Como compro Bitcoin?
Extraído de www.blog.cex.io

Então você aprendeu o básico sobre bitcoin, você está animado com o potencial e agora você quer comprar alguns *. Mas como?

(* Por favor, nunca invista mais do que você pode perder – as criptomoedas são voláteis e o preço pode cair tanto quanto aumentar).

Bitcoin pode ser comprado em trocas, ou diretamente de outras pessoas via P2P.

Você pode pagar por eles de várias maneiras, desde dinheiro vivo até cartões de crédito e débito, transferências eletrônicas ou até mesmo com outras criptomoedas, dependendo de quem você está comprando e onde mora.

Configure uma carteira

O primeiro passo é configurar uma carteira para armazenar seu bitcoin – você precisará de um, seja qual for o seu método preferido de compra. Pode ser uma carteira on-line (dentro de uma corretora ou por meio de um provedor independente), uma carteira de desktop, uma carteira móvel no celular ou uma carteira off-line (como um dispositivo de hardware ou uma carteira de papel).

Mesmo dentro dessas categorias de carteiras, há uma grande variedade de serviços para escolher, portanto, faça algumas pesquisas antes de decidir qual versão melhor atende às suas necessidades.

A parte mais importante de qualquer carteira é manter suas chaves (uma seqüência de caracteres) e / ou senhas seguras. Se você os perder, você perderá o acesso ao bitcoin armazenado lá.

Acesse também:

Calculadora de Bitcoin e criptomoedas da Bitpreço

 Arbitragem de Bitcoin e Criptomoedas: o que é e como fazer?

COMPRA ONLINE

Abrir uma conta em uma corretora

As corretoras de criptomoedas compram e vendem bitcoins em seu nome. Há centenas atualmente operando, com graus variados de liquidez e segurança, e novas continuam a surgir enquanto outras acabam fechando. Tal como acontece com carteiras, é aconselhável fazer alguma pesquisa antes de escolher – você pode ter a sorte de ter várias corretoras para escolher ou seu acesso a essas corretoras pode se limitar a uma ou duas, dependendo do local onde você está.

A maior corretora de bitcoin no mundo no momento em termos de volume de dólares é o Bitfinex, embora seja principalmente voltado para os traders. Outras corretoras de alto volume são Coinbase, Bitstamp e Poloniex, mas para pequenas quantidades, as corretoras mais respeitáveis ​​devem funcionar bem. (Nota: no momento em que escrevo, a onda de interesse no comércio de bitcoin está colocando pressão sobre a maioria das operações de compra e venda no varejo, então um grau de paciência e cautela é recomendado.).

Algumas outras exchanges podem ser citadas como a Bitcoin Trade, onde você pode pagar com cartão de crédito (fique de olho nas taxas); temos ainda a FoxBit (muita cautela, visto que eles ficaram fora do ar por um bom tempo. Mas, digo que é sempre preciso prestar atenção nas taxas das exchanges que, ao meu ver, são altas e que prejudicam nossa margem de lucro, visto que algumas corretoras possuem taxas de depósito, compra e venda e saque. Fique de olho!!!

Com a repressão do regulamento do know-your-client (KYC) e do combate à lavagem de dinheiro (AML), muitas corretoras agora exigem identificação verificada para a configuração da conta. Isso geralmente inclui uma foto do seu ID oficial e, às vezes, também uma prova de endereço.

A maioria das corretoras aceitam pagamento via transferência bancária ou cartão de crédito, e algumas estão dispostas a trabalhar com transferências do Paypal.

Cada corretora tem um procedimento diferente para configuração e transação, e deve fornecer detalhes suficientes para que você possa executar a compra. Se não, considere alterar o provedor de serviços.

Assim que a corretora receber o pagamento, ela comprará a quantia correspondente de bitcoin em seu nome e as depositará em uma carteira gerada automaticamente na troca. Isso pode levar alguns minutos ou até horas devido a gargalos na rede. Se desejar (recomendado), você pode mover os fundos para sua carteira fora da bolsa.

Leia também: Como montar uma carteira de criptomoedas?

COMPRA COM DINHEIRO

Escolha um método de compra

Plataformas como a LocalBitcoins ajudarão você a encontrar pessoas perto de você que estejam dispostas a trocar dinheiro por bitcoin. Além disso, temos exchanges online como por exemplo FoxBit, BitcoinTrade e Braziliex, onde vc compra Bitcoin por transferência bancária ou a partir de outras moedas virtuais.

Os caixas eletrônicos são máquinas que enviam bitcoins para sua carteira em troca de dinheiro. Eles operam de maneira semelhante aos caixas eletrônicos dos bancos – você deposita nas contas, armazena o código QR da carteira em uma tela e a quantia correspondente de bitcoins é transferida para sua conta. No Brasil temos somente um Caixa Eletrônico para compra de Bitcoin. Infelizmente ele está disponível somente para estudantes da FIAP, mas ja já, assim espero, haverão outros disponíveis para todos \o/!

Texto extraído de www.coindesk.com – Tradução livre

Leia também: Como investir em Bitcoin Passo a Passo?