são programas que controlam ativos blockchain, executados sobre interações no blockchain do ethereum. Ethereum em si é uma plataforma para o código de contrato inteligente.

Os blockchains não são construídos a partir de uma nova tecnologia. Eles são construídos a partir de uma orquestração única de três tecnologias existentes.

Texto e imagem extraídos de www.coindesk.com – Tradução livre