O que é Ripple?
Extraído de www.webitcoin.com.br

O que é Ripple? Tecnicamente falando, a Ripple é uma criptomoeda nos moldes do Bitcoin? A resposta curta provavelmente é “não”, mas isso não impede que ela seja frequentemente incluída na mesma categoria.

O que é Ripple?

Originalmente lançado em 2012 como uma iteração subsequente do Ripplepay, o Ripple é um sistema de liquidação bruta em tempo real (RTGS), câmbio de moeda e rede de remessa. Usando um livro de registro comum, que é gerenciado por uma rede de servidores de validação independente que compara constantemente os registros de transações, a Ripple não depende da prova de trabalho intensiva de energia e computação usada pelo Bitcoin. O Ripple é baseado em um banco de dados público compartilhado que faz uso de um processo de consenso entre os servidores de validação para garantir a integridade. Esses servidores de validação podem pertencer a qualquer pessoa, de indivíduos a bancos.

O protocolo Ripple (token representado como XRP) destina-se a permitir a transferência de dinheiro quase instantânea e direta entre duas partes. Qualquer tipo de moeda pode ser permutado, desde moeda fiduciária (“fiat money”) a ouro, e até mesmo milhas aéreas. Eles alegam evitar as taxas e os tempos de espera das transações bancárias tradicionais e até mesmo de criptomoedas por meio de trocas.

Como é fundamentalmente diferente do Bitcoin?

São os servidores de validação e o mecanismo de consenso que tendem a levar as pessoas a assumir que o Ripple é uma tecnologia baseada em blockchain. Embora seja orientado por consenso, o Ripple não é um blockchain. O Ripple usa um HashTree (se quiser saber mais sobre Hash, clique aqui) para resumir os dados em um único valor que é comparado entre seus servidores de validação para fornecer um consenso.

Os bancos parecem gostar do Ripple, e os provedores de pagamento estão chegando a bordo mais e mais. Ele é feito para empresas e, embora possa ser usado de pessoa para pessoa, esse não é o foco principal. O objetivo principal da plataforma Ripple é movimentar muito dinheiro ao redor do mundo o mais rápido possível.

Até agora, o Ripple permaneceu estável desde o seu lançamento, com mais de 35 milhões de transações processadas sem problemas. Ele é capaz de lidar com 1.500 transações por segundo (tps) e foi atualizado para ser capaz de escalonar para níveis de 50.000 transações por segundo. Por comparação, Bitcoin pode lidar com 3-6 tps (não incluindo camadas de escala) e Ethereum 15 tps.

O token do Ripple, XRP, não é extraído como Bitcoin, Ethereum, Litecoin e muitas outras criptomoedas. Em vez disso, ela foi emitida em seu início, de forma semelhante à forma como uma empresa emite ações quando incorpora: Basicamente, ela apenas selecionou um número (100 bilhões) e emitiu muitas moedas XRP.

O que é XRP e para que é usado?

Como uma tecnologia, a plataforma da Ripple pode ter um valor real e um histórico real que valida as alegações feitas por sua eficácia. O token XRP em si, no entanto, parece ter casos de uso insignificantes. Na verdade, a Ripple planejava eliminá-la, pelo menos até que o interesse em criptomoedas começasse a decolar em 2016. No entanto, como a CNBC observou em janeiro, se a Ripple atingir $6,57, sua capitalização de mercado será maior do que a da Bitcoin.

Existem 100 bilhões de tokens XRP que foram emitidos pela empresa Ripple. No momento, a empresa promete que esse é o número total de XRP que já existirá (embora, tecnicamente, não haja nada que os impeça de emitir mais tokens no futuro). A Ripple pode liquidar um pagamento em 3,5 segundos através do XRP e tê-lo disponível para eventuais gastos. O uso de XRP é totalmente independente da rede Ripple em geral; ou seja, os bancos na verdade não precisam do XRP para transferir dólares, euros, etc., que é o que muitos pequenos investidores podem estar se confundindo quando estão comprando o token.

Qual é a proposta de valor da Ripple?

O valor aqui é a própria rede do Ripple e sua capacidade de mover os ativos ao redor do mundo rapidamente, em vez de usar o token XRP.

Os bancos podem usar o software Ripple para transferir dinheiro entre diferentes moedas estrangeiras. Atualmente, isso geralmente é feito com o SWIFT, um sistema complicado e que conta com contas separadas em todos os países em que trabalha. A Ripple diz ter registrado mais de 100 bancos (em comparação com 11.000 instituições financeiras da SWIFT), incluindo a American Express. .

Então, por que toda a propaganda exagerada?

Enquanto o Bitcoin viu um aumento dramático no preço ao longo de 2017, o final do ano viu a criptomoeda quase quebrando US $ 20.000. À medida que o preço subiu, vimos um enorme aumento no preço de um grande número de altcoins, com o Litecoin saltando de US $ 50 para quase US $ 400, a Ethereum dobrando, NEM e EOS subindo por um fator de cinco, e a lista continua e continua .

O medo de perder a conta tem levado muitos investidores a serem loucos e as moedas com preços mais baixos são atraentes para os novos investidores que erroneamente pensam que o alto preço de um BTC inteiro coloca a moeda fora de seu alcance.

Acrescente a todos os rumores que circulavam nas redes sociais até dezembro de 2017, que a Coinbase iria listar a Ripple, o que causou o aumento do preço, o que por sua vez levou a Coinbase a abordar os rumores de uma forma mais genérica no post 4 de janeiro de 2018 (versão em inglês):

“Até a data desta declaração, não tomamos nenhuma decisão de adicionar ativos adicionais ao GDAX ou ao Coinbase. Qualquer declaração em contrário é falsa e não autorizada pela empresa ”.

O que é Ripple?

O anúncio da Coinbase causou uma grande queda no Ripple, voltando aos mesmos níveis de antes do início dos rumores. Desde então, o Ripple caiu dramaticamente e se recuperou, assim como muitas outras criptomoedas voláteis. Embora o Coinbase não ofereça suporte ao Ripple, há várias maneiras de as pessoas adquirirem o Ripple, caso ainda desejem.

Leia também:

Vale a pena investir em Bitcoin? É um bom investimento?

CAUTELA

Tem havido muita crítica para o Ripple também. A queixa do Bitcoin e de outros entusiastas da blockchain é que o controle centralizado da Ripple está em contraste direto com os ideais e vantagens dos blockchains descentralizados como o Bitcoin.

O Ripple também mantém uma UNL (Unique Node List – lista de um único nó) confiável, destinada a proteger contra servidores de validação potencialmente mal-intencionados ou inseguros. É a UNL que controla as regras de rede, apresentando um enigma: por um lado, protege contra validadores problemáticos, mas, em teoria, um órgão regulador ou governo poderia entrar e forçar uma mudança que não é necessariamente desejável ou é francamente invasivo. Além disso, devido a uma violação e multa da FinCEN em 2013, a Ripple atualizou suas políticas e somente reconhecerá e recomendará portas que estejam em conformidade com os regulamentos financeiros.

O repórter do New York Times, Nathaniel Popper, comentou no Twitter que ainda não encontrou um banco que prevê usar o símbolo XRP de maneira significativa. O CEO da Ripple, Brad Garlinghouse, negou as afirmações de Popper, afirmando: “Nos últimos meses, falei com bancos e provedores de pagamento REAIS. Eles estão realmente planejando usar o xRapid (nosso produto de liquidez XRP) de uma maneira séria. ”No entanto, como Popper ressalta, até mesmo os bancos que ele contatou por sugestão da Ripple não estavam comprometidos em seus planos de implementar o Ripple tão cedo.

De acordo com o Financial Times, dos 18 bancos e empresas de serviços financeiros ligados publicamente à Ripple, a maioria deles afirmou que eles “ainda não haviam ido além dos testes”, enquanto alguns usaram o sistema da Ripple “para movimentar dinheiro real”. No entanto, nenhuma das 16 empresas que responderam usaram o token XRP.

Texto e imagem extraídos de www.bitcoinmagazine.com – Tradução livre.