Como armazenar seus Bitcoins?
Extraído de www.guiadobitcoin.com.br.

Antes de possuir qualquer bitcoin, você precisa de um lugar para armazená-los. Esse lugar é chamado de “carteira”. Em vez de realmente segurar seu bitcoin, ele mantém a chave privada que permite que você acesse seu endereço bitcoin (que também é sua chave pública). Se o software da carteira for bem projetado, parecerá que seus bitcoins estão realmente lá, o que torna o uso do bitcoin mais conveniente e intuitivo.

Na verdade, uma carteira geralmente possui várias chaves privadas, e muitos investidores de bitcoin têm várias carteiras.

As carteiras podem estar no seu computador e / ou dispositivo móvel, em um dispositivo de armazenamento físico ou até mesmo em um pedaço de papel. Aqui vamos olhar brevemente os diferentes tipos.

Carteiras eletrônicas

Carteiras eletrônicas podem ser baixadas de software ou hospedadas na nuvem. As baixadas através de software é simplesmente um arquivo formatado que fica no seu computador ou dispositivo, facilitando as transações. As carteiras hospedadas nas nuvens tendem a ter uma interface mais amigável, mas você estará confiando a terceiros com suas chaves privadas.

Carteira de software

Instalar uma carteira diretamente no seu computador oferece a segurança que você controla suas chaves. A maioria tem configuração relativamente fácil e é gratuita. A desvantagem é que eles exigem mais manutenção na forma de backups. Se o seu computador for roubado ou corrompido e suas chaves privadas também não forem armazenadas em outro lugar, você perderá seu bitcoin.

Eles também exigem maiores precauções de segurança. Se o seu computador é hackeado e o ladrão pega sua carteira ou suas chaves privadas, ele também pega seu bitcoin.

A carteira de software original é o protocolo Bitcoin Core, o programa que executa a rede bitcoin. Você pode fazer o download aqui (isso não significa que você precisa se tornar um nó totalmente operacional), mas também precisa fazer o download da razão de todas as transações desde o início do bitcoin time (2009). Como você pode imaginar, isso consome muita memória – no momento da escrita, mais de 145 GB.

A maioria das carteiras em uso atualmente são carteiras “leves”, ou carteiras SPV (Simplified Payment Verification – Verificação de Pagamento Simplificado), que não fazem o download do livro inteiro, mas sim a sincronia com o real. A Electrum é uma carteira de bitcoin de desktop SPV bem conhecida que também oferece “armazenamento a frio” (uma opção totalmente off-line para segurança adicional). O Exodus pode rastrear vários ativos com uma interface de usuário sofisticada. Alguns (como o Jaxx) podem conter uma grande variedade de ativos digitais, e alguns (como o Copay) oferecem a possibilidade de contas compartilhadas.

Carteira on-line

Carteiras on-line (ou nas nuvens) oferecem maior conveniência – você geralmente pode acessar seu bitcoin de qualquer dispositivo, se tiver as senhas corretas. Todos são fáceis de configurar, vêm com aplicativos de desktop e móveis que facilitam o gasto e o recebimento de bitcoins, e a maioria é gratuita.

A desvantagem é a menor segurança. Com suas chaves privadas armazenadas na nuvem, você precisa confiar nas medidas de segurança do host e que elas não desaparecerão com o seu dinheiro, nem encerrarão e negarão o acesso.

Algumas das principais carteiras on-line estão associadas a trocas (como Coinbase e Blockchain). Alguns oferecem recursos de segurança adicionais, como armazenamento offline (Coinbase e Xapo).

Leia também: Como criar e montar uma carteira de criptomoedas da melhor forma?

Carteiras móveis

Carteiras móveis estão disponíveis como aplicativos para o seu smartphone, especialmente útil se você quiser pagar por algo em bitcoin em uma loja, ou se você quiser comprar, vender ou enviar enquanto estiver em movimento. Todas as carteiras on-line e a maioria das desktop mencionadas acima têm versões para celular, enquanto outras – como Abra, Airbitz e Bread – foram criadas tendo em mente o celular.

Carteiras de hardware

Carteiras de hardware são pequenos dispositivos que ocasionalmente se conectam à web para promulgar transações de bitcoin. Eles são extremamente seguros, pois geralmente são off-line e, portanto, não podem ser hackeados. Eles podem ser roubados ou perdidos, no entanto, juntamente com os bitcoins que pertencem às chaves privadas armazenadas. Alguns grandes investidores mantêm suas carteiras de hardware em locais seguros, como cofres de bancos. Trezor, Keepkey e Ledger e Case são exemplos notáveis.

Carteiras de papel

Talvez a mais simples de todas as carteiras, são pedaços de papel nos quais as chaves privada e pública de um endereço de bitcoin são impressas. Ideal para armazenamento a longo prazo de bitcoin (longe do fogo e da água, obviamente), ou para a oferta de bitcoins como presente, essas carteiras são mais seguras, pois não estão conectadas a uma rede. Eles são, no entanto, mais fáceis de perder.

Com serviços como o WalletGenerator e o BitcoinPaperWallet, você pode criar facilmente um novo endereço e imprimir a carteira na sua impressora. Dobre, sele e você está pronto. Envie algum bitcoin para esse endereço e, em seguida, armazene-o com segurança ou distribua-o.

As carteiras de bitcoin são seguras?

Isso depende da versão e do formato que você escolheu e de como você os usa.

A opção mais segura é uma carteira de hardware que você mantém offline, em um local seguro. Dessa forma, não há risco de sua conta ser hackeada, suas chaves serem roubadas e seu bitcoin ser roubado. Mas, se você perder a carteira, seu bitcoin desaparecerá, a menos que você tenha criado um clone e / ou mantido backups confiáveis ​​das chaves.

A opção menos segura é uma carteira on-line, uma vez que as chaves são mantidas por terceiros. Também é o mais fácil de configurar e usar, apresentando uma escolha bastante familiar: conveniência versus segurança.

Muitos investidores sérios de bitcoin usam uma abordagem híbrida: eles mantêm uma quantidade básica e de longo prazo de bitcoin off-line, enquanto têm um “saldo de gastos” para liquidez em uma conta de celular. Sua escolha dependerá da sua estratégia de bitcoin e da sua vontade de ter a parte técnica mais aprofundada.

Leia também:

Quais os tipos de criptomoedas que existem?

Investir em Bitcoin é seguro ou perigoso?

Qualquer que seja a opção, por favor, tenha cuidado. Faça o backup de tudo e informe apenas o mais próximo e mais querido onde seus backups estão armazenados.

Para saber como comprar Bitcoin, leia nossa página, onde explicamos como fazer e algumas corretoras onde pode-se comprar.

Texto extraído de www.coindesk.com – Tradução livre