O que é um Hard fork?

A rede blockchain é descentralizada e, em alguns momentos, precisa passar por algumas correções ou mudanças. O nome dado a estes processos é fork, podendo ainda ser um soft fork ou um hard fork.

Quando uma mudança não altera características intrínsecas da rede, como tamanho dos blocos, o nome dado é soft fork. Trata-se de um processo feito muitas vezes para implementar melhorias, o que consiste em um “desvio” da rede original.

Contudo, quando uma grande mudança é feita – algo que muitas vezes consiste na criação de outra criptomoeda a partir da blockchain original – no protocolo, como o aumento no tamanho dos blocos, trata-se de um hard fork.

Um grande exemplo é o Bitcoin Cash que, após divergências ideológicas sobre para onde o Bitcoin deveria seguir, deu origem a uma nova criptomoeda.

É possível ainda que um hard fork não resulte em uma nova criptomoeda, como é o caso do Ethereum. Sempre com grandes implementações programadas, não é incomum que o protocolo Ethereum realize alterações consideráveis na rede, que acabam configuradas em hard fork

De qualquer forma, um ponto em comum em todo hard fork é uma grande mudança na base do protocolo blockchain original.

Consequências de um hard fork

É comum que, em casos de hard fork, os detentores da criptomoeda que se baseia na blockchain original recebam unidades da nova criptomoeda – geralmente, o mesmo saldo. Esse processo é chamado de “split”. 

No caso do hard fork do Bitcoin Cash para o Bitcoin SV (BSV), um processo de envio que deveria ser realizado em passos específicos gerava o mesmo saldo de BSV com base no saldo de Bitcoin Cash.

Para que o “split” seja realizado, é preciso ter atenção quanto ao suporte da exchange ou carteira utilizada, uma vez que nem todas as plataformas oferecem suporte em casos de forks. Não observar tais detalhes pode resultar em dinheiro perdido.

Desta forma, quando um hard fork resulta em uma criptomoeda com grande valor de mercado, o usuário da rede acaba ganhando “dinheiro grátis”. Porém, tendo em vista tal possibilidade, é possível que golpistas tentem enganar usuários de criptomoedas.

Cuidado com golpes

Como armazenar Bitcoin de forma segura?

Próximo a um hard fork, não é incomum que golpistas tentem enganar membros da criptoesfera. Geralmente, um anúncio envolvendo ganhos é vinculado, no qual os golpistas afirmam que os depósitos da criptomoeda A resultarão em ganhos de cinco vezes na forma da criptomoeda B.

Não é difícil imaginar que, uma vez em posse do valor, os golpistas simplesmente desaparecem com as criptomoedas recebidas. Com isso em mente, tenha muito cuidado ao se informar sobre hard forks em redes sociais, e acompanhe apenas plataformas reconhecidas no mercado quando buscar informações sobre um hard fork à vista.

Para ficar por dentro de todas as  novidades sobre a BitPreço, não esqueça de nos seguir nas redes sociais: Facebook, Instagram, TwitterLinkedin e Telegram. Além disso, caso tenha alguma dúvida, basta enviar um email para: [email protected].

Acesse:

Lista com os nomes das principais criptomoedas