O que é Bitcoin Cash?

O Bitcoin Cash (BCH) é uma altcoin, ou moeda alternativa, surgida de um hard fork ocorrido na rede do

em agosto de 2017.

A cisão da rede ocorreu por conta de divergências ideológicas, que fizeram com que Roger Ver e o grupo de dissidentes resolvessem criar uma “versão verdadeira do Bitcoin”, como os mesmos afirmam.

Soluções como a SegWit (Segregated Witness), que tentam resolver o problema de escalabilidade do Bitcoin, foram vistas com desdém por alguns membros da comunidade do Bitcoin. Eles entenderam que as mesmas são insuficientes para lidar com o problema de escalabilidade do criptoativo, bem como se desviam da visão inicial de Satoshi Nakamoto.

Diferente da Litecoin, que foi criada para ser uma alternativa mais barata ao Bitcoin para uso comercial, o Bitcoin Cash é uma separação ideológica da criptomoeda dominante do mercado.

Quais as diferenças?

O grande problema do Bitcoin, que soluções criadas tentam resolver até hoje, é a escalabilidade. O BTC tem a capacidade de realizar somente sete transações por segundo, e armazena somente 1MB de informação em seus blocos – causando congestionamento na rede. Pensando nisso, os blocos do Bitcoin Cash armazenam até 8MB de informações, o que ajuda a processar as transações de forma mais rápida e mais barata. 

Contudo, isso implica em outras diferenças. Um grande problema advindo de blocos maiores é uma facilidade maior de corrompê-los (em comparação ao Bitcoin). Além disso, é possível que a liquidez do Bitcoin Cash seja menor, uma vez que o Bitcoin continua sendo a criptomoeda mais difundida do mundo.

Melhor ou pior do que o Bitcoin?

O Bitcoin Cash não pode ser considerado como um “sucessor” do Bitcoin, tampouco pode ser considerado sua versão “piorada”. Nesse caso, conta uma questão de perspectiva.

Levando em consideração a capacidade atual do Bitcoin de escalabilidade, o Bitcoin Cash se sai melhor por processar transações de forma mais rápida. Sua adoção no comércio, por exemplo, acaba sendo melhor.

Contudo, em termos de segurança, o Bitcoin acaba superando o BCH. Por conta do tamanho dos blocos, bem como pela rede reduzida, é mais fácil encontrar brechas de segurança no Bitcoin Cash – o que não implica que a criptomoeda seja insegura.

Leia também:

Criptomoeda Chiliz vai valorizar? Vale a pena comprar?

Lista com os nomes das principais criptomoedas

Como Comprar Bitcoin Cash

Para comprar Bitcoin Cash é possível recorrer diretamente a vendedores peer-to-peer (ou P2P). Eles vendem o criptoativo diretamente, sem intermediação. 

Contudo, é possível ainda comprar por meio de corretoras de criptomoedas, em breve na BitPreço. 

Como comprar Bitcoin na Bitpreço

Para comprar Bitcoin Cash na BitPreço é muito fácil: basta se cadastrar informando um e-mail, nome completo e senha. Após, é necessário enviar os documentos pedidos no procedimento de KYC, a fim de resguardar o usuário em caso de invasão da conta. 

É um procedimento simples, que envolve enviar uma selfie com um documento de identificação com foto, e fotos contendo frente e verso do mesmo documento.

Após, basta fazer um depósito na BitPreço para carregar sua conta e comprar Bitcoin Cash na exchange onde o valor está mais baixo.