O que é um Registro Distribuído?

Livros de contabilidade ou de registro, a base de toda contabilidade, são tão antigos quanto a escrita e o dinheiro.

Os primórdios dos livros vinham do barro, varas de madeira (que eram um risco para eventuais incêndios), pedra, papiro e papel. Quando os computadores se normalizaram nos anos 80 e 90, os registros em papel foram digitalizados e muitas vezes por meio de entrada manual de dados.

Esses primeiros registros digitais imitaram a catalogação e a contabilidade do tal mundo baseado em papel, e pode-se dizer que a digitalização foi aplicada mais à logística de documentos em papel do que à sua criação. As instituições baseadas em papel continuam a ser a espinha dorsal da nossa sociedade: dinheiro, selos, assinaturas por escrito, contas, certificados e o uso de escrituração de dupla entrada.

O poder de computação e os avanços na criptografia, juntamente com a descoberta e o uso de alguns novos algoritmos, permitiram a criação de registros distribuídos.

Em sua forma mais simples, um livro de registro distribuído é um banco de dados mantido e atualizado independentemente de cada participante (ou nó) em uma grande rede. A distribuição é única: os registros não são comunicados a vários nós por uma autoridade central, mas são independentemente construídos e mantidos por todos os nós. Ou seja, cada nó da rede processa cada transação, chegando a suas próprias conclusões e depois votando sobre essas conclusões para garantir que a maioria concorde com as conclusões (para mais informações, veja nosso texto explicando um pouco mais sobre o funcionamento do Blockchain).

Uma vez que haja esse consenso, o livro de registro distribuído é atualizado e todos os nós mantêm sua própria cópia idêntica do livro de registro. Essa arquitetura permite uma nova destreza como um sistema de registro que vai além de ser um simples banco de dados.

Os Livros de Registros Distribuídos são uma forma dinâmica de mídia e têm propriedades e recursos que vão muito além dos livros de registros baseados em papel. Para saber mais, veja nossa explicação de “O que o Blockchain pode fazer?”Por enquanto, a versão curta é que eles nos permitem formalizar e assegurar novos tipos de “relacionamentos” no mundo digital.

A essência desses novos tipos de “relacionamentos” é que o custo da confiança (até então fornecido por notários, advogados, bancos, funcionários de conformidade regulatória, governos, etc.) é evitado pela arquitetura e pelas qualidades dos livros distribuídos presente em casa nó independente.

A analogia com a Wikipédia na nossa página “O que é a tecnologia Blockchain?” sugere o poder desses novos tipos de “relacionamentos”.

A invenção de livros de registro distribuídos representa uma revolução na forma como as informações são coletadas e comunicadas. Aplica-se a dados estáticos (um registro) e a dados dinâmicos (transações). Os registros distribuídos permitem aos usuários ir além da simples custódia de um banco de dados e desviar a energia para a forma como usamos, manipulamos e extraímos valor dos bancos de dados – menos sobre a manutenção de um banco de dados, mais sobre como gerenciar um sistema de registro.

Texto e imagem extraídas de www.coindesk.com – Tradução livre

Leia também:

Jogos para ganhar criptomoedas e Bitcoin: saiba como ganhar jogando

Rensga fecha parceria com a Bitpreço: saiba quem são